No Huambo Jovens dizem ser injustiçado no Concurso público no sector da saúde

08.06.2022

Jovens discriminados no Concurso público no sector da Saúde no Huambo, denunciaram ameaças de morte das autoridades governamentais locais, em debate no espaço Mwangole Fala Verdade edição de hoje quarta-feira, 8 de Junho de 2022, na cidade capital da província com o mesmo nome, Huambo.

Por :Fonseca Tchingui (NFV)

Jovens discriminados no Concurso público no sector da Saúde no Huambo

Mais de mil oitocentos jovens descontentes com o concurso público no sector da Saúde realizado em 2019, na Província do Huambo, convocaram quinta-feira, 2 de junho de 2022, na sede do partido de renovação social naquela Província uma conferência de Imprensa para exigirem junto do Ministério da Saúde, esclarecimento sobre a alegada discriminação de que foram vítimas apesar de ter tido notas positivas.

Jaime Canivete, um dos candidatos no concurso público no sector da saúde que concorreu para a categoria de apoio hospitalares e excluído por insuficiências de vagas disse ter sofrido ameaças de morte e, em consequência disso teve que fugir da Província durante três meses.

“Eu no começo das nossas reivindicações fui um dos líderes, que entregava as cartas ao governo provincial do Huambo. A primeira e a segunda carta, sempre a reposta foi negativa. Afinal eu era visto como confucionista em Fevereiro deste ano eu estava a caminho dos colegas que estavam no Pavilhão, quando recebi uma chamada do Comandante Provincial da Polícia Nacional, o senhor Catuta, que disse-me que os teus colegas estão aqui prontos para manifestar, eu disse sim, também estou a ir para lá, disse olha cuidado convém de não ir”, denunciou.

Miguel do Rosário, membro da direção do coletivo de jovens disse ao Namibe Fala Verdade, que escolheram a sede do PRS porque as outras organizações políticas não aceitam recebê-los, como é caso do MPLA e, denunciam ameaças da Polícia Nacional de que fora alvo nas recentes manifestações.

“Sim de facto nós escolhemos a sede do PRS, porque as outras organizações políticas não nos quiseram receber. O MPLA fechou-nos as portas. Já batemos as portas da Governadora Loti Nolika, não aceitou, já fomos aos deputados pelo círculo Provincial, também não fomos tidos nem achados”, disse.

“Nas recentes manifestações que pretendíamos realizar fomos escorraçados pela Polícia Nacional”, denunciou.

Os jovens revoltados pelo que passam pedem a Ministra do sector da Saúde que resolva a situação dos visados.

“Ana Graciana, nós pedimos a Ministra da Saúde a senhora Sílvia Lutukuta, que nos dê um esclarecimento sobre o nosso caso. Nós também somos angolanos temos os mesmos direitos”, lamentou.

” Fomos injustiçados no concurso Público do sector da saúde, realizado em 2019″, disse Bonifácio Bumba, outro candidato.

“O que nos preocupa é a publicação do novo concurso no sector”, manifestou.

Solia Selende, Secretário Provincial do PRS no Huambo.

Por sua vez Solia Selende, Secretário Provincial do PRS no Huambo, disse que vai usar todos recursos ao seu alcance para que situação dos jovens seja resolvida.

” Em Luanda já remeti e vou levar também nas embaixadas, América, Europeia, chega destes abusos na Província do Huambo”, reagiu.

Os jovens prometem continuar a lutar pelas vagas no sector da saúde, mas questionam o anúncio do novo concurso público na saúde, com mais de 8 mil vagas em todo território Nacional.

Edição de Fonseca Tchingui, apresentação de Armando Chicoca, técnica Esmael Pena, apoio da NED  e Open Society, estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This