SECTOR TURÍSTICO DO NAMIBE CLAMA POR INVESTIDORES

15.01.2022

SECOR TURÍSTICO DO NAMIBE   CLAMA POR INVESTIDORES

 Se existe um plano estratégico de implementação do turismo no Namibe já gizado, os efeitos tardam a chegar, enquanto os cofres do estado perdem avultadas somas de divisas que daí poderia advir.

Por: Esmael Pena

O mosaico turístico do Namibe está recheado de vários encantos que bem explorados trariam à província mais navios cruzeiros com turistas de vários quadrantes do mundo, para rentabilizar a rede hoteleira e os serviços de restauração, que apesar da falta gritante de clientela vão sobrevivendo como podem, mesmo com as mesas às moscas e porque também os preços são arrepiantes.

Marginal do Namibe

A par da conhecida região faunística do Yona, estão o atrativo Arco e o seu Oásis, no município do Tombwa, as famosas pinturas rupestre do “Tchitunduhulo” no município do Virei, proposta à UNESCO para constar na lista do património mundial à semelhança do Mbanza Congo, assim como o centro turístico da Montipa  que jã foi um cartão de visita ao município da Bibala, agora  submetido à concurso público, aguardando por potenciais investidores. A este mosaico turístico somam-se ainda as pinturas rupestres do Tchipopilo onde encontramos a pedra que emite som semelhante a de um sino, aguas termais do Ndolondolo na comuna do Mamue, o lago do Mulove com diversidade de fauna e flora, a fantástica Serra das Neves e outros encantos por descobrir, todos localizados no municipio do Camucuio, aguardando por   quem os salve do marasmo em que se encontram adormecidos.

A cidade capital da província, Moçâmedes, contada no rol das mais belas da orla marítima angolana, poderá ver recuperada a imagem perdida, que nos tempos idos lhe conferiu o título de cidade mais limpa de Angola, se o tão almejado e ambicioso projeto de requalificação da avenida marginal, um dos postais que fazem do Namibe o destino turístico com a  Weliwítschias Mirabilis planta anómala que só existe no inóspito deserto do Kalahary,não for mais um dos tantos que já caíram  em saco roto.

Marginal do Namibe

O estado de obsolência que apresentam os edifícios de construção remota, alguns dos quais classificados como patrimónios histórico-cultural, remete as estruturas de direito à uma profunda reflexão sobre o quão é fundamental reabilitá-los, se quisermos de facto ver outra imagem da capital da terra da felicidade como é apelidada pelos seus admiradores. Os poucos que foram pintados parcialmente em vésperas da visita do Presidente da República, em Novembro do ano de 2021, deram uma outra imagem à algumas artérias. Porque não se não foram pintados todos, é o questionamos munícipes havidos de verem  uma imagem mais dignificante  da  sua cidade, dispõe das melhores praias da orla marítima do continente africano. Com um clima de verão privilegiado, a sua água mantém normalmente a temperatura ideal para banhos de mar e são servidas por um sol, embora quente nunca seja escaldante, clima sempre amenizado por suave e agradável brisa marinha. Oferecem igualmente aos banhistas condições propícias para a prática da pesca desportiva modalidade que, no entanto nos últimos anos ganhou um novo alento depois de um assopro forte dos aficionados desta modalidade das elites. Porém, o mesmo não se pode dizer em relação ao desporto náutico que jamais se ouviu falar.

 

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

NFV FORA D` HORAS 16-10-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 16 de Outubro de 2024. com os seguintes tópicos: 1 - Quatro pescadores artesanais estão desaparecidos há onze dias nos mares do Tômbwa (Namibe); 2 - No Namibe campanha agrícola 2024-2025 abre amanhã na comuna da Lucira; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This