NAMIBE: MÂE DA CRIANÇA ESTUPRADA NO TOMBWA DEPLORA ATITUDE POLÍCIAL QUE DETEVE SEU MARIDO

22.02.2023

NAMIBE: MÂE DA CRIANÇA ESTUPRADA NO TOMBWA DEPLORA ATITUDE POLÍCIAL QUE DETEVE SEU MARIDO

Maria Arsénia, mãe da pequena “Armandinha”, que foi abusada sexualmente muito recentemente no município do Tombwa, província do Namibe, deplorou a acção da policia que deteve, neste Domingo, 19, o seu marido Nelson Walter, quando, este atirou-se contra o presumível violador de sua filha Xavier Chano.

Por: Fonseca Tchingui

Falando para o NFV, no início da noite, de terça-feira, 21 de Fevereiro de 2023, Maria Arsénia, com a lágrima no canto do olho, lamentou a situação porque passa o seu marido, detido desde Domingo último, em consequência da alegada morosidade dos órgãos da Administração da justiça no município do Tombwa, província do Namibe.

Maria Arsénia, mãe da vítima

“A polícia quando deteve o meu marido, apegou-se muito nas declarações do senhor Chano, o que nós falamos não levaram em consideração. O meu marido desde que está detido Domingo não come, não banha, está em péssimas condições, hoje ligaram-me dizendo que atenção arterial subiu à 260, tinham lhe levado ao hospital”, reagiu.

Aparentemente revoltada com a situação Maria Arsénia, disse não compreender porque que o senhor Xavier Chano, não está detido e acrescenta dizendo que o mesmo anda pelas ruas do Tombwa em boa vida.

“O cidadão anda solta no município, foi falando com as pessoas que a família da criança estuprada é maluca, somos perturbados e estamos a lhe caluniar, foram estes insultos que que frustrou o meu esposo ao tentar fazer justiça por mãos próprias. Foi assim que ele foi para o comando municipal da Polícia inventar montes de coisas, que deixou cair dinheiro meu Deus! porque tanta injustiça para com o meu marido, será que não existe justiça no Tombwa? Neste momento não sei o que fazer, o meu marido, está lá preso, disseram ainda, que devo levar esta manhã de quarta-feira, 22, os documentos do hospital que testam o abuso sexual da minha filha, o senhor Chano está livre anda torta a direita neste município, o meu marido está preso e doente naquela cadeia”, desabafou.

Questionada sobre o estado actual de saúde da sua filha, Arsénia, disse que a mesma desde que começou as provas, só fez duas e quando volta da Escola vem correr com medo sofrer Bólingue.

“Ela na escola, estes dias, só conseguiu fazer duas provas, ela quando saí da escola vem a correr, a minha filha, já está sofrer bólingue, não só ela, assim como os irmãos em casa, também sofrem e chegam sempre triste. A minha estes partiu a pia eu não sei o que está se passar com ela, depois de estar envolvido com este psicopata, também não sei o que este senhor Chano deu na minha filha? Só mesmo a justiça é que podia esclarecer isto, mas talvez a justiça de Deus que é a mais justa, que pode esclarecer, nem eu como própria mãe estou a perceber se o que estão a fazer é o mais correcto? Quero justiça”, exigiu, tendo criticado igualmente órgãos afins que desde o acontecimento deste caso nunca ninguém apareceu em sua casa para manifestar solidariedade com a criança violentada, as únicas pessoas que têm estado aqui e ligam sempre é os jornalistas eu nunca vi ninguém aqui”, disse.

O NFV, soube que para além do Advogado que tinha sido inicialmente constituído pela família, junta-se nesta quarta-feira, 22 de Fevereiro, mais um Advogado Francisco Kandjamba, igualmente defensor dos direitos humanos e homem sempre disponível para apoiar e defender as comunidades mais despavoridas na província do Namibe.

Procuramos ouvir órgãos da Administração da justiça no município piscatório do Tombwa, infelizmente não tivemos sucesso, mas o NFV, vai continuar acompanhar, reportando todas informações a volta desde caso mediático naquele município, onde presume-se que a justiça tarda dar um basta nesta situação que deixa abalada família de Nelson Walter, que encontra-se atrás das grades do Comando municipal do Tombwa, em condições deploráveis segundo denunciou a sua esposa Maria Arsénia.

“A cadeia onde está o meu marido está cheia de fezes, como se de criminoso trata-se, ele não consegue comer porque aquele sítio cheira mal. Quem merecia estar naquele lugar é o senhor Chano, que abusou a minha filha”, concluiu exigindo justiça.

 

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This