Espaço “Mulheres sem Tabus”, edição de 28 de Outubro de 2021

11.11.2021

Ausência do IVA  nos produtos da cesta básica em debate no “Espaço Muleres Sem Tabus”, edição de quinta-feira, 28 de Outubro de 2021.

Por: Luísa Gomes

Carla Prudente, jornalista e Investigadora Cultura

Carla Prudente, jornalista e Investigadora Cultura disse que :”Na verdade o Iva,foi introduzido,num passado não muito longínquo e eu tenho estado a me abester desta abordagem porque eu tenho uma visão muito própria, eu entendo que qualquer revisão de pressupostos económicos de imposto e neste caso o IVA deve merecer,deve ser antecedido de um diagnostico e de um estudo previo sobre a realidade das pessoas,sobre a realidade económica aos mais diferentes níveis,as mais diferentes sencibilidades e as camadas da sociedade.Embora de forma não muito acutilante eu me oupus a introdução do iva porque eu entendi que não tinha obedecido a um estudo sócio económico que o tornasse viavel´´,disse Carla Prudente.
A historiadora disse mais:

“O IVA surgiu pouco antes da propagação do coronavíros se tornar público de se tornar este problema global,para a economia em sí,mas a rentroduçaõ do IVA ocorreu numa fase em que nós já conheciamos tantos outros desafios, Angola tem problemas como a crise económica mundial ditada pela baixa do preço do petróleo,Angola não chove regularmente a mais de dois anos, pelo que está a somar dificuldades no ramo económico e a inroduçaõ do IVA. E depois ficamos a conhecer algumas restrições no mercado económico angolano e a nova governação e digo nova, porque,tivemos no consolado o presidente José Eduardo dos Santos e depois entramos no consolado o presidente João Loureço que com uma dinamica ecomnomica marcada por reformas,a varios niveis ,o cistema de combate a corrupção,a restituição dos capitais e tudo isso mexe com a balança economica nacional e não houve um estudo prévio que nos garantice segurança de como a sua implementação seria eficaz e uma outra questão é que algumas destas medidas são de caracter internacional e nós as adotamos do mercado internacional para a nossa realidade e no mercado internacional em que muitas destas medidads são aplicadas há uma serié de ofertas e serviços ´´, acrescentou a Investigadora.

Carla Prudente, jornalista e Investigadora Cultura

“A introdução do IVA deve ser de conhecimento estensivo e compreensivo de quem vai lhe dar com o iva,porque o IVA na verdade é a cobrança de imposto e olhando para a nossa historia a cobrança de imposto também esteve na revendicação é um dos pressupostos que ditou a revolta popular dos angolanos,na nossa realida penso que se tentou fazer uma discriminação positiva,embora descriminação é descriminação,mas aqui eu penso que aqui houve a tentavita de fazer que aqueles que têm mais paguem mais, para que haja de alguma forma equilibrio,de um modo que aqueles que t´´em maior poder economico e financeiro possam suportar aqueles que têm pouco poder ou nenhum poder ,penso que a prespectiva foi essa. A evidencias de que o Iva pode ser agrecivo para o bolço das familias,o bolço do cidadão e do trabalhador, eu penso que a medida do Sr.Presidente João Lourenço deve ser saudada,porque eu creio que é uma medida indicadora de humildade e a ideia que muitas veses fica é que figuras deste nivel,um Presidente da República,pode não recuar na sua medida,mas o Presidente João Lourenço tem nos Prova o contrario,que se propoem em revisalas e se propõe a retituir o beneficio da verdade,mas eu quero valorizar o elemento humano na figura do Sr. presidente, e como temos o nosso estado estruturdo,que haja essa humildade essa coragem de recuar em medidas que se revelem prejudicias para o cidadão e com pouca sustentabilidade´´,aconselhou a jornalista.

Carla Prudente terminou dizendo: A academia é uma área ci´´entifica que além de formar, também está vocacionada a fazer estudos ci´´entificos da viabilidade que o governo quer efectivar,as universidades podem ser melhor aprovitadas para evitar esses erros de concepção ou de interpretação antes que as medidas se efectivem´´,finalizou a jornalista e pesquisadora.

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This