NFV FORA D` HORAS 11-11-2021

12.11.2021

 

NFV, NOTICIÁRIO DE QUINTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2021

1-Archer Mangueira, rendeu homenagem aos profissionais da saúde no dia da deipnada nacional2-UNITA e MPLA no Namibe, preparam-se para os respectivos Congressos em Luanda.

3-Angola deve valorizar o património cultural, diz Carla Prudente, jornalista e Investigadora da cultura.

4- Situção económica do País influência o aumento de dívidas no seio das famílias.

Noticiário NFV, em On-line, edição de quinta-feira, 11 de Novembro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, Fonseca Tchingui, editou apresentação de Madalena Cavaya, apoio da Open Society.

Archer Mangueira, Governador do Namibe, homenageou nesta quinta-feira, 11 de Novembro, por ocasião do dia da Independencia os profissionais da saude. O acto provincial em alusão a data teve lugar na routunda junto ao Hospital Materno Infantil.

Archer Mangueira, Governador do Namibe

“No âmbito das comemorações do XLVI aniversário da Independência Nacional, a província do Namibe, orgulha-se de contar a partir de hoje, com mais um monumento evocativo do Doutor António Augustinho Neto, com a conclusão das obras de recuperação deste espaço público, restaurado para acolher o Busto do Herói Nacional, dá-nos a oportunidade de associar a superação e a soberania Nacional de homenagem ao primeiro presidente de Angola.

O goverante, realçou ainda a justa homenagem aos profissionais da saúde que estiveram e permanecem na linha da frente na luta contra a pandemia do Covide-19 na provincia do Namibe

“No acto provincial desta manhã, tivemos a oportunidade de prestar uma justa homenagem aos profissionais da saúde que estiveram e permanecem na linha da frente da luta contra a pandemia da covid-19, um momento de que o Doutor António Augostinho Neto, certamente se orgulharia por todas as razões, mas também, por ter sido Médico. De facto, Angola ter no seu primeiro presidente uma personalidade forjada na luta pela independência que foi ao mesmo tempo, o libertador da guerra de libertação, intelectual, médico, comunista, estadista, homem da cultura, um poeta universal de uma referência de Panafrikanismus e do internacionalismo.

Acto de homenagem aos profissionais da saúde no Namibe

“A sua tenacidade desde os tempos da participação activa, nos movimentos estudantis, levou-o a ser prezo diversas vezes pela PID, dando origem a campanhas internacionais de solidariedade para a sua libertação que contribuíram para o despertar das consciências sobre as atrocidades praticadas pelo regime colonial. Como tantas vezes já foi dito, o doutor António Augustinho Neto, era médico de profissão, poeta por vocação e um líder por natureza e as suas qualidades de líder foram determinante para a declaração da Independência Nacional num período histórico muito marcado pela existência dos blocos ideologicamente antagónico”, declarou.

Por sua vez Miguel Pedro Ferreira Corintios,director do gabinete provincial da saúde no Namibe considera ser uma homenagem merecida.

” É uma motivação grande, como se tivessemos tomado uma nova vacina contra a COVID-19, acabamos de sair daí com ânimo e uma disposição maior ao sermos reconhecidos públicamente de que valeu a pena o esforço. queremos mais uma vez agradecer esta visão e  a participação de todosos sectores em prol desta homenagem aos profissionais da saude”, reagiu.

.Catarina Augusto, Directora Municipal da Cultura, Turismo e Ambiente no Namibe, presente ao acto falou dos ganhos da Dipanda.

“Turismo “ganhamos a requalificação da rotunda, ganhamos um Busto de sua Excelência Primeiro Presidente da República, temos um novo visual ao entrar pela nossa cidade, então, o Município saiu a ganhar”, descreveu.

Enquanto isso, o Bispo da diocese de Caxito, Dom Mauricio Camuto, por ocasião ao quadragésimo sexto 46º aniversário da Independencia Nacional disse que a data deve servir como uma reflexão para os angolanos. Os cristãos no mundo devem ser o reflexo do amor de Jesus.

