NFV FORA D` HORAS 14-02-2022

15.02.2022

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2022.

1-Agente da Polícia Nacional em Chicomba, agride brutalmente ativista cívico naquele Município.

2- Ausência de políticas públicas inviabilizam a valorização das línguas nacionais.

3-MPLA no Namibe capacita militantes em matérias sobre o Marketing eleitoral.

4- Secretário da UNITA no Kwanza Sul, insta ao governo a situação real das instituições públicas locais.

5-Adiamento constante do Julgamento do processo caso Cafunfo, levanta críticas no seio dos analistas políticos no Namibe.

Somos à rádio on-line NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Madalena Cavaya, apresenta às notícias à Ester Culembe, apoio da NED e da Open Society.

1- Venâncio Siwana, ativista Social foi preso e brutalmente agredido pelos agentes da Polícia Nacional em Chicomba na província da Huíla quando protestavam pelo excesso de cobrança de luz elétrica naquela localidade.

“Nós tivemos a manifestação porque a energia no Município de Chicomba paga-se um valor muito alto e consome-se pouco, apenas 6horas de energia e paga-se 8 mil kwanzas por mês, a energia vem as 18h e vai as 00h, em nossas casas não tem contadores e eles só cobram anartricamente. Depois da manifestação então começou a perseguição, a caça-as bruxas e eu fui espancado por um agente em minha casa”, disse.
O NFV, procurou ouvir as autoridades afins, mas sem sucesso.

Leopoldina Fekayamale, professora e ativista social

2- Leopoldina Fekayamale, professora e ativista social diz haver necessidade de criação de políticas públicas em Angola que viabilizam a valorização das línguas nacionais. Estas declarações foram prestadas durante o debate no espaço dos linguistas- Namibe Fala Só- Onde Leopoldina Fekayamale disse haver necessidades de políticas públicas que visam valorizar as línguas nacionais.

“é um pouco difícil os jovens e adolescentes terem o prazer nas línguas nacionais quando não existirem politicas publicas que incentivem a isso”, disse.

Quanto aos serviços públicos.“Infelizmente a nível de politicas publicas não assistimos muitas acções que contribuem para que a juventude tenha muitos contatos com as nossas línguas e para que a juventude realmente se interessasse em apreender”, realçou.

Leopoldina Fekayamale disse ainda ser necessário um trabalho árduo por parte das famílias angolanas a fim de ensinarem as línguas nacionais a partir da tenra idade.

“É um trabalho que deve se fazer a nível das famílias também, os pais, os tios, a família toda deveria ter esse dever de ensinar as nossas línguas nacionais desde cedo as crianças”, disse.

3- Mais de cento e oitenta militantes do MPLA no Namibe foram capacitados em matérias de marketing eleitoral, durante um seminário promovido pelo comité daquele partido. Segundo o secretário para informação do partido dos camaradas, Azevedo Kalassola, a ação formativa que visou também enaltecer os feitos do Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço, enquadra-se na preparação dos quadros tendo em vista as eleições de Agosto próximo.

“O próprio nosso partido como tem estado todos os dias a resolver os problemas da população então acreditamos que em Agosto a nossa população está mais uma vez a depositar o voto ao nosso MPLA”, declarou.

António Chipenda, mobilizador do Bairro Boa Esperança afirmou que actividade foi de grande importância no processo de mobilização de novos integrantes ao partido.

“São matérias que nos ajudará principalmente no marketing nesse tempo que estamos e visto que se aproximam as eleições gerais, foi muito proveitoso esse seminário”, disse.

4-O secretário provincial do partido do Galo Negro no Kwanza Sul, Armando Kaquepa, constatou recentemente o hospital Municipal de Mussende, para constatar as condições em que os munícipes daquela região estão sujeitos.

“Nós partimos do Sumbe no dia 8 e estamos a passar em todos os Municípios, temos dois objetivos específicos, e nós queremos que a nossa campanha politica seja uma festa porque a campanha não é para lutar, mas sim para dançar e é essa a mensagem que nós estamos a passar em todas as instituições e todo o esforço deve ser feito”, frisou.

Foto VOA

5-A morosidade do processo de julgamento dos membros do Movimento Protetorado Lunda Tchokwe, detidos em consequência do massacre do dia 30 de janeiro em Cafunfo, esta gerar inquietações no seio dos fazedores da opinião pública em Angola. Daniel Tchimbwa e Miguel Epalanga, ambos analistas políticos do espaço Namibe em 7 dias, dizem que caso as autoridades judiciais não resolverem esta situação mancha a festa democracia.

“Eu não sei o quê que se passa nesse caso, quando aparecem indivíduos a dizer que muitas das vezes a nossa justiça é politizada e nós ficamos a dizer que estão a pessoalizar demais, mas não é verdade até porque fica feio ir as eleições com problemas do género, eu vejo que é uma situação que já tem conotações politicas e que poderá beliscar a própria festa da democracia que será as eleições em Agosto”, disse Daniel Tchimbwa.

“Na verdade, tudo parece que por detrás desta questão está envolvida outras questões politicas porque não temos outras razoes a afirmar, e desde já nós pedimos as entidades competentes particularmente ao ministério ligado a justiça para que possa ver essa questão no sentido de resolver essa situação”, realçou Miguel Epalanga.

NFV, PONTO FINAL MUITO OBRIGADO A TODOS, A VERDADE DOI, MAS LIBERTA ESTAMOS JUNTOS!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This