Ativista Cárila Pedro, no Moxico, denuncia ameaça da família para ocultar caso assédio sexual na cadeia do Luena.

11.10.2022

O recente caso da jovem ativista Carrila Tchiwewe Pedro, que tinha sido detida pelas forças defesa e segurança, em consequência da manifestação contra a nomeação de “Ernesto Muangala” para o cargo de Governador do Moxico, ganhou novos contornos.

Por: Fonseca Tchingui (NFV)

Carrila Tchiwewe Pedro, ativista

A visada afirma estar a ser vítimas de perseguições por parte da sua própria família para ocultar o caso do agente policial que alegadamente a terá assediado sexualmente quando foi detida no passado dia 24 de Setembro de 2022.

A Ativista, em declarações ao NFV conta como tem sido a sua relação com a família em casa, “ na verdade a relação tem sido péssima, receberam o meu telemóvel, eles queriam que eu falasse a verdade, sobre o “assédio que sofri na cadeia”, disse.

No último final de semana ativista foi ouvida pela Inspeção-geral da Polícia Nacional no Luena capital da Província do Moxico.

“No sábado os homens da SIC foram até a minha casa mas eu não estive, encontraram apenas o meu avô, o bispo Massano dizendo que abriu-se um inquérito para saber se houve ou não assédio sexual, e eu tinha que ir segunda-feira responder por este processo”, acrescentou ativista.

Noutro desenvolvimento, a ativista esclarece que no Domingo quando voltou a casa foi lhe informada que “ ah! Não vocês publicaram nas redes socais de que você foi estuprada, isto esta manchar a imagem dos efetivos do SIC, então tens que ir lá dizer que não houve estupro”, afirmou.

“Nós fomos às 15 horas e saímos daqui as 18 horas, tive que narrar tudo que aconteceu na cela no dia que fui detida, eles escreveram no final assinei as minhas declarações”, concluiu.

O NFV, procurou ouvir órgãos afins para mais esclarecimentos mas sem sucesso, mas vamos continuar acompanhar o caso.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This