NAMIBE: DEPUTADOS DA UNITA PRESSIONAM ÓRGÃOS DA JUSTIÇA PARA ESCLARECIMENTO DO CASO “STELA” ATROPELADA MORTALMENTE

06.02.2023

NAMIBE: DEPUTADOS DA UNITA PRESSIONAM ÓRGÃOS DA JUSTIÇA PARA ESCLARECIMENTO DO CASO “STELA” ATROPELADA MORTALMENTE.

Os deputados Américo Wongo e Manuel Sampaio Mucanda, ambos do grupo parlamentar da UNITA no Namibe pelos círculos provincial e Nacional respectivamente, acompanhados por alguns membros da sociedade civil foram recebidos na manhã de segunda-feira,6 de Fevereiro de 2023 em audiência pelo Subprocurador Eugénio Sonehã Cassandi.

Por : Fonseca Tchingui

Os parlamentares foram saber o posicionamento da PGR no Namibe sobre o caso “atropelamento mortal” da jovem “Neusa Stela Henriques Manpengue de 24 anos de idade, quadro da JMPLA, ocorrido no passado dia 6 de janeiro do ano em curso defronte a Igreja “Bom Deus” no período nocturno.

O silêncio das autoridades afins da província do Namibe consubstanciado ao controverso e revolta de vários cidadãos, tendo resultado em manifestação popular no passado dia 26 de Janeiro, pesou na balança dos parlamentares.#https://fb.watch/iwS7GWHHHr/

Deputados Américo Wongo e Manuel Sampaio Mucanda, ambos do grupo parlamentar da UNITA no Namibe pelos círculos provincial e Nacional respectivamente, acompanhados por alguns membros da sociedade civil

“Mantivemos um encontro com o procurador titular da República no Namibe Dr. Eugénio Sonehã Cassandi, para sabermos o andamento do processo do caso “Stela”. O procurador garantiu-nos que o processo está em curso e todas as diligências estão a ser feitas para que se faça a justiça”, disse o magistrado, alertando que “todos os cidadãos que tenham visto a viatura que atropelou a nossa querida irmã, que cooperem com as instituições da justiça, sobretudo a PGR e o SIC que muito precisam desta cooperação com as forças vivas da província do Namibe”, exortou.

Para Sampaio Mucanda: “nós enquanto parlamentares no âmbito da separação de poderes, não podemos entrar nos meandros do processo, mas tendo em conta as três funções que nos caracteriza, representação, legislação e fiscalização, sobretudo quando se trata de uma vida humana que perdeu-se, os deputados são chamados a defender a Constituição da República de Angola e os direitos humanos, cooperar com as instituições vocacionadas para saber como este processo está andar”, disse.

Os Deputados Américo Wongo, secretário provincial do Namibe do partido do galo negro igualmente deputado pela bancada parlamentar pelo círculo nacional, e Sampaio Mucanda, deputado pela bancada parlamentar da UNITA pelo círculo provincial do Namibe fizeram-se acompanhar do jurista João Domingos Bamba, membro da sociedade civil as 9 horas visando pressionar os órgãos da Administração da justiça no Namibe face a morosidade que se assiste no esclarecimento do caso atropelamento mortal de “ Neusa Stela Henrique Manpengue”, que a data dos factos era membro dirigente juvenil do partido dos camaradas.

Nas vestes de porta-voz do grupo, Sampaio Mucanda, fez saber que já estiveram na delegação do Ministério do Interior, disse aos jornalistas da imprensa pública e privada.

O comissário Timóteo Hilário, igualmente Delegado do Namibe do Interior e Comandante provincial da Polícia Nacional garantiu que tudo está sendo feito para o esclarecimento dos factos.

Por seu turno, Eugénio Sonehã Cassandi, Subprocurador titular da República no Namibe confirmou a presença dos parlamentares no seu gabinete em torno do caso “Stela”.

“ Na manhã desta segunda-feira, 6 de Fevereiro de 2023, os deputados no âmbito do programa fale com o procurador, foram recebidos, de facto e abordamos com responsabilidade este assunto, diligências estão a ser feitas no sentido de que se encontre matérias de prova, com vista o esclarecimento dos factos, isso tudo na base do respeito dos princípios do processo penal”, esclareceu.

O homem forte da PGR no Namibe lamentou entretanto as supostas informações veiculadas nas redes sociais algumas delas com pendor emocional.

Eugénio Sonehã Cassandi, Subprocurador titular da República no Namibe

“As muitas emoções que estão a falar muito alto, quero aqui dizer que a actuação do ministério público, é uma actuação objectiva, no entanto, nós sem tirar partido A ou B, vamos simplesmente procurar esclarecer a verdade dos factos, mas volto aqui a dizer que estamos empenhados nisso, tão logo estejam reunidas as provas, chamaremos a Imprensa para o ponto de situação do caso Stela ”, concluiu.

No passado dia, 26 de janeiro do ano em curso, familiares e amigos organizaram-se em manifestação de repúdio ao silêncio das autoridades da Administração da justiça na província, na gestão deste caso, que de imediato foram reprimidos pelas forças especiais da Polícia com a detenção de 12 cidadãos submetidos a julgamento sumário no dia 27 no tribunal provincial do Namibe.#https://fb.watch/iwS5KHhzob/

Uma fonte próxima da Delegação provincial do ministério do Interior, disse ao NFV, que os especialistas do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais, estão próximo de esclarecer o facto com arguidos presos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This