NFV FORA D` HORAS 6-11-2021

07.11.2021

NFV, NOTICIÁRIO DE SÁBADO, 6 DE NOVEMBRO DE 2021.

1-Polícia Nacional no Namibe deteve os principais cabecilias da onda de assalto a mão armada aos kupatatas no Namibe.

2- MPLA no Namibe preocupado com os efeitos negativos da seca na região sul de Angola.

3-Paralização do CFM,viola gravemente a cerculação de pessoas em tempo de Paz, Administrador da Associação Construindo Comunidades.

Rádio on-line NFV edição de Sábado 6 de Novembro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, Fonseca Tchingui, edita e apresentas noticias, com apoio Open Society.

A Polícia Nacional no Namibe através do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais deteve dois principais cabecilias da onda de assalto a mão armada aos kupatatas no Namibe, Segundo Ernesto Calianguila, Porta-Voz do Comando Provincial do Namibe da polícia Nacional.

Motorizadas recuperadas pela policia no Namibe

“Nos últimos dias temos estado no encalço desta qudrilha, que se dedica ao furto e roubo a mão armada de motorizadas a nível da provincia do Namibe e sobre tudo no Município de Moçâmedes, foi assim que mesmo os especialistas do Departamento de Investigação dos Ilícitos Penais, “DIP” detiveram um grupo presumi-se um dos quais ser o líder da quadrilha, extamente no momento que em posse de uma arma de Fogo faziam mais uma vítima das suas acções, recebemos a denúncia fomos ao encalço e foi possível a detenção destes indíviduos e a recuperação da arma que utilizavam nestas acções e também foi recuperada três motorizadas que se encontravam na posse destes individuos”, esclareceu.

Ernesto Calianguila, deixa o seguinte apelo.
“É preciso confiar nas instituições, a polícia esta para isso, a notícia com oportunidade ajuda as forças de segurança agir com igualmente com oportunidade que o mais rápido possível sejam os crimes esclarecidos”, exortou.

Já os supostos marginais falando para imprensa.

“Aurelio Benjami, aconteceu mesmo de forma que estão a me ver com a bata, usava a bata tipo aluno e dizia que deixa-me no sítio “XI TAL” onde eu vou já encontrava lá o outro preparado com a arma, essa bata também sei onde saiu, o outro ele é que sabe. Vivo aqui mas sou da província do Huambo, a idea surgiu quando outro ter aparecido com arma, já fizemos quatro assaltos de motorizadas a quarta motorizada vendemos à trezentos mil kwanzas, a faca é para colocar e intimidar “, confessou o suposto meliante.

“António Damião, agente fazia assalto a mão armada, essa arma possui nas mãos do senhor desconhecido do Lubango, eu não o conheço, sai do Namibe para o Huambo, então assim que cheguei no Mutundo, encontrei-me com ele pela primeira vez, fui para o Huambo, quando voltei ele como tinha deixado o seu contacto telefónico liguei para ele e disse-me quez arma eu disse sim quero, amanhã vou te ligar, eu como não tinha nada por fazer no Lubango, ultrapassei vi ao Namibe, é assim que ligou para mim e fui ter com ele no Lubango, quando cheguei lá, disse-me que vai no sítio “X, TAL” eu não conheço bem o Lubango, falou no motoqueiro que tinha me levado que me levasse até parada” X, TAL” chegamos lá não estava a última ligação disse que estava junto a casa pato. Arma é da polícia mas é que ele vendeu-me, não se identificou se é civil ou não , comprei arma para fazer assaltos, eu trabalho aqui sou mototaxista, isto não é bom estou muito arrependido, quatro pessas que assaltamos”, disse.

