GOVERNO DO NAMIBE CRIA COMISSÃO MULTISSECTORIAL PARA DAR RESPOSTA AOS PROBLEMAS DOS ANTIGOS COMBATENTES E VETERANOS DA PÁTRIA

15.01.2023

O Governo provincial do Namibe criou uma comissão multissectorial que visa dar resposta rápida aos problemas que afectam os antigos combatentes e veteranos da pátria na província.

Por Fonseca Tchingui

A garantia foi dada pelo governador provincial Archer Mangueira, durante o acto provincial alusivo ao dia dos precursores de luta de libertação nacional antecipado realizado no município da Bibala, sexta-feira, 13 de Janeiro de 2023.

Archer Mangueira, Governador do Namibe

“Temos a responsabilidade de fazer com o vosso nome seja sempre respeitado, ouvimos com muita atenção as vossas preocupações e tomamos boa nota, algumas devem merecer tratamento imediato outras certamente levarão algum tempo porque não dependem só do governo provincial ou das Administrações municipais, decidimos criar uma comissão multissectorial para avaliar todas as inquietações que foram apresentadas identificar soluções de curto e longo prazo” disse.

Os problemas que tem a ver com a pensão dos assistidos, assistência médica e medicamentosa, emprego para os filhos de antigos combatentes são dentre várias questões que vão merecer atenção do governo do Namibe no prazo de trinta dias, segundo Archer Mangueira.

“Nós vamos no prazo máximo de trinta dias identificar soluções e encontrar saídas, depois daremos retorno para apresentar os resultados feitos por esta comissão”, frisou o governante.

O acto provincial em alusão ao 15 de Janeiro, decorreu no município da Bibala ao norte da província do Namibe e, foi antecedido pela deposição de uma coroa de flores ao túmulo do soldado desconhecido. Em acto contínuo o governador Archer Mangueira, procedeu a entrega de kits de agricultura aos antigos combatentes associados em cooperativas naquele município.

Domingos Bamby, presidente da Associação Twendeny Kwepia, na língua local significa vamos à lavra, disse que diferente de outros anos na Bibala está cair muita chuva, perspectivando muita produção este ano.

“Recebi um kit de enxada e de catana, este ano prevemos cultivar 2 hectares, a chuva está cair muito este ano o que nos leva a crer que vai haver muita produção e deixar para atrás as consequências da seca que assolou o município nos últimos 4 anos. A associação é composta por 10 membros, estamos a cultivar milho, melancia e massango”, descreveu.

 O presidente da Associação denominada “alegria” António Peitinho, igualmente antigo combatente e veterano da pátria no município da Bibala, disse que a exemplo dos homens da segurança que foram reconhecidos, os antigos combatentes devem merecer atenção especial de quem é de direito.

 “A par dos bens que o governo nos tem apoiados, nos falta mais apoios, só a pensão de 23.000 kwanzas não chega para o sustento das nossas famílias. “Nós queremos ficar conforme estão os outros da segurança do Estado que hoje estão bem, se hoje em dia o nosso país está em paz graças a bravura dos antigos combatentes, o governo deve e já, apoiar os antigos homens do gatilho”, reagiu.

No Namibe são controlados mais de mil setecentos e seis assistidos (1706), dos quais 324 são antigos combatentes, 415 deficientes de guerra, 252 órfãos de combatentes, 60 viúvas e 17 ascendentes de combatentes a nível dos 5 municípios da província, segundo dados das autoridades governamentais locais.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This