NFV FORA D` HORAS 12-05-2022

13.05.2022

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2022.

1-Governo de São Tomé e Príncipe quer parceria com o sector das pescas e Universidade do Namibe.

2- Há três meses das eleições gerais no Namibe ainda paira ceticismo entre cidadãos em idade eleitoral.

3- Ativistas sociais defendem a educação cívica dos políticos angolanos.

4- Secretário provincial do PRS do Huambo preocupado com o mau atendimento no Hospital provincial local.

5- Agente da polícia Nacional no Namibe acusada de burlar duzentos mil kwanzas ao um jovem mecânico.

Somos à rádio On-line NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e garantia técnica de Paulo Fernando, apresentas as notícias a Madalena Cavaya, apoios da NED e da Open Society.

Carlos Manuel Vila Nova, Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe

O  Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Carlos Manuel Vila Nova, encantado com  os recursos marinhos e as valências da Universidade do Namibe, manifestou o interesse do seu país de cooperar com  o empresariado do sector pesqueiro e aquela instituição de ensino superior desta província.

O facto foi revelado pelo governador provincial do Namibe Archer Mangueira a quando da recente visita do Presidente Santomense ao Namibe.

Segundo Archer Mangueira, é a pretensão do governo angolano internacionalizar a Universidade do Namibe no domínio de formação de quadros sobretudo para os Países de Língua Oficial Portuguesa-PALOP.

“Referimos na apresentação que fizemos da universidade a componente da internacionalização que já faz parte do conjunto de serviços que a universidade tem a disponibilização não só a República Democrática da São Tomé, mas a todos os países interessados especialmente os PALOP”, disse.

Sector das pescas e a Universidade do Namibe na mira de cooperação do entre o Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe e Angola. Entretanto, o presidente santomense disse que as expansões das Universidades de Angola permitem o desenvolvimento e a retenção de quadros.

“Hoje posso dizer que há universidades temáticas, ela está aqui e permite fazer desenvolvimento específico apropriado, permite reter experiências e capacidades no local, de certeza que os jovens do Namibe que têm a possibilidade de se formar aqui não vão procurar emprega em Luanda a troco de nada”, frisou.

Carlos Manuel Vila Nova realçou a importância da formação de quadros capazes de se inspirarem nas ideias de Agostinho Neto.

“Desde muito cedo me apercebi que se não tivermos mulheres e homens preparados para poderem acompanhar os novos tempos porque a evolução acontece em vários contextos, o Presidente Agostinho Neto, saudoso continua a inspirar vários dirigentes hoje, mas ontem inspirou adolescentes e jovens que alguns são dirigentes”, realçou.

O Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Carlos Manuel Vila Nova, encantado com os sectores económicos e académicos de Angola em geral e do Namibe em particular, província que visitou muito recentemente.

Cidadãos em idade eleitoral no Namibe falam da importância do voto a escassos meses das eleições gerais. A equipa de reportagem do Namibe Fala Verdade, saiu a rua da cidade capital do Namibe para ouvir o que pensam os cidadãos em idade eleitoral sobre a importância do voto.

Rico Golce, Munícipe

Ouvidos pelo NFV, quinta-feira, 5 de maio, nas ruas da cidade do Namibe, os entrevistados mostraram um certo ceticismo sobre esta temática, entre vota e não votar, há quem prefere mesmo não votar porque acha que o voto não tem nenhuma importância na sua vida, como é o caso do cidadão Rico Golce, que a três anos está no Namibe depois de ter vivido algum na república de Moçambique.

Questionado porquê tanto ceticismo, o jovem respondeu da seguinte forma.

“Não vejo interesse de votar, eu não vou votar que não vejo motivo, eu vejo que não há nenhuma diferença no nosso país, isso não me ajuda em nada”, disse.

Manuel João, de 70 anos de idade e antigo funcionário da Administração Municipal do Namibe, disse que já votou várias vezes e pede que os partidos políticos estejam mais próximos dos cidadãos.

“A importância do voto é eleger um novo governo e eu já votei várias vezes, mas as mesmas condições são as mesmas que estamos a ver, a crise continua, a fome, a pobreza, nada que melhorou”, destacou.

Para o académico Manuel de Brito, formado em Ciências Políticas pela Universidade Gregório Semedo no Namibe, defende diálogo permanente com os eleitores.

