POVO DO MONTE NEGRO PEDE A CONSTRUÇÃO DE FONTENÁRIOS PARA EVITAR MORTES DE PESSOAS POR ATAQUES DE JACARES NO RIO CUNENE

05.02.2022

 

População da localidade do Monte Negro Município do Tombwa província do Namibe pedem as autoridades governantais a construção de fontenários de águas para evitar morte de pessoas por ataques de jacarés no rio Cunene.

Por: Fonseca Tchingui

A preocupação foi manifestada pelo coordenador da localidade do Monte Negro, Vatilene Kalongua, ancião de 89 anos de idade que diz que mensalmente morrem cidadãos e animais vítimas de Ataques de jacarés no rio Cunene.

Vatilene Kalongua, coordenador do Monte Negro

” No rio já não dá para as pessoas aproximar, os jacáres diariamente atacam os cabritos, as pessoas também não passa dois meses que morreram pessoas por ataques por jacáres, é preciso construir fontenários de águas para evitar morte de pessoas por ataques de jacáres”, disse.

Kalongua vê com preocupação as dificuldades porque passam efectivos da polícia de Guarda Fronteira que dia e noite mantém a ordem e tranquilidade pública das populações mas que correm o risco de serem atacados pelos jacarés na busca de água para o consumo.

“No tempo das cheias o jacáre tem vindo mesmo aqui juntos dos possos onde as pessaos carectam água para o consumo, antes de ir para lá primeiro tem que atirar pedras para fugentar os jacáres”, Esclareceu o ancião.

A falta de meios de transportes, luz eléctrica para o apoio dos efectivos da Unidade de Guarda Fonterira, são entre outras questões que inquieta o coordenador da localidade do Monte Negro.

“A policia trabalha aqui desde 2000, para ir buscar a lenha é muito distante,a máquina de tirar água estragou,é por isso que a policia merece ter muitos apoios ,o governo tem que ver a situação da policia,porque ir ao Chileto é subir e descer as montanhas”, disse.

A única embarcação existente que falicitava a fiscalização e a travessia de cidadãos angolanos para República da Namíbia está inoperante há mais de seis meses criando assim inúmeras dificuldades na circulação de pessoas e bens dos dois países.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This