NFV FORA D` HORAS 30-03-2022

01.04.2022

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA 29 DE MARÇO DE 2022.

1-Polícia nacional e autoridades tradicionais trabalham no combate ao fenómeno roubo e furto de gado no Município Virei.

2-Mulheres Bombeiras no Namibe debateram tema fidelidade no local de trabalho.

3-Sindicato Nacional dos Professores quer 20 por cento do OGE para educação.

4-Governardor do Namibe fala do impacto dos projetos do PIIM no seio das comunidades afetadas pela seca.

5-Jornalistas comunitários no Cunene, dizem estar prontas para trazer a ribalta factos locais.

Somos à rádio On-line NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição de Fonseca Tchingui, garantia técnica de Paulo Fernando, apresenta às notícias a Madalena Cavaya, apoios da NED e da Open Society.

1-A Polícia Nacional no Virei, Província do Namibe, trabalha com as autoridades tradicionais para combater os casos de roubo e furto de gado, naquele Município.

A informação foi prestada pelo Comandante Municipal Agostinho Sakopo, a margem da cerimônia de tomada de posse realizada na semana finda, na sala de Conferências da Escola de Formação de Professores, na cidade capital do Namibe.

“Dizer que o nosso Município durante os tempos vividos a situação a situação operativa está tranquila, uma das preocupações que assolava nos tempos idos era a falta da chuva, a população esteve a sofrer porque na sua maioria são criadores de gado e sobre o furto e roubo de gados nos últimos dias a situação também está melhorado porque não ocorrem muitos casos para os nossos piquetes”, disse.

2-As Mulheres Bombeiras no Namibe debateram na semana finda o tema sobre a fidelidade no local de trabalho. Em saudação ao mês de Março, as Mulheres dos serviços de Proteção Civil e Bombeiros no Namibe, foram potenciadas em matéria sobre a fidelidade e lealdade no local de serviço.

O acto teve lugar na sexta-feira, 25 de março, com mais de trinta participantes entre homens e mulheres daquela corporação. Esperança Vasco, Inspetora- chefe Bombeira, disse que o objetivo é capacitar as mulheres daquele órgão em matéria sobre fidelidade tanto na corporação e na família.

“O objetivo principal da palestra a qual abordamos o tema fidelidade e lealdade é para que nós possamos ser fiéis a corporação, a sociedade porque também não falamos só da fidelidade com a sociedade, mas também a nossa vida conjugal”, declarou.

Ilda Glória Miguel, Agente de Terceira Classe, defende mais união no seio das mulheres.

“Podemos aprender que a fidelidade não é só em casa, em questão de serviço, questões políticas, social e económicas também deve existir a fidelidade, quando nós não somos leais com o nosso próximo não somos fiéis, realçou.

Elvira Caquarta, subinspetora Bombeira, fala das consequências dos conflitos laborais.

“Tem várias consequências, estar sempre em choque com o chefe não leva a lugar algum porque devemos nos meter sempre no lugar de subordinado, e o chefe é mesmo chefe”, destacou.

3-O Sindicato Nacional dos Professores quer 20 por cento do OGE para educação. Vamos ouvir a reportagem divulgada pela voz da América, na voz do jornalista Teodoro Albano. O Sindicato Nacional de Professores (SINPROF) de Angola diz esperar que o Governo tenha retirado lições importantes da pandemia da covid-19 para enfrentar de maneira diferente os desafios impostos ao ensino.

FOTO VOA

Falta de condições das escolas, nomeadamente a falta de água potável, infraestruturas deficientes e necessidade de mais diálogo entre o Governo e os parceiros sociais para definição de políticas para o sector são algumas conclusões do inquérito levado a cabo por aquela organização sindical sobre o impacto da pandemia da covid-19 no processo de ensino e aprendizagem e que foi apresentado recentemente no Lubango, província da Huíla.

Numa altura em que se assiste uma diminuição significativa no número de casos e um abrandar nas medidas restritivas, o presidente do SINPROF revelou que a covid-19 veio destapar de forma evidente as fragilidades do sistema de ensino angolano.

