SOCIEDADE CIVIL NA LUNDA NORTE DEPLORA SITUAÇÃO SOCIAL DAS COMUNIDADES LOCAIS

28.09.2022

Os jovens membros da sociedade civil na cidade do Dundo, capital Província da Lunda Norte, dizem que a situação das comunidades locais é crítica pelo que pedem mudança de paradigma de governação nesta região conhecida como potência em recursos minerais.

Por: Fonseca Tchingui (NFV)

Jovens ativistas cívicos no Dundo Lunda Norte

João Muakanhika, ativista cívico e membro do “Movimento Pensar Diferente”, em entrevista ao NFV, nesta terça-feira, 27 de Setembro de 2022, na cidade do Dundo, disse que a situação é crítica porque as populações locais enfrentam muitas dificuldades sociais.

“A província da Lunda Norte, concretamente na cidade capital do Dundo, falta quase de tudo um pouco, desde a energia elétrica, saneamento básico água”, lamentou.

Por outro lado,  João Muakanhika criticou a forma como a Província foi governada durante 14 anos por Ernesto Muangala, que agora assumiu os destinos da Província do Moxico.

“Os companheiros do NFV, que vieram por terra acho que conseguiram radiografar o estado atual das vias de acesso na região leste, o que é lamentável que 14 depois da governação de Ernesto Muangala, quem reivindica aqui é combatido”, disse tendo sublinhado que nós “recentemente saímos a rua exigindo a reposição da legalidade sobre os bilhetes de passagem da companhia da TAAG, que são exorbitante para o bolso do pacto cidadão “90.000 kwanzas”, mas consequência disso, fomos reprimidos e detidos pelas forças policias”, denunciou o ativista.

A província da Lunda Norte tornou-se há muitos anos como a capital da Coreia do Norte, porque aqui “nós, os jovens, não temos a liberdade de expressão, só há liberdade de expressão quando defendes os interesses de quem governa”, lamentou Cadáver Andando, coordenador do “Movimento Pensar Diferente”, na Lunda Norte tendo alertado que a nova governadora Deolinda Vilarinho, venha alterar o quadro social que inquieta as comunidades locais.

Para Cláudio Zunga, outro ativista, disse que a província tem 10 Municípios mas nenhum deles tem uma biblioteca comunitária. “Nós jovens aqui não temos sítios de lazer”, manifestou.

Já Chibuabwa Martins, disse que não percebe-se como é que os Municípios desta província são produtores de diamantes mas sua riqueza não reflete na vida dos cidadãos.

“Os Municípios locais são produtores de riqueza, a realidade local é lastimável, há Municípios que não têm escolas, têm problemas de saúde, não entende-se esta situação?”, Questionou.

Lembre-se que a nova Governadora recentemente nomeada pelo Presidente da República João Lourenço, em substituição de Ernesto Muangala, liderou os destinos da Província mais de 14 anos. O acto de passagem de pasta aconteceu na manhã desta quarta-feira, 28 de Setembro de 2022, numa contestação da sociedade civil que espera melhorias nos vários sectores da Província da Lunda Norte.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

NFV FORA D` HORAS 16-10-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 16 de Outubro de 2024. com os seguintes tópicos: 1 - Quatro pescadores artesanais estão desaparecidos há onze dias nos mares do Tômbwa (Namibe); 2 - No Namibe campanha agrícola 2024-2025 abre amanhã na comuna da Lucira; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This