Jovem ativista denuncia assédio sexual por efectivo da Polícia Nacional dentro da cadeia

28.09.2022

Ativista do Moxico Carina Chiwewe Pedro, detida no passado sábado dia 24 com outros sete companheiro por  manifestarem-se contra a nomeação de  Ernesto Muangala á governador do Moxico e solta ontem segunda-feira  com outros três companheiros, queixa-se de ter sido assediada sexualmente por agentes do SIC no Luena e promete  processar criminalmente contra os mesmos.

Em entrevista concedida ao NFV, Segunda-feira,26, momentos depois da sua soltura pelo procurador José Buanga, por falta de provas do crime de que vem indiciados, Carina Chiwewe disse que reconhece perfeitamente o seu carrasco que  exigiu-lhe beijar durante 48 horas da sua permanência nos calabouços do SIC do Luena.

Carina esclarece ainda que por não ter aceite os caprichos do agente do SIC custou bofetadas e outras agressoes nas nádegas.

Daniel Chiwape, um dos membros da sociedade civil no Luena reagindo disse que a ativista Carina neste momento esta mais decidida do que nunca na luta contra  as injustiças sociais na província do Moxico.” vamos elaborar um memorando sobre o comportamento do governador Ernesto Muangala, a violação dos direitos humanos na Lunda Norte, os assassinatos de Cafunfo, tudo isso será entregue ao Presidente João Lourenço e ele terá que nos ouvir porque a soberania reside no povo, segundo a CRA”, disse.

“A soberania reside no povo, nos próximos dias o presidente da Republica João Lourenço vai receber formalmente as causas dos protestos  contra Ernesto Muangala no Moxico”, concluiu.

Os Advogados Ilídio Mwacandala e Agostinho Machado reúnem-se amanhã quarta-feira com  os ativistas visados para se tomar um posicionamento em relação aos factos levantados sobre assédio sexual a activista Carina  Chiwewe Pedro e não só, segundo disse o Advogado de defesa Ilídio Mwacandala.
“Agendamos um encontro amanhã  com os visados, no caso a activista Carina Chiwape e só depois disso poderemos nos debruçar sobre este caso”, concluiu o Advogado Muacandala
O NFV, procurou ouvir o Delegado do Ministério do Interior do Moxico sem sucesso.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 20-09-2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira 20 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe advoga nova dinâmica no domínio da diversificação da economia na província; 2 - Advogados do Namibe preocupados com reclusos ainda encarcerados com penas...

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This