“Esse trabalho revela que todos devemos trabalhar, quer de um lado, parceiros sociais na vertente SINPROF, porque nós somos um sindicato de carácter reivindicativo, mas também participativo por formas a que o executivo tome medidas e salvaguardarmos um ensino que de facto seja igual ou próximo dos países vizinhos como a Namíbia, RDC, etc.”, disse Guilherme Silva, que defendeu mais investimentos no sector.

“O que se tem alocado ao sector da educação, um dígito do Orçamento Geral do Estado, nós não sairemos do fosso em que nos encontramos nem daqui a 100 anos. Há necessidades de Angola ter a coragem de investir na educação uma fatia igual ou superior a 20 por cento por formas a podermos ombrear com outros países. Essas riquezas estarem voltadas para o investimento na educação às infraestruturas: escolas que tenham laboratórios que tenham espaços desportivos, etc de formas a que o aluno se sinta atraído na escola”, sustentou Silva.

O secretário de Estado para o Ensino Primário e pré-escolar, diz que o Executivo retirou da pandemia da covid-19 algumas lições que podem servir no futuro.

“Fizemos o possível para que pudéssemos contornar esses problemas e não deixássemos as escolas vazias não deixássemos as nossas crianças ficarem o tempo todo sem ter as aulas daí a razão de termos optado por rádio aulas e telealunas e foi possível orientar as direções provinciais para que essas fizessem sentir as direções de escolas para que os pais e encarregados de educação estivessem envolvidos, isto é, indo às escolas buscando tarefas para que os alunos estivessem ocupados em casa”, concluiu o governante.

4-Apesar de ainda visível o grau de vulnerabilidade das populações das zonas mais atingidas pela seca na província, o governador do Namibe, considera que os projetos do programa integrado de intervenção   aos municípios concebidos para a mitigação dos efeitos desta calamidade natural têm um impacto positivo nas comunidades rurais. Archer Mangueira, Governador do Namibe em Conferência de Imprensa, falou do impacto dos projetos do PIIM no seio das comunidades afetadas pela seca.

“Como sabemos os Municípios mais afetados pela seca são o da Bibala, Camucuio e do Virei, e nós, como não podia deixar de ser, priorizamos no PIIM os projetos para de alguma forma mitigar os efeitos da seca porque a seca não se resolve, mitiga-se, no Município da Bibala foram reabilitados e concluídos 38 sistemas de abastecimento por via de capitações, construção de raiz de outros dois todos eles já funcionais nesse momento e a sua impactancia sobre a vida dos habitantes têm um impacto direto na vida de 21 mil 745 habitantes”, disse.

Jovens formados pelo NFV no Cunene

Os jovens jornalistas comunitários, na província do Cunene, recentemente formado pelo projeto NFV, financiado pela NED e Open Society, dizem estar prontos para trazerem a ribalta todos factos que afligem as comunidades locais.

Genitória Ndimuty, Professora e ativista social nas terras do rei Mandume, disse que a formação foi uma mais-valia para o exercício da sua atividade jornalística.

“A avaliação é positiva, foi uma formação que veio mesmo a calhar, aprendi muita coisa e vou colocar em prática, frisou.

O sector agrário do Município do Camucuio vai conhecer um novo alento com a inauguração quinta-feira última do novo sistema de fornecimento de água.

De acordo com o diretor Municipal de energia e água local, Severino Justo Chivela, setecentas e vinte (720) famílias já recebem água no sistema domiciliário.

“A previsão anteriormente cingia-se nas 568 famílias, em função do projeto aumentou a escala e nesse momento estamos na ordem de 720 famílias e vão receber o fornecimento de água no sistema domiciliar e outros a partir dos chafarizes”, declarou.

Novo sistema de fornecimento de água a sede do município do Camucuio vai abranger o sector agrário.

NFV, ponto final muito obrigado a todos a verdade dói, mas liberta estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This