Polícia Nacional no Moxico recupera meios roubados do repórter Comunitário Daniel Tchiwape no Luena

10.10.2022
Daniel Tchiwape, um dos activista mais interventivo nos problemas sociais nas comunidades na província do Moxico, e Presidente da Associação Cívica Amigos do Povo Trabalhador e Desempregado de Angola (ACAPITDA), Professor de Física, e também Jornalista Comunitário do (NFV) na Província do Moxico.
Por: Amélia Mariquinha Tchipico (NFV)
Olá eu sou o Daniel Tchiwape, no passado dia 1 de Setembro do ano em curso, havia sofrido um a salto no interior de residência, onde foram subtraídos meios como: Uma TV 50 polegadas marca LG, três telefones de marcas NOKIA C20 cor azul escuro, ITEL cor azul e um LENOVO cor amarela.
Ora, no passado dia 4 fui notificado e comunicado que os meios roubados haviam sido recoperados. E no dia
No passado dia 5 de Outubro, Quinta feira foram nós entregue a penas a TV E dois Telefones. O terceiro telefone segundo a polícia não foi encontrado. Dizem trabalhar para a recoperação de outros meios em falta, não só os meus mas como também dos outros.
Daniel Tchiwape, Jones Culita no Moxico receberam os seus meios Faltando um dos telefone de cor azul marca ITEL.
Daniel Tchiwape, E Outros cidadãos, para a recuperação dos seus meios, foi necessário apresentar uma queixa junto do SIMIIP. SECÇÃO MUNICIPAL DE INVESTIGAÇÃO DE ILÍCITOS PENAIS DO COMANDO MUNICIPAL DO MOXICO DA PNA.
No dia 4 de outubro, fui chamado para reconhecer os meios roubados. Onde consegui identificar a TV, o telemóvel NOKIA C 20 e O LENOVO, mas estava em faltava o ITEL de cor azul.
Procurando saber, a onde está o terceiro telefone, a polícia respondeu que não conseguiram recoperar todos os meios.
Ora, hoje dia 5 de outubro recebi os meios e agradeço o Director Municipal Gerônimo Canganjo e a sua equipa pelo pelo esforço abnegado que têm vindo a desenvolver junto das comunidades Luena. Daniel Tchiwape, é morador do bairro Social da Juventude, um bairro que até agora é o mais assaltado ou visitado pelos bandidos encomendados e não encomendados.
Na passada quinta feira, a polícia convocou os meios de comunicação social, Rádios e TPA , para a entrega oficial dos e sem avançar os dados sobre os miliantes, o proprietários dos meios roubados, onde o Activista fazia parte um dos sofrido mais de sete vezes, agradecem o esforço do DIP, em repor a legalidade.
Disse Daniel Tchiwape, nunca apareceram. Diz que foi pela primeira vez e foi com muita estranheza que recebeu a notícia.
Desta vez o Activista estranhou em um mês as coisas terem a parecido e encorajou o esforço do DIP.
O DIP, pediu o Activista Daniel Tchiwape, falar para a TPA, Tchiwape negou por não se rever na linha editorial das acções da estação televisiva TPA. Segundo Daniel Tchiwape, diz não ser uma TV séria e honesta na província do Moxico, na visão do Activista.
Disse Daniel Tchiwape, a TPA tem sido o mentor na ocultação de muitas verdades que acontecem na província do Moxico, passa aquilo que agrada o partido e nunca aquilo que o povo quer ver e ouvir.
Tudo que agrada o povo não passa se não aquilo que agrada o partido.
O povo está cansado do trabalho da TPA.
Daniel Tchiwape, diz nunca viu a TPA no Moxico, a presentar as detenções arbitrárias da polícia na violação dos direitos humanos, e violão dos direitos fundamentais dos cidadãos, nas manifestações que reivindicam as condições sociais na província do Moxico. Sendo Moxico, uma província sem desenvolvimento tal como terá afirmado o Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, na cidade das acácias rubras em Benguela. Cito, O leste não desenvolve porque fica muito distante, segundo o presidente do MPLA.
