NFV FORA D` HORAS 30-07-2022

03.08.2022

NOTICIÁRIO DO NFV, EDIÇÃO DE SÁBADO, 30 DE JULHO DE 2022, EIS OS TÍTULOS NOTICIOSOS.

1-UNITA no Moxico queixa-se de atos de intolerância política.

2-Associação de pesca no Namibe quer combater a pesca ilegal na costa marítima.

3-Sociedade civil e partidos políticos no Moxico apelam a linguagem de paz durante a campanha eleitoral.

4-PRS defende estatuto próprio para os sobas no País.

5- Governo do Namibe não paga dívidas com empresas de construção civil, diz empresário Santiago Neto.
Somos à rádio On-line NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, edita e apresentas as notícias  de Fonseca Tchingui, apoios da NED e da Open Society.

(Uma a uma aos vamos desenvolvimento das notícias)

Benedito Daniel, Presidente do partido de Renovação Social no Moxico

PRS defende estatuto próprio para os sobas no País.
Benedito Daniel, Presidente do partido de Renovação Social que falava, ao acto político de massa na cidade do Luena Capital do Moxico, sexta-feira, 29 de Julho, defendeu a necessidade de um estatuto para as autoridades tradicionais no País.
Em caso de Victória nas eleições gerais de 24 de Agosto, o líder do PRS e cabeça de lista à Presidência da república, disse que os sobas merecerão atenção especial do governo do PRS.
Por outro lado, o líder do PRS, apelou ao seus militantes e amigos a cultivar o clima de paz e tolerância política neste período eleitoral.

2-Os membros da sociedade civil e os representantes dos partidos políticos na Província do Moxico, querem o ambiente de paz durante o período eleitoral. O repórter Paulo Jeremias, tem mais detalhes desta informação.
Estes apelos foram feitos durante o debate que decorreu na tarde desta quinta-feira, 28 de Julho, no largo Monumento da Paz coração da cidade do Luena.

Mwana África, membro da sociedade civil na cidade do Luena, disse que o partido que sustenta o governo, passado 47 anos, monopolizou as instituições do Estado.

Membro da sociedade civil na cidade do Luena

Já o Secretário Provincial da Coligação CASA-CE no Moxico, Salomão Lutchaze, disse ao NFV que caso o seu partido venha ganhar as eleições poderá desenvolver ações que visam combater a pobreza extremas nas comunidades locais.
Aberto Damásio, secretário para os assuntos eleitorais do partido histórico FNLA no Moxico, disse que apesar das desavenças que assolou o seu partido ainda trás muitas surpresas para os angolanos.
Sélua Marques, secretário provincial para comunicação e marketing da UNITA no Moxico, fez saber que o seu partido tem como objetivo reduzir substancialmente os problemas prementes da população.

3-A UNITA na Província do Moxico queixa-se de atos de intolerância política. A repórter comunitária, João Muzaza, secretário Provincial do Partido do Galo Negro na Província do Moxico, em entrevista ao NFV, terça-feira, 26 de Julho, no secretariado do seu partido na cidade do Luena, fez saber que o ambiente político na Província é calmo apesar de alguns registos de retiradas de bandeiras em algumas localidade da província do Moxico.

4-A violação sistemática das zonas de reprodução das espécies marinhas, o uso de artes de pesca proibidas e a pesca de arrasto está afetar a rentabilidade das empresas do sector e a manutenção dos postos de trabalho. Jornalista Fulano de tal….
O combate a estas e outras práticas nocivas a atividade pesqueira constitui o foco principal do novo corpo diretivo da Associação provincial de Pescas do Namibe e julgar pelas revelações do Presidente da Assembleia de Voto daquela organização, Mário Simões.

Governo do Namibe

Presidente da Assembleia de Voto da Associação provincial de Pescas do Namibe, Mário Simões advoga a necessidade de uma reflexão sobre os fatores que emperram a atividade pesqueira no Namibe em particular e no país em geral.
Entretanto o governador do Namibe que prestigiou a tomada de posse dos novos órgãos da Associação provincial de Pescas incidiu a sua intervenção sobre as estratégias adotadas pelo Executivo angolano para conter o exercício ilegal de atividade de pesca.

5-No Namibe os empresários do ramo de construção civil atravessam momentos difíceis no domínio financeiro devido as dívidas avultadas do governo que datam desde 2017, o que tem causado atrasos na conclusão das obras de outros organismos. O acesso ao crédito é outro problema. Toda História com o repórter Alcides Sandala.
O desapontamento foi manifestado pelo empresário do ramo de construção, Santiago Neto, durante um encontro mantido muito recentemente com a direção do MPLA na cidade de Moçâmedes, Capital da Província do Namibe, no âmbito da campanha eleitoral.

Santiago Neto, fez saber ainda que os beneficiários de obras estruturantes são escolhidos a dedo e enviados pelos órgãos centrais do governo em detrimentos dos empresários locais. O governo não paga as dívidas com as empresas de construção civil.

Vinte e dois jovens da cidade do Luena, Capital da Província do Moxico, foram dotados de ferramentas de jornalismo comunitário, e alguns deles falaram para rádio Eclésia no Luena, conforme nos reportou o jornalista Armando Chicoca.
Muito jornalista Armando Chicoca, reportando o trabalho do jornalista da rádio Eclésia no Luena Daniel Feca.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This