Província do Namibe de Janeiro a Março de 2022, registou 11 casos de abusos sexuais, dos quais 5 são menores de 14 anos.

19.04.2022

Polícia Nacional no Namibe exorta aos cidadãos a pautarem pela cultura de denúncia de casos de abusos sexuais a menores.

Por :Fonseca Tchingui (NFV)

A Província do Namibe de Janeiro a Março de 2022, registou 11 casos de abusos sexuais, dos quais 5 são menores de 14 anos.

Simão Pedro Joaquim, Diretor da Gabinete de Comunicação e Imprensa da delegação do Ministério do Interior no Namibe “MININT”

A informação foi avançada pelo Diretor da Gabinete de Comunicação e Imprensa da delegação do Ministério do Interior no Namibe, “MININT” Simão Pedro Joaquim, a margem do encontro realizado segunda-feira, 11 de Abril na direção do Gabinete provincial da Cultura, na cidade capital do Namibe, que contou com a presença de líderes religiosos e autoridades tradicionais locais.

“Nessa altura não é que são dados assustadores, mas é preocupante, nós tivemos neste primeiro Trimestre 11 agressões sexuais, 5 dos quais estão relacionadas com crianças, destes encontra-se detidos. A uma orientação do Ministro do Interior, saída do recente encontro do conselho consultivo realizado no dia 28 de Março, que todas delegações provinciais devem interagir com os líderes religiosos e autoridades tradicionais para que levemos a mensagem lá onde a informação não chega”, disse.

Simão Pedro Joaquim, disse que a denúncia é melhor via para se responsabilizar os principais prevaricadores desta prática nociva a sociedade.

“É importante que haja denúncias, para que nós possamos trabalhar, tem locais onde os órgãos do Ministério do Interior não chegam, é necessário que trabalhemos em conjunto com a sociedade para todos nós saiamos livres e sán desta problemática que assola a província do Namibe e o País em geral”, concluiu.

Pedro Tiago, Reverendo da Igreja Evangélica de Angola no Namibe, afirma que este é um assunto que preocupa a todos.

“É um assunto que preocupa a todos, pais, governantes, igreja e sociedade em geral. De antemão condenar esta atitude porque é uma atitude imoral não esta plasmada em nenhuma lei”, condenou.

Fernanda Tyamba, participante do encontro aponta as dificuldades sociais como a base do problema.
“Vamos ser sinceros as nossas famílias, os nossos crentes sofrem muitos, muitos carenciados, não é só a questão psicológica é mesmo a carência financeira.

Dos casos de abusos sexuais a menores registados na província do Namibe, o Município do Tômbwa, com 2 casos e Moçâmedes lidera a lista do número de casos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This