NFV FORA D` HORAS 17-11-2021

18.11.2021

NOTICIÁRIO “NFV” DE QUARTA-FEIRA, 17, DE NOVEMBRO DE 2021.

1- Comunidades da Comuna de Galangue, província da Huíla exigem respeito pelo seu reino e cultura.

2- Pobreza nas famílias potencia o abandono nas escolas públicas do ensino médio.

3- Praça da Camulola na cidade capital do Namibe destaca-se em actos de delinquencia com derramamento de sangue.

4-Vitorino Silepo, secretário da UNITA no Namibe, apela a comunidade namibense a não baixarem a guarda na luta contra o covid-19.

Somos a rádio NFV, edição de quarta-feira, 17 de Novembro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição de Luísa Gomes, apresentação de Fonseca Tchingui, apoio da Open Society.

Foto arquivo ( Galangue na Huíla)

A população da comuna do Ngalangue, província da Huíla, diz que não há povos sem historia, e a historia daquele povo lutador está intricicamente ligada ao seu rei Tchongolola. O Rei Tchihwaco aquém os governantes da Provincia da Huila querem obrigar que os povos ovimbundos desta região venerem pertence as comunidades Nganguelas.
João Mwele, defende que a diversidade cultural só faz bem aos angolanos e ao mesmo tempo engrandece o patrimonio cultural angolano. “Ninguem deve ser alienado culturalmente por ninguem´´.

” O governo tem que pensar na valorizacão de um dos pontos históricos que pertencem o reino do Galangue, que ja não se faz mas sentir, esta desaparecer, a populacão esta preocupada com o que esta se passar porque dizem que o Reino do Galengue vai pertencer ao Reino do Tchiwaco não, não é verdade, tentam a todo custo inventar a historia que nunca existiu no Galangue, a tendencia é de mudar a historia”, Esclareceu.

A Pobreza nas famílias propicia o abandono nas escolas públicas do ensino médio.Nilquênia Pedro, uma das convidadas do espaço as “mãos que falam” disse que a falta de disponibilidade financeira dos pais e encarregados de educação é um dos principais problemas.

“Muitas crianças a abandonam os estudos porque têm feito trabalhos que não lhes permite ir a escola. Não posso afirmar categoricamente que os pais têm influênciado a isso, mas, eu acho que se os pais não tiverem condições financeira e o aluno não tiver motivação própria para ir a escola, então é um dos factores que faz com que o mesmo desista”, disse.
Isabel Virgílio, professoras do magistrio primário, em declarações prestadas nesta Terça-Feira,16 de Novembro de 2021 no espaço mãos que falam.

“Uma das causas também é a má influência e falta de vagas. Por falta de vagas não significa que a gente tem que ficar parada, temos que continuar”, salientou.

Os analistas Políticos no espaço Namibe em 7 dias, apontaram a Praça da Camulola e Cinco de Abril na Província do Namibe,como sendo os lugares mais propensos a prática da criminalidade, da Provícia.

Analistas Políticos do espaço Namibe em 7 dias

“Éuma situação que afeta-nos a todos até porque a cidade de Moçâmedes nem sempre foi uma com esse índice de criminalidade ainda mais quando se trata de morte, cá no Namibe atualmente está a se fazer um patrulhamento noturno isso me dá entender que a policia está com uma atitude reativa e isso é grave, a policia tem que ser proactiva tem que agir antes dos acontecimentos sucederem, os criminosos cometem os seus crimes porque sabem que a policia só anda até as 18h e isso é um sinal de insegurança até porque em nossa cidade os nossos bairros não são todos iluminados e há sítios mesmo que de noite é uma situação grave”, reagiu.

“As ondas de criminalidade a nível da nossa cidade tem crescido cada vez mais, lamentamos porque em pouco tempo já há muitas perdas de vidas e a comunidade local está mesmo a culpar os próprios órgãos de segurança praticamente da policia nacional, acusa-se que existe pouco patrulhamento a nível das comunidades sobre tudo nas zonas mais criticas, estamos a falar da Camulola, nos Eucaliptos, estamos a falar também dos bairros 5 de Abril e Platô, segundo algumas especulações muitos desses marginais são indivíduos identificados, são adolescentes identificados, mas até aqui não ouvimos nada a respeito, são zonas onde todo mundo circula e nós estamos a ver que dia após dias esses acontecimentos vão aumentando”, disse.

Vitorino Silepo, secretário da UNITA no Namibe, apelou os municípes daquela Província, a não baixarem a guarda face ao covide-19. O político fez estas decalarações durante a abertura da Conferência provincial Preparatória, que elegeu delagados ao XIII do partido do Galo Negro.

NFV,ponto final, Muito obrigado a todos a verdade doí mas liberta, Estamos juntos!

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This