As vítimas de assalto a mão armada, explicam pelo drama que passaram nos últimos dias.
“Chamo-me Vitorino Avelino Chicuahanga, isto aconteceu quando estive a trabalhar na quinta-feira, 4 de Novembro de 2021, estava nas Bombas de combustível a abastecer a minha motorizada, era 20horas apareceu uma menina disse-me que leva-me ao Banco Sol, então lhe levei até ao Banco Sol, quando estava passar pela rua do Hospital Ngola Kimbanda, onde encontrei o indíviduo, disse-me que lhe levasse até ao Colegio Pitágoras e depois disse-me que leva junto ao Chaminé, por que o meu filho esta no Hospital, eu disse a ele que não vou entrar no bairro, assim que chegamos ao lado da estrada, parei a motorizada e pagou-me só vi colocou-me com a faca ao pescoço, eu disse qual é maka ele disse-me que vas morrer, larguei a moto, assim que pego na faca começamos a lutar o outro também veio com arma, me colocou com arma e disse que larga a faca, eu disse que não, começou a bater, bater, bater, no braço, metera-me area na boca e nas vistas, só vi a moto esta ir eu disse oh! meu Deus está motorizada é alheia, vi a minha frente um grupo de meninas perguntaram é o quê eu disse que roubaram a minha motorizadas”, explicou.

Vítma de assalto a mão armada

“Malamba Miranda, no dia 19 de Outubro de 2021, na routunda entre o bairro Cassanje e a Texeira Duarte, encontrei um dos indíviduos que estava aí, bem uniformizado de uma bata branca de professor, uma camisa, gravata e calça, com o passe e tudo chamou-me e pediu que lhe levasse até as imediações do bairro Saydi Mingas II, próximo ao Pavilhão Welwitschia, posto no local colocou-me uma faca no pescoço, caimos no chão, depois apreceu um homem com a arma e disse que não se mexe, daí acabei por me render elavaram a motorizada, quando sai de lá fui fazer particiapação a polícia, a policia por sua vez fez o registo. Depois do meu assalto três dias depois assaltaram mais um jovem no mesmo sitio, mas usaram outro disfarce que a bata do Puniv, para além de mim três outras pessoas também sofreram assaltos. Ontem recebi a informação que os indivíduos que tinham me assaltos foram detidos pela policia e motorizada foi recuperada”, reagiu.

Francisco António, Proprietário de uma das motorizadas que tinha sido roubada e recuperadas pela polícia nacional, agradeceu a pronta intervenção da polícia nacional no Namibe.

“Estou com uma sensação de muita satifação, recebi a notícia da pessoa do Comandante Eduardo, não deixei de que maneira manifestar a minha satisfação”agradeceu.

Militantes do MPLA no Namibe

O partido do camaradas no Namibe diz estar preocupado com os efeitos negativos da seca na região sul de Angola. A preocupação foi manifestada neste sábdo 6 de Novembro por Archer Mangueira, a margem da apresentação dos novos membros do Comité provincial do MPLA eleitos na XII conferência ordinária de renovação de mandatos.

“Estamos bem consciente de que muitas dificuldades que muitos cidadãos angolanos não vivem em particular na província do Namibe, as consequências da seca continuam afetar muitos dos nossos concidadãos”, disse o Político.

Vitor Ntyamba, é o novo segundo Secretário provincial do MPLA, Azevedo Calassola, secretário para Informação, Natália de Carvalho, secretária para os assuntos políticos eleitorais, Maria Moniz, secretária para finanças, Josefa André, Secretária para auditoria e disciplina, do partido dos camaradas no Namibe.

A Paralização do CFM,viola gravimente a cerculação de pessoas em tempo de Paz, diz Domingo Fingo  Administrador Associação Construindo Comunidades “ACC”. O facto foi revelado nesta sexta-feira, 5 de Novembro no Mwangolê Fala Verdade, que abordou ” os prpblemas que afectam as popualções na região sul de Angola.

Domingo Fingo, Administrador Associação Construindo Comunidades “ACC”

“Eu fico um pouco traumatizado, porque, as vias que permitem a circulação de pessoas estão um autentico caos, são estrada intermunicipais, por exemplo estamos aqui no Namibe, deveria haver uma estrada que liga o Município do Virei ao Município do Gambos, onde é que está estrada, as linhas ferreas da Jamba e Tchamutete, reitero que a Jamba, o Cuvelai, no Cunene são as áreas alternativas neste momento para garantir alimentação para região sul de Angola, a paralização das vias de acesso compromete actividade comercial”, disse.

NFV, ponto final muito obrigados a todos a verdade doi mas liberta estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This