“Porém o amor de Jesus é eterno e abrangente, como um relapango que brilha no céu até o outro, os cristãos devem ser no mundo  os reflexos deste amor de Jesus”, disse.

A UNITA e o MPLA no Namibe,preparam-se para os respectivos Congressos a ter lugar em Luanda. Vitorino Silepo, Secretario provincial da UNITA, a margem da conferencia Municipal que teve lugar na passada segunda-feira,8, anunciou para  sábado, 13 de Novembro a conferencia Provincial que vai escolher delegados ao XIII congresso do Partido do galo Negro sob o lema Unidade, Coesão e Cidadania.

Membros do comité Municipal da UNITA no Namibe

“Essas conferências visam exatamente  eleger delegados da conferência provincial a ter lugar no dia 13 de Novembro, teremos o nosso congresso nos dias 2, 3 e 4 de Dezembro, enquanto membros do partido vamos preparar para esta grande festa “, disse.

Quanto aos constrangimentos resultantes do arcordão do Tribunal Constitucional, o politioco do galo negro disse que ao longo da historia a UNITA sempre soube contornar os obstaculos.

“Caminhamos, os nossos inimigos não queriam que estivéssemos  hoje aqui, estamos aqui porque sabemos que ao longo da história caminhar com a cabeça erguida  com pés assentes “, referiu.

Quanto ao MPLA, este já realizou as Conferências Municipais que culminaram nos últimos dias com a XII conferência Provincial que também elegeu os delegados ao VIII Congresso  ordinário dos camaradas a ter lugar em Dezembro em Luanda.

Membros do MPLA no Namibe durante a XII conferência ordinária

Archer Mangueira, Secretário eleito para os próximos 5 anos à frente do MPLA no Namibe exortou os dirigentes ora eleitos a fazer mais e melhor pelas vidas das pessoas.

“A todos os eleitos nesta conferência  provincial aquém eu felicito, vivamente esperamos que sejam os verdadeiros praticantes do nosso lema de fazer mais e melhor”, apelou.
Archer Mangueira, deixou  o seguinte recado aos jovens que agora entram para a direcção do partido dos camaradas.
“Os novos dirigentes que assumem  funções pela primeira vez, todos estamos agora  na linha da frente do combate político, cujo propósito mais nobre é o de melhorar a vida das pessoas .
” Nenhum namibense pode ser deixado para trás, ninguém é dispensável, todos são indispensáveis, sejamos capazes de largar o apoio do partido  em torno da candidatura do Camarada João Lourenço, de modo a conquistar mais vitória expressiva do MPLA  em 2022″, concluiu o político.

Angola continua a viver um défice em termos de criar e valorizar o que tem. Carla Prudente, jornalista e investigadora cultural defende ainda é possivel corrigir o que esta mal em tudo isso.

Carla Prudente, jornalista

“Nós passamos a vida a depender de outros Países e dos povos, porque não criamos mas não é verdade que nós não criamos, os nossos criadores estão subaternizados, os nossos pensadores estão subaternizados, para quando o desenvolvimento? vamos nos desenvolver com replicas do outros paisses”, questionou.

O sistema económico e financeiro angolano penalisa grandemente as familias e muitas delas por razões de sobrevivencia são obrigadas a contrair dívidas que por vezes chegam além das suas capacidades financeiras. Sapalo Manecas, estudante de finanças no espaço “mulheres sem tabús” do NFV ajuda-nos a entender como é que as familias tem sido influênciadas na contração de dívidas.

“Quando determinada pessoa esta inclinada em dívida execissiva, a pior consequência a evolução da pessoa fica mutilada, porque ele terá que viver a pagando dívidas, que ele contraiu”, disse.

NFV ponto final no dia da dipanda. Falemos a verdade, a verdade doi mas liberta,estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This