OFICIAL DO SIC NO CATINTON EM LUANDA É ACUSADO DE TENTAR EXTORQUIR DINHEIRO A UM DETIDO

03.01.2023
A denúncia é de Alice Maurício cunhada de Joana António José Manuel, esposa do irmão Armando Maurício que segundo ela, estuda no Kwanza e veio a Luanda passar quadra festiva, mas detida ilegalmente.
.
Por Armando Chicoca
Quando o seu irmão Armando Maurício e a esposa deste “Joana Manuel “encontravam-se fora de casa, o jovem trabalhador de casa cujo não foi revelado manteve cúpula com uma jovem e a amiga desta desconfortada com a morosidade achou por bem denunciar a policia. As forças da ordem postas no local não quiseram ouvir ninguém, levaram todos para a esquadra.
A visita (cunhada) Joana Manuel, que acabava de chegar e encontrava-se a tomar banho também foi levada e constituída arguido ilegalmente por conta do chefe do SIC do Catinton.
Alice esclarece ainda que o jovem trabalhador da casa de seu irmão e um sobrinho foram brutalmente agredidos, mas foi o trabalhador quem violou e é esse que deve ser responsabilizado se é que há crime. A minha cunhada entrou detida domingo e hoje, segundo o meu irmão, o oficial do SIC condiciona a soltura da minha cunhada com um valor de 50 mil kwanzas. “Afinal quem violou a menina? Foi a minha cunhada ou o rapaz trabalhador que também está preso? Porque teremos que pagar ao oficial do SIC Arriaga o valor de 50 mil kzs?
“Quando é que este país vai melhorar com esta corrupção que incomoda a todos nós”, questionou
Armando Mendes Maurício esposo de Joana Manuel ora detida disse que o chefe Arriaga do SIC em Catinton “propôs-me o apagamento de 50 mil kwanzas para ver a mulher em liberdade. Apenas ela deverá ser solta e o presumível autor e o outro rapaz vão passar a noite desta segunda-feira,2, para terça-feira, 3 de janeiro afim de serem ouvidos pelo Ministério público, disse. Assurreira Sebastião, advogado constituinte disse que quando o chefe do SIC que estava a espera dos supostos 50 mil kwanzas para a liberdade da detida apercebeu-se da sua presença como advogado ficou revoltado ao ponto de tratar-me mal. “Ouviu os detidos fora de mim, não me deixou enquanto advogado da detida ela ser ouvida na minha presença enquanto advogado” disse.
O chefe Arriaga foi fazer buscas em casa do marido de sua constituinte e trouxe para a esquadra bebidas que se presume adulterar para justificar o seu propósito, sem contudo ter exibido ordem de buscas. Quando perguntei porque estava a pedir 50 mil kwanzas para suposta liberdade de Joana Manuel manteve-se calado. É urgente trabalharmos para se ultrapassar esta atitude de corrupção nas instituições públicas quem em nada ajuda o crescimento do país, disse Assurreira Sebastião que ameaça espoletar um processo disciplinar contra o chefe do SIC em Cantiton junto do Ministério do Interior.
O NFV procurou ouvir a versão do especialista do SIC no Catinton, Arriaga sem sucesso.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This