NAMIBE: JOVENS SOLIDÁRIOS VÃO DOAR SANGUE A FAVOR DAS CRIANÇAS NO HOSPITAL PEDIÁTRICO

22.01.2023
NAMIBE: JOVENS SOLIDÁRIOS VÃO DOAR SANGUE A FAVOR DAS CRIANÇAS NO HOSPITAL PEDIÁTRICO
Mais de cem jovens estão mobilizados, na cidade capital do Namibe para uma campanha de doação de sangue ater lugar no hospital pediátrico do Namibe no próximo dia 17 de Fevereiro de 2023, numa iniciativa do núcleo de jovens solidários.
Por: Fonseca Tchingui
A iniciativa visa acudir as crianças enfermas com necessidades de transfusão de sangue, face a escassez deste importante liquido para a vida que se regista nas unidades hospitalares da província do Namibe.
Muitas pessoas, as vezes morrerem por falta de sangue e sobretudo quando a procura é maior que a oferta. Adalberto José, nas vestes de porta-voz da organização, em entrevista concedida ao espaço “Mwangolê Fala Verdade”, edição de quarta-feira, 18 de Janeiro de 2023, realizado e apresentado todas as quartas-feiras pelo jornalista Armando Chicoca, disse que a iniciativa visa acudir o grito de socorro de muitas famílias, sobretudo aqueles que vêm do interior dos municípios da província do Namibe que ocorrem nos hospitais locais, desprovidos de familiares mas preocupadas em salvar vidas de seus filhos.

Adalberto José, porta-voz da organização

“ Todos dias ouvimos pelas rádios o grito de pacientes (progenitores e não só) apelando por apoios na falta deste precioso liquido nos bancos de sangue dos hospitais locais. Sabemos que o hospital materno infantil é responsável por atender maior parte de pacientes sejam mães e crianças, também sabemos quanto há problemática dos nossos hospitais públicos, a necessidade de sangue passa por todas as famílias. Nós nos mobilizamos no sentido de sensibilizar a sociedade para que possamos atender este grito de socorro”, disse.

Adalberto José, realça que a actividade está prevista para o dia 17 de Fevereiro do ano em curso na cidade do Namibe, estão convidados jovens de todos extractos sociais e organizações sociais com saúde para doar sangue.
“Pedimos a todos aqueles doadores de sangue e aquelas pessoas que ainda não são doadoras que neste gesto solidário pensam tornar-se doadores, para salvarmos vidas humanas em risco para que compareçam no dia 17 de Fevereiro pelas 8 horas e trinta minutos no hospital materno infantil. Além dos 150 jovens que já mobilizamos queremos mais jovens”, salientou.
Os mais de cem jovens mobilizados alguns deles vêm da Marinha de Guerra, Policia Nacional, organizações politicas e Igrejas. Adalberto José, Porta-voz da organização de jovens solidários na província do Namibe defende que ainda é possível atrair mais jovens para esta empreitada de âmbito social e de benevolência de salvar vidas humanas.
“Já enviamos cartas ás igrejas, a marinha de guerra e a polícia nacional, nossos grandes parceiros fiéis na campanha de doação de sangue”, enfatizou.
No passado a província do Namibe, tinha uns núcleos de jovens que eram chamados de doadores voluntários, Adalberto José, questionado pelo jornalista Armando Chicoca se ainda existem estes grupos respondeu: “Sim e tudo estamos a fazer para que todos estejam localizados, recuperados e escritos na base de dados”.
“Acreditamos que estes grupos de doadores voluntários ainda existem, o importante é reunirmos condições para que estes antigos doadores de sangue sejam reactivados e continuem a salvar vidas humanas. As vezes as pessoas desistem por falta de incentivo moral permanente, nós podemos fazer mais e melhor neste sentido”, concluiu.
Num passado recente, Namibe tinha mais de 200 doadores voluntários, naquela altura controlados pela cruz vermelha de Angola no Namibe, no tempo da Delegada desta instituição Olisa Pinto. Este grupo de doadores voluntários de sangue desapareceram tão logo esta grande mulher da cruz vermelha no Namibe foi á reforma.FC

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This