GOVERNO DO NAMIBE RENDEU HOMENAGEM AOS HERÓIS DE 4 DE FEVEREIRO DE 1961, NUMA  ALTURA EM QUE OS AUTÓCTONES ENFRENTAM UMA CRISE ALIMENTAR DEVIDO A SECA

05.02.2022

Governo do Namibe rendeu homenagem aos heróis de 4 de Fevereiro de 1961, numa altura em que as comunidades autóctones enfrentam a crise alimentar devido a seca.

Por: Paulo Fernando

Membros do governo e líderes religiosos

No Namibe, membros do governo provincial, partidos políticos, empresários e entidades eclesiásticas, renderam hoje, 4 de Fevereiro de 2022, homenagem aos heróis da linha da frente que muito deram para o alcance da independência Nacional. O ato, foi marcado pela deposição de uma  coroa de flores no tumulo do soldado desconhecido localizado no bairro Cassanje, na cidade capital do Namibe.

Ema Guimaraes, governadora em exercício do Namibe, afirmou que o 4 de Fevereiro de 1961 deu início a construção da cultura angolana e de um Estado independente.

“O 4 de Fevereiro foi o início da construção no estado independente, foi o início da construção de assumimos a nossa própria cultura e o nosso proprio destino. Claro que está data obriga-nos a uma reflexão daquilo que foram o primeiros objectivos que motivaram o início desta luta e de como nós gerações que sucederam a este heróis estamos, a cuidar estamos a valorizar, a divulgar e a fazer desta data um marco importante, não só da história mas a cima de tudo um ponto em que podemos pegar os princípios primordiário e apartir dele transforma-los também no principal moctor de desenvolvimento do país”, destacou a governante.

Para o bispo da igreja Josafat, Oséias Samazonas, a igreja sempre desempenhou um papel importante durante o processo da luta armada de libertação Nacional.

“A igreja nunca esteve de parte, a igreja sempre ajudou naquilo que foi possivél das suas condições sociais, realizando encontros para promover a educação, para promover a ética, para promover valores sociais”, disse.

Manuel Esteve, empresário, disse ser importante reconhecer o esforço feito pelos heróis tombados em prol da independência do país.

“O nosso  objectivo principal  era alcansar a independência total  e completa do país, dum país chamado Angola, portanto nós temos que ser reconhecidos a todos aqueles que lutaram por isso, nós lutamos e outros antes de nós por uma independência, isso foi um ganho, e foi um objectivo alcansado, agora temos que ter os objectivos sociais.

Governo do Namibe rende homenagem aos heróis de 4 de Fevereiro de 1961, Reportagem de Paulo Fernando, a partir do tumulo do soldado desconhecido. Estamos juntos, Apoio da NED  e da Open Society.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This