JORNALISTA EDSON HENRIQUES SAGROU-SE VENCEDOR DO PRÉMIO WELWITSCHIA DE JORNALISMO 2022

03.11.2022
Edson Henriques, jornalista da rádio Namibe, foi o grande vencedor do prémio Weliwítschia de jornalismo edição 2022, no sábado 29 de Outubro de 2022, na Estufa Municipal do Namibe, com o tema “Vandalização de bens públicos na província do Namibe”, com um cheque de 1 milhão de Kwanzas mais duzentos e cinquenta mil kwanzas, na categoria de rádio, ao passo que Benjamim Manuel, da Televisão publica de Angola, foi o vencedor da categoria de televisão tendo levado para casa um cheque de 250.000 kwanzas com o tema “doenças mentais” e Maria da Conceição Cavela, do jornal de Angola, foi a vencedora da categoria de Imprensa, tendo levado igualmente um cheque de 250.000 kwanzas.
Por: Fonseca Tchingui (NFV)
O reverendo Padre Abel Calanja, nas vestes de Presidente do Corpo de Júri, coube-lhe a responsabilidade de anunciar o grande vencedor do prémio “Weliwítschia” de jornalismo edição 2022.
“ Coube a nós neste momento e nesta hora, anunciar aquele ou aquela jornalista que apresentou o seu trabalho jornalísticos durante o ano, com rigor, cientificidade, qualidade e acima de tudo com verdade é o jornalista que trás para nós e para Angola com o tema “vandalização de bens públicos, trata-se do jornalista Edson Henriques, da rádio Nacional de Angola no Namibe”, anunciou.

 

Ema Guimarães, Vice-Governadora para o sector técnico e Infra-estruturas do governo do Namibe, nas vestes de Governadora em exercício no seu discurso salientou que: “ é com imensa honra que em nome do Governador do Namibe Archer Mangueira, faço esta intervenção, essa intervenção começa por destacar este evento anual de capital importância da valorização e reconhecimento da classe jornalística do Namibe”, sublinhou.

Noutro desenvolvimento, a governante destacou o papel que tem sido desenvolvido pela classe jornalística do Namibe.
“Este prémio é a clara demostração de como a nobre trabalho da imprensa seja ela escrita, radiofónica, televisiva e agora também nas plataformas digitais contribuem para o desenvolvimento da nossa Província, pós a informação será sempre associado a educação e cidadania, no Namibe orgulhamo-nos ter profissionais dedicados, educados, comprometidos e patriotas onde a pluralidade de ideias além de saudável é um facto decisivo para construção de uma sociedade”, finalizou.

Edson Henriques, jornalista da rádio Namibe atualmente editor da Tarde, naquela estação radiofónica pública, em gesto de agradecimento na receção do prémio nas mãos da vice-Governadora do Namibe, Ema Guimarães, reconheceu o trabalho do governo local e pela reativação do prémio que vai na sua segunda edição depois de sete anos (7).
“Na verdade estou satisfeito e muito das vezes sou exagerado na demostração das minhas emoções, agradecer o governo Provincial do Namibe pela reativação deste prémio, ao corpo de júri que avaliou positivamente o trabalho que apresentei ao concurso. Eu costumo a dizer que se a critica nos ajuda melhorar o elogio nos encoraja”, agradeceu.
No final do evento Armando Chicoca, Secretário Provincial dos Jornalistas Angolanos no Namibe (SJA) teceu algumas considerações ao NFV, sobre a gala prémio “Weliwítschia” de jornalismo edição de 2022.
“Valeu apenas termos reativado o prémio “Weliwítschia de jornalismo ” lembro-me que foi precisamente a um ano, que fizemos um diagnóstico no sector da comunicação social na Província, apresentamos um memorando ao Governo da Província do Namibe na pessoa do governador Archer Mangueira, felizmente tivemos uma correspondência muito forte”, salientou.

Na ocasião também aproveitamos falar com Sampaio Mucanda, deputado pela bancada parlamentar da UNITA círculo do Namibe um dos convidados ao evento.
“Estão de parabéns todos jornalistas da província do Namibe, tanto aquele que foi distinguido como melhor, tanto aqueles que não foram premiados mas que têm feito um grande trabalho na nossa Província, os nossos jornalistas que façam o seu trabalho para o fortalecimento da democracia”, sustentou.

“O prémio atribuído ao jornalista Edson Henriques, é meritório, honestamente é pessoa que eu também apostava, foi um reconhecimento daquilo que ele tem feito em prol do jornalismo no Namibe”, disse Amélia Camuheira, deputada pela bancada parlamentar do MPLA no Namibe.
José Mário, Director do Gabinete provincial de Comunicação Social do governo do Namibe em entrevista ao NFV, no final da gala, parabenizou o jornalista vencedor do prémio “Weliwítschia” de jornalismo edição 2022.

José Mário, Director do Gabinete provincial de Comunicação Social do governo do Namibe

“Em primeiro lugar tenho que parabenizar o jornalista vencedor Edson Henriques, da edição 2021/2022. Dar nota que não é o melhor jornalista mas simplesmente o prémio foi atribuído ao Edson Henriques, como sendo aquele que apresentou o melhor trabalho do ano. Para nós gabinete de comunicação social do governo do Namibe, consideramos todos jornalistas valiosos dedicados, têm feito o máximo deles para que a notícia chegue ao público-alvo, no mar das dificuldades, associadas a falta de transportes, equipamentos e outras de ordem social ”, afirmou.

Noutro passo da sua entrevista José Mário, justificou o baixo número de jornalistas que concorreram na presente edição.
“Agradecer também a participação de todos os jornalistas que não hesitaram tiveram a participação de doze jornalistas, importa salientar que o número reduziu de 18 para 12 concorrentes, porque na edição passada tivemos a participação de diretores de órgãos que nesta edição não aconteceu. Agradecemos igualmente a participação de jornalistas de órgãos de comunicação social privado nomeadamente a rádio Eclésia e DW, os jornalistas do Namibe Fala Verdade e Voz da América, não participaram por uma questão de agenda porque sabemos que trabalho deles não se refleti apenas no Namibe mas sim na região sul e Leste de Angola, acreditamos que na próxima edição eles possam concorrer”, concluiu.
Corpo de júri esteve composto por: “Esmael Pena, Abel Calanja, Neusa Bengani, Laura Inácio, Delcio- Mach Mahon.
O evento contou com o patrocínio da empresa portuária do Namibe, Governo local, 2M Produções e MV designer com presença de membros da sociedade civil, jornalistas de vários órgãos de comunicação social sediados na província, Deputados Assembleia Nacional, membros do governo provincial, músicos que abrilhantaram a gala do prémio “Welwitschia de jornalismo edição 2021/2022”, luz e cor deu vida à gala que aconteceu na Estufa Municipal na cidade capital do Namibe.
O NFV, fez a cobertura total do referido evento, numa coordenação de Armando Chicoca, edição e narração de Fonseca Tchingui, técnica de Elisa Buale, apoios da NED e da Open Society, a verdade doí mas liberta estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This