Manuel de Brito, formado em Ciências Políticas pela Universidade Gregório Semedo no Namibe

“O voto para mim tem uma grande importância na medida em que é com ele que advém também a liberdade de escolha sobre aquilo que é o direito universal, a escolha pela liberdade que cada um tem para que definam o país, escolher dirigentes que melhor apresentem programas consentâneos e que vão de acordo a realidade que o país se encontra”, disse.

Ouvíamos as opiniões de cidadãos de vários estratos sociais da sociedade Namibense, em idade eleitoral sobre a importância do voto na sua vida.

O ativista social, Pedro de Sousa, fez notar que existe um desconhecimento sobre  alternância   do poder, por parte de certos  políticos da praça angolana. Anabela Afonso, completa esta matéria.

O entrevistado esta Quarta-feira,11de Maio de 2022, no espaço Mwangolé Fala Verdade, defende por esse facto a educação cívica de alguns políticos.

Pedro de Sousa, ativista Civico e membro do MR no Namibe

“Nos últimos tempos temos vistos nas redes sociais o termo alternância, mas eu critiquei alguns dirigentes da FP1 porque eles dizem tanto sobre a alternância e têm feito com os jovens ficam tao al férricos com a alternância, mas na verdade não trabalham, porque a alternância política naos era feito apenas em Luanda”, sublinhou.

O jurista Reis Bulundango deplora a falta de informação aos cidadãos sobre o processo eleitoral, e aponta o dedo acusador as instituições ligadas ao processo em curso no país.

Reis Bulundango, jurista

“O grande problema é que o processo eleitoral tem regras e tem algumas leis internas que não são divulgadas, e como não são divulgadas dificilmente o pacato cidadão tem uma opinião contraria em função disso, dentro da CNE tem um regulamento interno que não é divulgado”, disse.

Activistas e o seu papel na educação cívica eleitoral dos cidadãos, foi tema no espaço Mwangolé Fala Verdade desta quarta-feira dia 10 de Maio de 2022.

Falta de medicamentos e o mau atendimento aos pacientes no hospital provincial do Huambo, levou recentemente o Secretário provincial do PRS aquela unidade sanitária.

Solyia Solende deparou-se com várias dificuldades e manteve um encontro com a direcção com quem trocou impressões sobre o funcionamento do hospital e no final resumiu assim as suas constatações.

Solyia Solende, Secretário provincial do PRS no Huambo

“Nós visitamos o hospital central do Huambo por causa de algumas questões que tem a ver primeiro com o atendimento, tem havido luta e na entrada a empresa contratada para assegurar o hospital tem cometido alguns erros, lutam com os doentes e as vezes com os seus acompanhantes, achamos não bom que isso aconteçam no hospital”, lamentou.

Secretário provincial do PRS Solyia Solende e as constatações feitas no hospital provincial do Huambo.

Agente da polícia Nacional no Namibe de nome Jady dos Santos, esta ser acusada de burlar duzentos mil kwanzas ao um jovem mecânico.

A denúncia é do jovem, António Vicente Afonso André, de 24 anos de idade, morador do bairro 5 de abril na cidade do Namibe, que explica como tudo aconteceu.

“No ano de 2021 a senhora compareceu na oficina onde eu trabalho com uma proposta que eu a ajudasse a fazer um empréstimo de 200 mil kwanzas para que ela comprasse as peças da sua viatura que estava avariada, daí eu atendi a proposta dela que disse faria a devolução no mês de abril de 2021, só que de lá para cá nunca me deu resposta alguma sempre diz que vai fazer transferência e nuca faz”, disse.

O Namibe Fala Verdade, Procurou ouvir a Agente da Polícia Nacional  em causa não tivemos sucesso, mas o NFV, vai continuar a falar deste caso.

E com esta notícia colocamos ponto final muito obrigada a todos a verdade dói, mas liberta estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

NFV FORA D` HORAS 16-10-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 16 de Outubro de 2024. com os seguintes tópicos: 1 - Quatro pescadores artesanais estão desaparecidos há onze dias nos mares do Tômbwa (Namibe); 2 - No Namibe campanha agrícola 2024-2025 abre amanhã na comuna da Lucira; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This