CIDADÃOS NO NAMÍBE VENDERAM LIXO

13.11.2022
Vários cidadãos no Namíbe saíram às ruas, na manhã deste sábado,12, recolhendo sacos plásticos e papel e venderam à Administração Municipal sede capital.
Por: Fonseca Tchingui

Archer Mangueira, Governador do Namibe a proceder o pagamento do lixo aos cidadãos

Depois da exortação da Administração do Município sede da capital do Namibe, angolanos dos vários extratos sociais aderiram em massa o chamamento das autoridades governamentais que por via deste gesto, acreditam num esforço conjugado com os Munícipes para Namíbe voltar a brilhar.

Distribuído os sacos, cada angolano que aderiu a campanha desafiou lucrar 1.000.00 kzs por cada saco de lixo.
O acto de entrega de sacos vazios e o pagamento pelo lixo teve lugar no triângulo florestal de fronte a Pumangol.
A Campanha foi liderada pela Administração Municipal do Namibe, em parceria com a Empresa Ngassakidila, do empreendedor Eduardo Mondlane, que cuida da limpeza da cidade capital do Namibe.
O NFV reportou em direito a campanha via Live que teve aderência massiva, segundo reafirmou Eduardo Mondlane, que admitiu o gesto como forma de sensibilizar as comunidades sobre o combate contra o lixo.
“Acção visa consciencializar os cidadãos que o lixo é dinheiro e não se deve deitar por qualquer lugar, portanto nós hoje estamos a proceder a compra de lixo por cada saco estamos a pagar 1000.000 kz, compensando assim o esforço dos nossos equipamentos, dando oportunidade aos cidadãos, de facto há muita aderência porque na medida que as pessoas vão ver também vão chegando, esta é a primeira edição e haverá mais de 15 em 15 dias”, disse.
“Isto significa que o governo do Namibe, está preocupado com o lixo na cidade capital, com esta actividade acho vamos diminuir os focos de lixos, daqui em diante passaremos a cuidar bem dos resíduos sólidos, eu trouxe dois sacos e com este dinheiro vou conseguir comprar alguma coisa para sustentar os filhos em casa”, disse Sandra uma das Munícipes.
Maria Jeremias é estudante da Universidade Gregório Semedo, vive no Bairro Saco Mar e disse que é assíduo do NFV, onde apercebeu-se que hoje sábado,12, haveria campanha de venda de lixo. “A iniciativa é boa e louvável. A Administração Municipal do Namibe está de parabéns, acredito que sim esta medida vai combater o lixo principalmente nas nossas ruas da cidade. Já vendi três sacos e este valor vai ajudar-me no transporte para a Universidade”, valorizou.
Elias, trabalhador da Status, bateu o recorde com sete sacos e facturou 7.000.00 kzs na sua língua nhaneca.”Onombongo devo nikalanda ombixi yokulya konjivo no cana”, traduzido:” com este dinheiro vai-me permitir comprar peixe para as crianças em casa”.
Abel Kapitango, Administrador Municipal do Namibe, em declarações à TPA, VOA e NFV disse que o balanço desta actividade é positivo a medir pela participação dos munícipes.
“A campanha esta correr bem, os munícipes aderiram massa e vamos fazer tudo para que ela continue nos próximos tempos, esta micro recolha é necessária porque nós fazemos a recolha dos grande aglomerados depois ficam alguns lixo voadores que é preciso a intervenção humana com maior número de pessoas a recolher este lixo. Pensamos que daqui para frente teremos uma cidade mais limpa com aspecto mais apresentável, para hoje começamos com 500.000.00kz e assim será quinzenalmente”, Esclareceu.
“Vamos fazer o primeiro balanço desta actividade e definiremos o próximo bairro onde procederemos a compra do lixo plástico e papel sobre tudo nas zonas mais críticas da cidade capital, os cidadãos estão ganhar por cada saco 1000.00 kz. Os munícipes devem ser os responsáveis não só pela produção do lixo mas também pelo destino dos resíduos que produzem, este lixo aqui comprado será reciclado, temos vários operadores que procuram por estes resíduos principalmente plásticos e papel, a ideia é que depois desta micro recolha actividade continue nos ecopontos que estão a ser construídos em algumas artérias da cidade capital do Namibe”, concluiu Abel Kapitango.
Está campanha de compra e venda de lixo foi prestigiada com a presença do Governador do Namibe Archer Mangueira, que procedeu o pagamento dos primeiros dez Munícipes que venderam os seus sacos de lixo.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This