VIÚVAS E ÓRFÃOS DOS POLICIAS E FAA NO MOXICO DESPROTEGIDOS PELA ACÇÃO SOCIAL DO GOVERNO ANGOLANO

29.07.2022

VIÚVAS E ÓRFÃOS DOS POLICIAS E FAA NO MOXICO DESPROTEGIDOS PELA ACÇÃO SOCIAL DO GOVERNO ANGOLANO FALAM NO “MWANGOLÊ” NAMIBE-FALA VERDADE, NA CIDADE DO LUENA.

Por: Armando Chicoca (NFV)

Verónica Luís Mafuto, Órfã no Moxico

Mais de 800 mulheres dentre viúvas e órfãos dos policias e FAA, bem como de alguns funcionários públicos da saúde , educação e não só, estão entregues a Deus dará. As instituições do Estado criadas em Angola para a proteção dos órfãos e viúvas no Moxico se existem não funcionam, pelo que ouvimos das viúvas e órfãos durante o “MWANGOLÊ FALA VERDADE”, realizado na cidade do Luena, quarta-feira,27, com uma plateia repleta entre viúvas, órfãos, houve choros e revolta pelo abandono que está franja do nosso povo está sendo vítima.

Neste relato de injustiça social em que as autoridades cúmplices foram convidados e declinaram o convite, ouvimos casos que em situação normal num país de direito, inclusive alguns bancários poderiam responder em tribunais por terem ajudado pessoas estranhas requerer o dinheiro das contas bancárias dos falecidos.
Moxico, é uma das terras de Angola onde a arrogância, a prepotência, o desrespeito a lei, a mentira, a petulância ganha corpo todos os dias.

Para a burrice dos nossos dias, Moxico deve ser uma das províncias onde 99,90% dos cidadãos não têm liberdade de expressão, a vida de cada um esta controlada por uma casta de indivíduos que se julgam poderosos pir serem militantes de um partido no poder.

Viúva no Moxico

Houve uma mulher que tratou toda a documentação exigida pelos serviços militares da frente leste, obrigaram-lhe inclusive para abrir uma conta no BPC, mas depois de apresentar a conta bancária de um primo, a senhora passou a ser abandalhada, presumindo -se haver uma cabala de desvio do dinheiro do falecido que deveria ajudar a assistência social.
Um intendente da Policia também falecido há dez anos com dinheiro na conta bancária e oito filhos órfãos a estudar por simples conta da mãe, tem a conta bancária intacta e nunca tiveram apoios da caixa de providência da Polícia Nacional, tal como fazem em outras províncias “civilizadas”, sobretudo no Namibe, onde o Delegado do Interior, Comissario Alberto Sebastião Medes “Limão” as vezes manda chamar as viúvas e órfãos interage com eles e direciona-os a tratar assuntos inerentes junto da caixa de providência.

Resumindo e concluindo, Moxico tem governantes arrogantes que não ajudam o povo, intimidam e simulam detenções para valer a supremacia como se fossem imortais e por via deste comportamento que não rima com os atuais ventos da democraticidade criam medo nas pessoas para os mesmos continuar a saquear o erário público.
Seria bom substituir todo aparato dos órgãos dos serviços e agentes da investigação do estado se é que há vontade de se fazer com que Moxico ascenda o patamar do desenvolvimento de outras províncias.

Moxico não pode e nem deve continuar a ser “feudo” de alguém, Moxico é Província de Angola, Angola indivisível.
Alguns políticos do MPLA, neste país, que quiserem sobreviver a modernidade angolana comandante, devem aceitar a dialética e se conformar com os tempos atuais, já não haverá recuos, a democracia veio para ficar.

Paulino Mutunda, Advogado faz o enquadramento jurídico que se impõe.

Daniel Tchiwape, membro da sociedade civil no Moxico

Lembrar que o encontro decorreu no complexo escolar São José, junto a rádio Eclésia e tinham sido convidados o Comandante da região leste e o Delegado provincial do Minint que infelizmente não compareceram no local, segundo fez saber Daniel Tchiwape, membro da organização e ativista cívico no Moxico.

Enquanto pessoas do bem, pessoas que circulamos pelo país trazemos novidades nunca reveladas e escondidas, apelar a presidência da República, a PGR, também aos serviços complementares do Estado para um olhar mais atento à província do Moxico. Pelo que vejo, no Moxico há violação sistemática dos direitos humanos, isto não é bom para o nosso pais.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

NFV FORA D` HORAS 16-10-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 16 de Outubro de 2024. com os seguintes tópicos: 1 - Quatro pescadores artesanais estão desaparecidos há onze dias nos mares do Tômbwa (Namibe); 2 - No Namibe campanha agrícola 2024-2025 abre amanhã na comuna da Lucira; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This