Prisão Política “livro de Sedrick de Carvalho” será lançado no Namibe

03.11.2022

A obra retrata a prisão dos jovens julgados e condenados pelo crime de golpe do estado pelo simples facto de pensar diferente dos políticos do MPLA.

Por: Fonseca Tchingui

Data: 03.11.2022

A informação foi prestada nesta quinta-feira, 3 de Novembro de 2022, pelo Professor e Consultor literário na Província do Namibe, Júlio Tchivangulula ao MWANGOLÊ Fala verdade, realizado quinta-feira. O acto vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 7 do mês e ano em curso, na Pro-arte Namibe, pelas 17 horas, junto a caixa social da Polícia, mediações do Girassol e Instituto de Geodésica cartográfica de Angola, cidade capital do Namibe.

“No âmbito daquilo que é o nosso objecto social a promoção da literatura na Província do Namibe, estamos a criar condições para que em breve tenhamos a presença de Sedrick de Carvalho, para fazer o lançamento da sua obra intitulada “Prisão Política” que que resultou de um relato biográfico daquilo que um dos momentos históricos de Angola. Estamos a falar de um relato do caso 15+2, em que ao actor também parte integrante. Dizer ainda que a obra Prisão Política é uma obra publicada em 2021, pela editora Elivulu, também dirigida pelo actor”, esclareceu.

Sedrick de Carvalho, jurista e jornalista independente

Sedrick de Carvalho, jurista e jornalista independente, igualmente Coordenador do projeto NFV, é actor de duas obras literárias, sendo a primeira: Cabinda um Território em Disputa e a 2ª “Prisão Política”, esta última que retrata o caso mediático 15+2 (quinze rapazes mais duas raparigas”, um processo que aconteceu em 2015 quando estes foram “acusados de golpe de Estado pelo regime do governo do MPLA”, na era de José Eduardo dos Santos, falecido em Barcelona e enterrado em Agosto de 2022.

O académico questionado sobre o estado actual da produção literária na Província, afirmou que apesar do mar das dificuldades que o sector enfrenta, há bons indicadores a medir pelo número de actores da Província do Namibe.

“Nós que estamos no terreno dominamos a as dificuldades porque passamos associadas a questões de conta tempo com as gráficas, estamos falar por exemplo de questão de preparação de Magne para que a obra seja publicada e aceite pelos munícipes, Namibe não conhecida tradicionalmente literária, nós não temos histórico Namibe ter uma grande referência na literatura. Precisamos de apoios dos empresários locais a promoção da literatura na nossa Província”, salientou.

Júlio Tchivangulula, que falava no espaço Mwangolê Fala Verdade, às “Quartas-feiras”, numa realização e condução do jornalista Armando Chicoca, reconhece haver no mundo literário apoios do Governo do Namibe, liderado por Archer Mangueira, mas sublinha que muito ainda deve ser feito a bem das comunidades locais.

“Estamos passar por um momento de alguma coragem de actores locais, para que algumas obras sendo lançadas localmente, nós estamos a falar de atores como Loide Cassoma, que já tirou “Lúdico e jogos”, Azevedo Calassola, “Atendimento ao cliente”, estamos a falar como o actor Dr. José Cavela, estamos falar igualmente Bernardo Fonseca “Malo”, temos também um trabalho muito rico de António Chinhenha, que fala sobre o futebol no Namibe na década de 70 e 80”, referiu.

Júlio Tchivangulula, Consultor literário

Estão convidados a participar membros da sociedade civil, políticos, académicos e toda franja da sociedade Namibenses e não só. “Agradeço a oportunidade que o NFV, conhecemos este projeto desde a nascença, hoje o NFV é um projeto social que nos deixa todos satisfeitos, seria bom que todos reflectissem os de que juntos podem levar o nosso Namibe ao desenvolvimento. “Houve muitos que só souberam criticar, mas se nós ajudar no mundo da literatura, certamente que deixaremos de depender de outras províncias e nos aproximaremos as províncias de Luanda, Huíla, Benguela e Huambo, concluiu.

O evento está ser organizado pela Firma Júlio Tchivangulula, em parceria com Elivulu Editora, apoio Namibe Fala Verdade

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This