A província do Moxico tem a miséria e pobreza extrema nos bairros que quem governa não vê porque não têm interesse.
Para não falar da própria polícia trabalha em casebres de chapas, uma verdade que a TPA, Oculta.
Daniel Tchiwape excluiu a TPA e falou a penas para a Rádio Eclésia Luena, e para o NFV.
A polícia diz que a soltura dos militantes não é culpa deles mas sim do ministério público e lamenta o facto da atitudes dos procuradores em libertar os marginais que tiram sono nas populações sem qualquer correção devida. A polícia diz que, em muitos casos os cidadãos acusam a polícia em libertar os bandidos e gatunos.
Diz a polícia que mais de 80% dos bandidos e gatunos são reiscidentes em prática de crime de furtos e roubos.
Activista Daniel Tchiwape, apelou os cidadãos a não alimentar os gatunos quando compram os meio roubados.
E pediu a Procuradoria e a polícia passar a responsabilizar criminalmente e civilmente as pessoas que compram meios roubados como forma de desencorajar os gatunos e os marginais. Quando compramos as coisas roubadas estamos a promover o gatunos ater motivações para continuar a roubar.
É preciso educar a sociedade aos valores da verdade, da bondade, do respeito e de colaboração com as instituições públicas do Estado.
Daniel Tchiwape, ainda dúvida do rapaz que terá entrado na sua residência, de uma estatura boximánes. Disse a polícia, 80% dos gatunos e delinquentes são do bairro MANDEMBUE. DIP-MOXICO COM PROBLEMAS SÉRIO DE TRANSPORTE PARA ACTOS DE BUSCA E APREENSÕES DIRIGIDAS.
Os efetivos do DIP na província do Moxico, tem vindo a reclamar as condições de trabalho para aumentar a sua eficácia e eficiência na resolução dos problemas das comunidades e ajudar as populações na Província do Moxico.
População do Moxico credita mais no DIP do que no SIC pelos resultados apresentados até agora.
A falta de transporte para a realização de trabalhos de busca e apreensão tem sido o calcanhar de aquiles e uma dor de cabeça, quando aos efectivos que são obrigados andar a pé em locais milindrosos na calada da noite ou as madrugadas ao serviço da nação.
Dizem Muitos usar as suas motorizadas para fazer o trabalho da polícia e correm vários riscos e pedem ao Ministério do Interior e o comando Geral da PNA, a resolução urgente. Os efetivos pedem ao ministro Eugênio César Laborinho e ao Comandante Geral Arnaldo Carlos, a resolução urgente para dar cobro as missões para o bem da pátria e da nação.
O povo agradece o trabalho prestado por este órgão e pedi mais patrulhamento nas comunidades.
população do município do Moxico, fica mais confiante nos serviços do DIP e condenam as acções maléficas praticados pelos serviços de investigação criminal por várias vezes terem se apropriados dos meios dos cidadãos que têm apreendidos.
Os cidadãos que viram os seus pertences devolvidos ficaram felizes por não pensar em comprar a mesma coisa que já possuía.
Os mesmos solicitam a polícia mais esforço para localizar os foragidos e repor os meios em falta.
A cultura de denúncia cresce a cada dia, na província do Moxico, as populações apontam como maior problema é a resolução urgente e pontual dos problemas dos cidadãos.
A falta de patrulhamento nas zonas perigosas preocupa os moradores do bairro Social na província do Moxico. E pedem ao Comandante Provincial Dia do Nascimento Fernando Costa, que em vez de contrabandear os combustíveis e madeira deveria devolver tranquilidade aos cidadãos e deixar de perseguir e prender os ativistas que ajudam a polícia e o Governo do Moxico. Activista solicitam mais proximidade da polícia junto das comunidades.
O Delegado Provincial do MININT deve se aproximar junto das populações.
Coordenou : Armando José Chicoca.
Editou: Fonseca Tchingui.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This