ACTIVISTA SOCIAL DA LUNDA NORTE DENUNCIA TER SIDO AGREDIDO NA VIA PÚBLICA POR UM AGENTE DO SIC

27.10.2022
Jordão Mwakabiza, activista cívico no Município do Cuango explica como foi agredido, no passado dia 22 de Outubro do ano em curso, na Vila de Cafunfo Província da Lunda Norte, pelo agente do SIC, Domingos José Vadinho.
Por: Armando Chicoca
“ Depois de ter recebido uma denuncia dos populares que dava conta de um corpo que foi encontrado morto junto ao mercado sem vida, posto no terreno peguei no meu telefone comecei a fazer fotos, assustei uma chapada pela escotas, assim que olhei quem estava a me bater era o agente dos serviços de investigação criminal identificado pelo nome Domingos Vadinho”, denunciou.
Jordão Mwakabiza, não ficou por aqui: “Eu tive que lhe perguntar o que é que te fiz para me agredir, o agente respondeu que não pode tirar fotografias a um morto. Então a partir dali desabrochamos uma discussão séria, liguei para o Director da SIC Dr. Neto Tuyame e para o Comandante da Policia, fui vendo que ele tinha alguma intensão”, disse.
Mwakabiza disse ainda que aquele oficial do SIC, muito recentemente e sem motivo aparente disparou mortalmente na cabeça de um Bebe que é seu sobrinho que encontrava-se nas costas da irmã e o caso contínua impune.
Também sobre o agente da SIC em Cafunfo pesa a acusação de matança de galinhas na fazenda do irmão do activista e ainda o assalto de mais de quatro mil dólares americanos a um parente cujo caso foi negociado no SIC e o acusado assumiu um termo de restituição do valor ora assaltado que também tivemos acesso.
“O mesmo agente assalta 4.500 dólares Americanos, a um parente meu identificado por Maurício, em 2018 o mesmo agente foi na cooperativa do meu assassinou 7 galinhas na fazenda do meu irmão”, disse.
Procuramos ouvir o agente do acusado Domingos Vadinho, Cafunfo, sem sucesso. O visado já apresentou queixa-crime contra o agente da SIC em Cafunfo.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This