Mais de vinte jovens na cidade do Kuíto-Bié foram dotados em matéria de jornalismo comunitário

03.07.2022

Mais de vinte jovens na cidade do Kuíto-Bié foram dotados em matéria de jornalismo comunitário.

Por: Fonseca Tchingui (NFV)

Armando Chicoca, diretor geral do NFV

A ação formativa enquadra-se no âmbito da promoção da liberdade de expressão e de imprensa, que abrange as províncias do sul, centro e leste de Angola, numa iniciativa do projeto Namibe Fala Verdade. O acto teve lugar no auditório do Instituto Superior Politécnica Ndunduma, na cidade do Kuíto-Bié sábado 25 de junho de 2022. Armando Chicoca, diretor geral do referido projeto no ato de abertura descreveu os objetivos da ação formativa.

“Nós tivemos que criar um projeto, que denomina-se Namibe Fala Verdade, portanto é um projeto que não é só para servir o Namibe mas sim para servir os angolanos de Cabinda ao Cunene, do mar ao Leste. “Eis a razão porque estamos aqui na cidade do Kuíto com propósito de fazermos uma formação de jornalistas comunitários”, descreveu.

Esmael Pena, jornalista e preletor do primeiro  painel que abordou os conceitos básicos do jornalismo comunitário.

Jovens participantes a formação

“Falar-mos de jornalismo comunitário precisamos antes pensar o que vem a ser a comunidade. o jornalismo comunitário é uma das faces das profissões jornalísticas que relata factos reais nas comunidades, vilas, bairros e Municípios em fim. A tarefa primordial de um repórter comunitário é de difundir os factos que ocorrem nos bairros e levar aquém é de direito”, disse.
Os jovens participantes ao fórum consideram de positiva a ação formativa.

“Vitorina Soares, é uma formação importante e interessante também, formações como essa para a juventude qualificamos com muita importância. Hoje em dia todos jovens são jornalistas e acabamos tendo aqui informações técnicas sobre o jornalismo”, qualificou.
“A mensagem que deixo que vamos investigar mais sobre os conceitos do jornalismo comunitário”, disse.

“Emília Paula Cagandjo é o meu nome: “Bem eu acatei aqui muita coisa importante, fiquei a saber das noções básicas do jornalismo. Os formadores foram excelentes”, valorizou.

O projeto Namibe Fala Verdade, já formou vários jovens nas províncias do Namibe, Cunene, Huíla (Matala), Huambo e agora foi a vez da Província do Bié concretamente na cidade do Kuíto.

Sebastião da Silva, jornalista igualmente preletor no final da ação formativa disse que vai continuar a dar o seu contributo na formação de jovens angolanos.

Sebastião da Silva, jornalista

“Já passamos em várias províncias, o que anima é ver a envolvência dos jovens na formação e acreditamos que tudo tem sido feito é mais uma avalia para os nossos jovens. Temos a plena certeza que temos estado a contribuir para despertar potenciais jornalistas”, disse.

Reportagem do NFV, Fonseca Tchingui, a partir da cidade do Kuíto-Bié, coordenação de Armando Chicoca, apoios da NED e da Open Society.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 20-09-2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira 20 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe advoga nova dinâmica no domínio da diversificação da economia na província; 2 - Advogados do Namibe preocupados com reclusos ainda encarcerados com penas...

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This