Intolerância política no Interior da Província do Huambo ganha contornos insustentáveis

04.06.2022

O partido do Galo Negro denuncia desalojamento de militantes e dirigentes  da UNITA nas várias comunas da Província do Huambo.

Por: Fonseca Tchingui (NFV)

Eduardo Dumba, Secretário provincial adjunto do Partido do Galo Negro no Huambo

Quando faltam apenas dois meses para as eleições gerais no país, o recrudescimento de casos de intolerância política traduzida em atos de destruição de infraestruturas, retirada de bandeiras, desalojamento dos militantes dos partidos na oposição, rixas entre outros incidentes que minam o bom ambiente político, estão a inviabilizar o exercício de atividade política do maior Partido na oposição, a UNITA e não só, na província do Huambo. O Secretário provincial adjunto do Partido do Galo Negro Eduardo Dumba que fez a denúncia, atribui autoria dos atos de vandalismo ao Partido no Poder.

O dirigente da UNITA que falava para o NFV no espaço Mwangolé desta terça-feira dia 31 de Maio, disse que o seu partido propôs às autoridades locais a criação de uma comissão da verdade para constatar a veracidade dos factos nas localidades onde os seus militantes são vítimas, mas sem sucesso.

“A Comuna da Cakoma, Município de Ekuma a Oeste daqui da Província do Huambo, a Comuna do Mbave no Município de Tchicala Tcholohanga, a comuna da Ngalangue, Kumbila, ambas do Município do Loduimbar a norte da Província do Huambo, são zonas onde as populações transformadas em milícias armadas, em milícias que insurgem-se contra militantes da UNITA”, denunciou.

José Bento Xavier, secretário para Informação do Partido de Renovação Social PRS no Huambo.

A mesma denúncia veio do secretário para Informação do Partido de Renovação Social PRS no Huambo, José Bento Xavier.

“Só para acrescentar a área do Lepi, também temos sofrido bastante e sem esquecermos o Município da Tchicala Tcholohanga”, sustentou.

Sebastião da Silva, jornalista

O acadêmico Sebastião da Silva disse que a democracia é um grande ganho que deve ser defendida em honra àqueles que se debateram por ela e, os angolanos estão condenados a conviver na diferença.

“Podemos não ter os mesmos princípios, as mesmas convicções, as mesmas ideologias, a democracia condena-nos a conviver juntos”, salientou.

E o ativista social, Inocêncio de Brito pede a sociedade civil e os órgãos de comunicação social a denunciarem os atos de intolerância política no sentido de se criar uma coabitação política salutar.

“Tudo que esta acontecer agora, acontece sempre sobre tudo em período eleitorais, então a sociedade civil é que deve saber defender-se, os cidadãos deve saber defender-se porque é constrangedor por exemplo termos este quadro que aqui acorrer no Huambo e que não há divulgação destes casos, é preciso denunciar”, frisou.

Entretanto o MPLA um dos convidados ao debate onde deveria responder as acusações de outros partidos não se fez presente, por razões desconhecidas, mas  o NFV tudo fez para falar com o segundo secretário do partido dos camaradas do MPLA no Huambo, Adérito Chimuko, nega as acusações.

“Não existem desalojamento por ser militante da UNITA ou daquele partido, não é verdade. Os factos têm pendor muito histórico muito pesado”, respondeu.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This