OS JOVENS DEVEM ACREDITAR NO QUE FAZEM

07.11.2021

O Empresario Francisco Abílio Lumbamba também foi combatente da pátria, queimou todas etapas, é hoje empresário respeitado no sul de Angola sem mácula.

Por: Armando Chicoca

O histórico de Lumbamba no mundo empresarial pode ser seguido por muitos jovens batalhadores, bastando buscar a chave da humildade, respeito e hobestidade.

Francisco Abílio Lumbamba, Empresário

Pontual na sua unidade militar do Saco-Mar, a caminhada de Abílio Lumbamba servir de força anímica de todos os jovens angolanos, sobretudo aqueles que não se deixam levar pela frustração social, aqueles que fazem das dificuldades o desafio da vida, daqueles jovens que marcam o passo seguro e a dimensão da distância e por aqueles que não desperdiçam as oportunidade.

Muitos falam de Francisco Abílio Lumbamba, o homem da Universidade do Sul, da Clinica e da Radio privada em Ondjiva, sem conhecer o seu percurso enquanto jovem.

Antes do serviço militar obrigatorio, nas decadas 70 e 80, Francisco Abílio Lumbamba em companhia de seus amigos veio ao Namibe procurar emprego, ainda muito jovem.

Fez muita amizade na Nação Praia, onde foi vizinho de Baptista Ângelo (filho de Capelongo) e muito cedo viu que o peixe e o sal eram elementos essenciais para levar na sua terra, em Quipungo.

Dos dinheiros que ganhava fazia poupanças em gado na terra e terminada a tropa com o gado transformado novamente em dinheiro marcou passos em outros negócios m, sem favores de ninguém.

Lumbamba é dos poucos empresários angolanos que tem todos os filhos e sobrinhos formados e prontos para assegurar os empreedimentos do pai e tio.

Já me perguntei o segredo do sucesso deste grande homem e a resposta foi pronta, até amigos da infância falam deste grande homem:” honestidade, humildade e saber lidar-se com as pessoas”.

Em Janeiro de 2021 fiz digressão zona verde de Cuvelai, Canganda, onde encontrei emgrandes extensões de terras com regas de pivôs de 500 metros no espaço de Francosco Lumbamba, com uma produção mensal de 200 toneladas.

Fiquei estupefacto com as condições criadas para os trabalhadores sob liderança do jovem Tony Lumbamba, homem conhecedor da agricultura. Tiram a agua ha 12 quilômetros do Rio Cubene para os campos e o sitema de rega é feito dia e noite. Fantastico!

O mais engraçado também visitei os campos do General Vietname “Mutue wongando”, lá encontrei tambem um engenheiro comprometido com o povo, passei na fazenda do kota Armandão, Tony, Zebrigadeiro e outros dois que já não me recordo.

Todos empresário falam o mesmo discurso, ninguém fala mal do outro, todos por um e um por todos.

Os jovens angolanos não devem deixar-se cair ma frustração, é preciso olhar para frente e acreditar que é preciso e possivel empreender e amanhã criar emprego para os nossos irmãos.

Jovens! Conversem com esses jovens para que busquem inspiração nestes kotas que souberam vencer os obstáculos com dignidade e sem pisar em ninguém.

Temos que acreditar em nós mesmo, pouco á pouco poderemos fazer Angola crescer. Armando Chicoca “Silivondela”

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This