Comunidades vulneráveis na Bibala no Namibe Beneficiam-se de cozinhas comunitárias

17.01.2023

Comunidades vulneráveis na Bibala no Namibe Beneficiam-se de cozinhas comunitárias.

A iniciativa é o do governo provincial do Namibe que através das Administrações municipais aloucam bens de primeira necessidade para acudir as famílias nas localidades onde o índice de pobreza das comunidades é mais crítica.

Por Fonseca Tchingui

Como a fome não tem idade, as crianças dos 5 aos 14 anos de idade e idosos (60 à 90 anos) são diariamente atendidos nas quatro cozinhas comunitárias existentes naquele município também assolado pelas consequências da seca nos últimos quatros anos.

Archer Mangueira, Governador do Namibe

O governador Archer Mangueira, na sua recente visita ao município da Bibala constatou in´loco como são geridas as cozinhas comunitárias, e a primeira paragem foi na comunidade do rio de Areia, onde o governante viu e serviu aos mais pequenos a sopa antes da sua chegada ao local.

O governante recebeu igualmente no local esclarecimento da Administradora municipal Luzia Arcanjo, sobre o funcionamento daquela cozinha comunitária que atende todos dias várias famílias famintas, segundo deu a conhecer Maria Noémia André, directora municipal da acção social, que fez saber também que atualmente o município da Bibala conta com quatro cozinhas comunitárias e o sector que dirige trabalha em parceria com organizações não-governamentais engajadas na prestação de alimentos às famílias carenciadas.

Maria Noémia André, diretora municipal da Acção Social na Bibala

“As cozinhas comunitárias no município da Bibala estão em bom ritmo, estamos a servir as sopas à mais de mil e cento e noventa e cinco (1.195) famílias dentre crianças dos 5 aos velhos de terceiras idade, estamos dar uma refeição por dia demos a “sopa, premix, arroz com feijão, funji de massango, também fizemos funji de milho, estamos a dar funji de massango por uma questão cultural destas comunidades da etnia (Mumuila). Neste momento o município tem quatro cozinhas comunitárias, as mesmas foram construídas de raiz, mas, para além destas quatro, temos outras quatros controladas pelas ONGS, como Word Vision, que também servem crianças em situação de má nutrição, nas zonas mais críticas do município, nomeadamente, as localidades da Cacanda, Ombia e Rio de Areia onde nos encontramos neste momento”, esclareceu a responsável da Acção social na Bibala.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This