Deputado Sampaio Mucanda e seus seguidores marcharam contra vandalização de bens públicos no Namibe

12.06.2022

Sampaio Mucanda, Deputado Independente pelo circulo eleitoral  Provincial do Namibe e os seus seguidores participaram na marcha contra ao vandalismo de bens públicos.

Por : Fonseca Tchingui ( NFV)

Em entrevista concedida ao NFV, sábado 11 de Junho de 2022, o parlamentar disse que o Estado angolano não deve investir duas vezes em bens públicos por capricho daqueles cidadãos que praticam atos indecorosos e multiplicam as despesas do Estado.

Sampaio Mucanda, Deputado Independente pelo circulo eleitoral  Provincial do Namibe

“Sentimo-nos comovidos, fruto disso participamos desta marcha de sensibilização dos cidadãos contra os atos de vandalização de bens públicos e privados. “As organizações da sociedade civil façam q mais atividades de gênero para que todos nós estejamos imbuídos neste espírito de sensibilizar os nossos compatriotas que têm praticados certos atos indecorosos que multiplicam as despesas do governo angolano, porque lá onde se partem vidro das escolas, dos hospitais, lá onde se extrai cabos elétricos e retiram cabos de canalização de águas para consumo de cidadãos portanto este tipo de espírito deve ser combatido”, exortou.

“Foi uma manifestação positiva, participamos enquanto Professor, participamos enquanto deputado, participamos enquanto cidadãos”, disse. Tendo sublinhado que os atos de vandalização de bens públicos não se circunscreve apenas nos pactos cidadãos o parlamentar sustenta que os atos desta natureza também são perpetuados por altos dirigentes do partido que governa Angola desde 1975.

Sampaio Mucanda, durante a marcha

“Alguns governantes e altos dirigentes do MPLA ocupam casas de todas as centralidades do País e não habitam-nas, a partir do momento que um governante ocupa uma casa na centralidade e não habita isto também propícia a vandalização de bens públicos”, Criticou.

Sampaio Mucanda, reconhece o esforço do governo da Província do Namibe, sobretudo o trabalho que tem sido desenvolvido nos últimos tempos da cultura do diálogo.

“Nós reconhecemos de facto o governo do Namibe depois de ter tomado conhecimento do nosso trabalho e também termos apresentado o relatório síntese da pesquisa e estudo daquilo que esteve na base do inquérito que nós fizemos o governo local respondeu positivamente. “Nós enquanto ativistas, nós enquanto parlamentares, teremos o controle total destas casas das centralidades”, disse.

Questionado sobre a possível liderança da Frente Patriótica Unida no Namibe, Sampaio Mucanda, disse o seguinte: ” Embora apoie o Eng.º Adalberto da Costa Júnior, apoie Dr. Abel Chivukuvuko, apoie o Dr. Filomeno Vieira Lopes, no âmbito da Frente Patriótica Unida, porque entendemos nós que é uma plataforma adoc que poderá protagonizar a alternância do poder Político a nível de Angola, nada ainda está formalizada neste presente momento de que dos nosso lado que vamos liderar a FPU ou vamos liderar a campanha eleitoral na Província do Namibe, Toda via se viermos a ser indicados ou qualquer um a vir comandar a máquina nós o apoiaremos “, esclareceu.

“Nós não estamos preocupados em dirigir a campanha política ou uma outra pessoa a vir liderar esta campanha que conte com o nosso apoio porque o que nós queremos é ganhar nesta província pelo menos 4 a 1 ou então três a dois”, sustentou.

No olhar atento sobre o ambiente Político na Província, Sampaio Mucanda, disse que : “O ambiente político no Namibe é favorável principalmente para oposição, falo daqueles partidos que têm aceitação a nível da Província, porque são vários os partidos”. Do nosso lado, fruto da experiência que carregamos e pelo trabalho que fizemos conseguimos eleger um deputado apesar de muitas vicissitudes que atravessamos, vamos nessa disputa eleitoral com a experiência não só experiência de mobilização política mas também experiência no domínio da coisa pública”, referiu.

Lembrando que a marcha realizada sábado, na cidade do Namibe, teve como ponto de partida o Mercado Nosso Super e terminou no Largo José do Espírito Santo. Esténio Sava Zuca, Secretário Executivo do Conselho Provincial da Juventude no Namibe “CPJ”, fez saber que a marcha visou desencorajar a sociedade Namibense a prática de vandalização de bens públicos na província.

Membros do Conselho provincial da juventude no Namibe “na marcha de sábado”.

“O conselho Provincial de Juventude reunimos e criamos estratégias no sentido de mobilizar os jovens do Namibe contra esta prática que tem sido frequente nos últimos dias na nossa Província. Nós sabemos que o executivo trabalha no sentido de garantir as condições de vida da população e estes bens o fim o último é mesmo para o cidadão então daí o nosso apelo para a sua preservação”, apelou.

Muito recentemente o Governo Provincial do Namibe em parceria com a Delegação Provincial do Ministério do Interior do Namibe, desenvolveram ações que visam criar estratégias de combate à problemática de vandalização de bens públicos na Província, o encontro teve lugar no auditório da Universidade do Namibe que contou com participação dos membros da sociedade civil, magistrados do Ministério do Público, representantes dos partidos políticos, membros do governo local autoridade tradicionais e distintos órgãos da defesa e segurança na Província.

Edição de Fonseca Tchingui, coordenação de Armando Chicoca, técnica de Anabela Afonso, apoios da NED e da Open Society. A verdade dói mas liberta estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This