UNITA no Namibe em Conferência provincial elegeu neste sábado,13, Delegados ao XIII Congresso

13.11.2021
UNITA no Namibe em Conferência provincial elegeu neste sábado,13, Delegados ao XIII Congresso
Por: Fonseca Tchingui

Membros do Comité provincial da UNITA no Namibe

O ato de abertura aconteceu as 10 horas, na sala de conferencias dos maninhos, onde mais de cem conferencistas vindos dos cinco Municípios da província do Namibe, sob o olhar de dois membros da sociedade civil convidados a fiscalizar o acto e proferir a declaração da observação eleitoral, manifestarão estar em Luanda em Dezembro para satisfazer os caprichos do Tribunal Constitucional que assim decidiu politicamente anular o anterior Congresso.

Vitorino Silepo, Secretário provincial da UNITA no Namibe, no discurso de abertura disse: ” O MPLA constitui um azar para os angolanos e por sinal fez atrasar o desenvolvimento de Angola, assim como as instituições do estado angolano e das organizações da sociedade civil do nosso país” disse.
Silepo fez lembrar ainda que foi há dois anos que cá estivemos nesta sala, para definirmos objetivamente os caminhos que nos levariam para o alcance da alternância do poder em 2022 em Angola. Hoje, certamente que os objetivos e as estratégias traçadas naquela altura foram respondidas com a explosão popular que diz a UNITA é a alternância para Angola e património de todos angolanos, o que causou o medo no partido no poder que a todo o custo o partido quer mutilar a vontade do povo”, esclareceu.
“esta viragem aos olhos de todos, aos ouvidos de todos e em tudo o que é canto, viva UNITA, viva UNITA, viva UNITA (…) MPLA fora, MPLA fora, MPLA fora, é obra dos patriotas consequentes, é obra realizada ao longo da nossa trajetória, com um preço elevado que ficará registado nos anais da nossa história.
O politico da UNITA foi mais longe ao buscar o posicionamento do colono na era da administração portuguesa e arranca aplausos exclamativos.
“O colono português jurou nunca deixar Angola, mas deixou. O MPLA jurou nunca sair do poder mas vai sair, sim ou não? vais sair (aplausos). Ninguém nos indica o caminho da liberdade porque nós conhecemos, ninguém nos indica os sítios ou lugares onde deixamos (repousam eternamente) os nossos melhores camaradas, ninguém nos ensina como se faz a historia de Angola, absolutamente ninguém. Nós conhecemos o caminho da liberdade e da dignidade, nós temos consciência do nosso percurso, e trazemos na memória coletiva as referencias positivas e negativas ao longo dos 55 anos da nossa existência, enquanto organização que se constitui num sofrimento de luta dos povos oprimidos e sofredores de Angola”, disse.
Provamos nós que não somos um povo fraco mas sim um povo que luta em busca de um lugar em baixo do sol nesta terra onde ermana o índice elevado de pobreza pela incompetência e má fé do partido no poder.
Silepo pergunta que benefícios o governo angolano trouxe para os angolanos desde 1975?
” A resposta é muito simples, o beneficio é a miséria, a pobreza, estes sãos os ganhos dos 46 anos”, concluiu o político.
Sampaio Mucanda, deputado independente pelo circulo eleitoral do Namibe, nas vestes de “convidado” observador nesta conferência, valorizou a iniciativa da UNITA aquém qualificou de promotora da democracia em Angola.

Conferencistas e observadores durante a eleição dos delegados ao XIII congresso

“Nos depositaram a confiança, estamos aqui para podermos acompanhar o processo de votação, dos delegados que poderão representar a província ao XIII congresso da UNITA. A UNITA sendo a promotora da democracia em Angola, A UNITA na pessoa do líder fundador da UNITA, que é considerado como pai da democracia em Angola, não poderia ter um outro comportamento a não ser em que todos seus processos sejam transparentes, em que a sociedade civil esteja presente para fiscalizar, portanto a UNITA tem esse dever de mostrar os princípios e deveres da democracia”, afirmou.

Oseias Caxinde, líder do “FORDU” fórum para desenvolvimento Universitário no Namibe, outro “membro da sociedade civil” convidado a fazer observação eleitoral desta conferencia pela terceira como observador eleitoral disse:
“Na verdade temos estado a acompanhar o processo todo de eleição dos delegados da UNITA deforma independente, constatamos que dentro do próprio partido tem se demostrado a democracia, os delegados têm sido eleitos deforma democrática e transparente”, disse.
Fonseca Tchingui, Armando Chicoca e Paulo Fernando, a equipa do Namibe Fala Verdade, depois da conferencia do MPLA no passado dia 5 de Novembro, hoje, 13 de Novembro novamente fazendo cobertura integral da conferencia provincial, desta feita da UNITA no Namibe na mesma dimensão do passado dia 5. Estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This