Polícia Nacional no Namibe, membros da sociedade civil e partidos políticos debateram a situação da segurança pública na Província

29.05.2022
A Polícia Nacional membros da sociedade civil e partidos políticos no Namibe refletiram sobre a situação da segurança pública o ambiente político na província.
Por : Fonseca Tchingui (NFV)

Alberto Sebastião Mendes, “Limão”, Delegado do Interior e comandante provincial da Polícia Nacional no Namibe

Alberto Sebastião Mendes, “Limão”, Delegado do Interior e comandante provincial da Polícia Nacional no Namibe, convidou os representantes dos partidos políticos com assento parlamentar e membros da sociedade civil locais, para uma reflecção sobre a situação da segurança pública, quinta feira 26 de Maio de 2022, na sala de reuniões da Delegação Provincial, com vista a criar um ambiente político salutar antes, durante e depois das eleições gerais de Agosto próximo.

“Nós vamos acarinhar todos, vamos assegurar todos e isso só será possível se criarmos um bom ambiente político, não haver injúrias, difamação, calúnias e insultos”, disse.
Armando Chicoca, jornalista da voz da América no Namibe e membro da sociedade civil, defende que o executivo angolano potencie a polícia nacional com meios rolantes.
“A polícia Nacional , sobretudo os órgãos do Ministério do Interior fossem potenciados com meios, porque eu vejo que nessa fase dão mais dinheiro aos partidos políticos, vejo os partidos políticos a disputar os 80 milhões de kwanzas uns dizem que é pouco mas todos nós esquecemo-nos para termos eleições sem sobressaltos é preciso que órgãos do MININT estejam no Camucuio, Virei, Iona quase toda parte da província”, defendeu.
O MPLA na voz do segundo secretário do partido dos camaradas no Namibe Victor Ntyamba, disse que o seu partido não vai incitar violência na campanha eleitoral.

Membros da sociedade civil e representantes dos partidos políticos

“O nosso trabalho de educar e transmitir aos nossos militantes a maneira de como ser e estar é permanente, não precisam incomodar ou fazer qualquer interrogação, em nenhum momento vamos tratar ou incitar a violência com qualquer um dos partidos”, disse.

Oseias Caxinde, professor e ativista social vê com preocupação a situação dos casos de intolerância política em alguns municípios da província.
“Nós temos acompanhar e temos dados reais, o Município do Virei, Camucuio e Bibala, são os municípios que mais nos preocupam enquanto ativistas, porque temos estado acompanhar resultados menos bons de casos de intolerância política”, manifestou.
Geraldo Mayengue, do Bloco Democrático questiona o posicionamento dos efetivos da PN em algumas atividades do seu partido.
“As vezes quando recebemos o asseguramento, ficamos sem perceber como os efetivos têm atuado nas nossas atividades, nós recebemos agentes que acabam depois de usar as tchirts e ficamos sem perceber”, questionou.
E no final do encontro Alberto Sebastião Mendes, “Limão”, Delegado do Interior, disse que cobrir a demanda populacional a província precisa de mais de 12 mil efetivos.
“O Namibe precisa de 12 mil efetivos para serem distribuídos em para os 5 Municípios e várias Comunas, assim como nas aldeias. Nós estamos cientes de que temos comunas com 5 efetivos, não é possível”, manifestou.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 20-09-2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira 20 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe advoga nova dinâmica no domínio da diversificação da economia na província; 2 - Advogados do Namibe preocupados com reclusos ainda encarcerados com penas...

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This