Sindicato dos Jornalistas no Namibe quer o fim das perseguições contra jornalistas Investigativos

03.05.2022

Sindicato dos Jornalistas no Namibe quer o fim das perseguições contra jornalistas Investigativos.

Por: Fonseca Tchingui (NFV)

Armando José Chicoca, jornalista da voz da América no Namibe e secretário Provincial do Sindicato dos angolanos

Armando José Chicoca, jornalista da voz da América no Namibe e secretário Provincial do Sindicato dos angolanos, denunciou a procuradoria geral da República sobre a onda de perseguições de que são vítimas muitos ativistas e jornalistas investigativos na província. O também membro da sociedade civil, teceu estas considerações no encontro realizado entre jornalistas e estudantes do Instituto Superior Gregório Semedo, sexta-feira, 29 de Abril, promovido pela procuradoria geral da república no Namibe âmbito da semana da legalidade, que teve como tema: “A Liberdade de Imprensa à luz das eleições Gerais”.

“mas nós quando levantamos algumas questões sobretudo o meu caso o dia seguinte a PGR sem qualquer queixoso também levanta um processo contra mim, isso aconteceu no caso Carla Miguel, publiquei isso no Namibe Fala Verdade e a PGR abriu um processo contra mim e o mais grave é que eu até hoje como cidadão estou magoado”, lamentou.

José António Cunha, estudante do curso de direito do referido Instituto apelou a PGR-Namibe, que atos de géneros sejam estendidos aos outros Municípios da província.

José António Cunha, Foto arquivo (NFV)

“que se envidasse um esforço tao grande por parte da PGR, assim como se fez em trazer este tema no nosso instituto, fosse estendido muito mais para o restante dos municípios visto que se impõe o tema de uma pertinência muito grande para a realidade atual e em segundo lugar gostaríamos que nos próximos momentos nos viessem brindar mais uma vez com uma abertura mais abrangente sobre carteira de ética”, frisou.

Isabel Gavino, jornalista da rádio Nacional no Namibe, valorizou a iniciativa.

“é uma iniciativa louvável, agradeço a PGR pela escolha de um tema sugestivo e que atividades do género nao se restringem apenas em datas comemorativas ou quando se tem uma atividade”, disse.

No final do debate Pedro Raimundo Serra, procurador da República e Coordenador do SIC, Namibe um dos preletores do tema, alegou não haver perseguições contra os críticos da província.

Pedro Raimundo Serra, procurador da República e Coordenador do SIC-Namibe

“a liberdade de imprensa é um direito fundamental e essencial, é uma emanação do direito de expressão, mas todo o direito tem limite, e é muito importante dizer aos profissionais da comunicação que na comunicação na vale tudo, há verdades que não são permitidas, a injuria por exemplo”, tendo sublinhado que : ““em nenhum momento um procurador vai sair para procurar alguém que cometeu, nós trabalhamos num processo que começa com uma denuncia e participação e depois disso nós temos por obrigação fazer decorrer o processo, não é nossa vontade, é mesmo nossa função”, sublinhou.

A procuradoria geral da república no Namibe, visando saudar o quadragésimo terceiro Aniversário assinalado no dia 27 de Abril, na semana da legalidade a PGR-Namibe promoveu esta sexta-feira, 29 de Abril uma palestra sob ordenada o “Liberdade de Imprensa” dirigida aos jornalistas locais e teve lugar no auditório do Instituto Superior Gregório Semedo.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 20-09-2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira 20 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe advoga nova dinâmica no domínio da diversificação da economia na província; 2 - Advogados do Namibe preocupados com reclusos ainda encarcerados com penas...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This