O papel da mulher jovem na política em debate no Mwangolê

10.04.2022

O papel da mulher jovem na política foi o tema debatido no espaço Mwangolé Fala Verdade, edição de quarta-feira, 9 de Março de 2022.

Por: Paulo Fernando

Bernarda Bambi, secretária provincial do braço juvenil do Partido de Renovação Social no Namibe (JPRS) convidada a comentar sobre o dia 8 de Março, disse “o meu dia 8 de Março foi bom, festejamos com a família, amigos e agradeço a Deus por mais um dia de Vida”.

Como caracteriza o papel da mulher na politica?

Margarida Tchendes, secretaria provincial da “JURA” no Namibe

Margarida Tchendes, secretaria provincial da juventude na UNITA “fazendo uma análise da caracterização da mulher na politica eu digo que é fraca porque nós vemos que a mulher é a maioria, a mulher é que faz o maior voto por sermos a maioria, mas ainda assim não corresponde a percentagem como tal de como a mulher deveria estar representada politicamente nas instituições porque é muito difícil encontrar uma líder nessas áreas, dai que nós achamos que pouco somos valorizadas enquanto mulheres na politica”, respondeu.

Margarida Tchendes, questionada A que se deve essa desvalorização?, respondeu “acredito que isso é que anda em estudo, em debate até agora porque a um dado momento quando a mulher começou a fazer os debates da emancipação havia indícios de que a mulher quer se igualar ao homem, é como se o homem fosse ainda um pouco egoísta porque se nós valorizarmos a mulher como tal na politica muitas coisas seriam diferentes, o que dá-se atualmente é que desde os tempos vindo até esse momento a participação da mulher na politica é mesmo muito fraca e porque o próprio homem não valoriza a mulher como tal”.

Bernarda Bambi, secretária provincial do braço juvenil do Partido de Renovação Social no Namibe (JPRS)

Bernarda Bambi, diferente da sua homóloga disse que a mulher exerce um papel considerável na politica em nosso país “o meu ponto de vista é positivo porque antigamente a mulher não tinha esse patamar que tem agora, antigamente a mulher só servia para cuidar da família e satisfazer as necessidades do seu marido, mas atualmente a mulher já exerce cargos que os homens também exercem”, disse.

O quê que está na base do egoísmo dos homens?

Margarida Tchendes, secretaria provincial da juventude na UNITA “eu falo em egoísmo porque a muito tempo a mulher era vista como aquela que toma conta da casa, das crianças, aquela que tem que satisfazer tudo que o marido diz, então era assim que nos viam enquanto mulher, mas com o andar do tempo, as próprias formações a mulher começou a mostrar que nós também podemos fazer muito mais do que lavar, cozinhar e tomar conta dos filhos, daí que esse paradigma ainda não saiu na mente de muitos homens”, respondeu a questão.

Sobre a violência e o assedio sexual, Bernarda Bambi “ainda precisamos trabalha muito nessa questão porque está muito difícil ainda mais agora que a crise aumentou, as pessoas estão a se prostituir muito e nós como jovens estamos a trabalhar para o combate da prostituição”, frisou.

Para Margarida Tchendes “falando da violência domestica nós vimos que a cada dia que passa a violência domestica vai aumentando daí que nós também enquanto jovens, lideres, políticos deveríamos encontrar formas tais de fazer campanhas, palestras, arranjar formas de comunicar tanto faz aos homens como as mulheres e falando do assedio no caso em que nós estamos a viver vendo a nossa economia, o próprio país que se encontra mergulhado numa crise e atualmente nós vemos o assedio em tudo que é canto e principalmente nas instituições, até nas escolas e isso tudo passa por programas também mas se estivermos a trabalhar sempre e sempre nas pessoas de qualquer forma o recado vai tocando no sentido de que com o andar dos tempos esses actos vão diminuindo”, realçou.

Erineia Pereira, representante do conselho provincial da juventude da UNITA no Namibe, olhando para o tema em analise “é um tema bastante pertinente, tendo em conta que se vê muitas dificuldades no que diz respeito as mulheres a atingirem certos cargos de destaque no nosso país”, disse.

Para outro comentarista, Francisco Gedeão, secretario provincial da juventude da FNLA “é um tema muito interessante porque a mulher apesar da forma como é tratada ela desempenha um papel muito fundamental para aquilo que é a sociedade e não só, a politica”, comentou.

Erineia Pereira, questionada sobre qual é o papel da mulher na politica? respondeu “desde os tempos remotos a mulher teve sempre o papel importante no que diz respeito a politica, vimos na luta de libertação, no tempo da luta contra o colonialismo tivemos mulheres de destaque como por exemplo Deolinda Rodrigues, e nós mulheres de hoje sempre tivemos boas referencias no que diz respeito a inserção da mulher na politica em Angola”.

Foi dito aqui que os homens são muito egoístas, como olha para essa questão?

Francisco Gedeão, secretario provincial da juventude da FNLA “eu diria que isso não é bem verdade, não é que sejamos egoístas, é que desde os tempos primórdios a mulher sim desempenhou um papel fundamental na questão politica e se formos a falar um pouco mais do tempo da luta pela libertação do nosso país, as mulheres sempre estiveram com os homens ajudando naqueles papeis que o homem não poderia fazer uma vez que ele estava ocupado com a luta, então as mulheres ficavam auxiliando nas coisas domesticas e algumas que também desempenharam alguns papeis mais fundamentais quanto a isso”, disse, “nós não somos egoístas e temos valorizados sim as mulheres, não de uma forma que poderiam ser, mas estamos a lutar nesse sentido de forma que a mulher venha a ter mais valor”, continuou.

Quais são os desafios do partido para este ano, visto que se avizinham as eleições. A juventude da FNLA como tem afinado as suas maquinas?

Francisco Gedeão, secretario provincial da juventude da FNLA “os desafios são grandes uma vez que nós estamos a sair de um conflito interno que havia no partido, estamos a nos reorganizar, a principio é que nós estamos a trabalhar na sensibilização do pessoal, daqueles que já são nossos, dos outros que haviam se afastado e de tantos outros para o enquadramento para a juventude assim como para o próprio partido”, disse.

Erineia Pereira, representante do conselho provincial da juventude  no Namibe (CPJ) convidada a falar do projeto GIRO “o projeto GIRO é um projeto que trata da saúde sexual e reprodutiva da mulher, nós como projeto lutamos para decepar aquilo que é a gravides precoce, as doenças sexualmente transmissíveis e lutamos muito também para sensibilizar as mulheres no que diz respeito a violência domestica e o abuso sexual”, disse.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This