NAMIBE:GABINETE DE SAÚDE GARANTE EVACUAÇÃO PARA LUANDA CRIANÇA DE 5 ANOS DE IDADE QUE SOFRE DOENÇA DO CORAÇÃO

06.02.2023

NAMIBE:GABINETE DE SAÚDE GARANTE EVACUAÇÃO PARA LUANDA CRIANÇA DE 5 ANOS DE IDADE QUE SOFRE DOENÇA DO CORAÇÃO.

A menina Maria Luísa Esmael Cambinda, de 5 anos de idade, que sofre problema de coração e respiratório, desde nascença será evacuada brevemente para uma das unidades hospitalares de referência de Luanda para tratamento médico.

Por : Fonseca Tchingui

A garantia foi dada pelo do Director do Gabinete provincial de Saúde do Namibe, Miguel Pedro Coríntios, quando ao telefone para o espaço “Mwangolê”  do Projecto Namibe Fala  Verdade, edição especial  de sexta-feira dia 3 de Fevereiro de 2023, realizado no largo “José do Espíríto Santo”, apresentado pelo jornalista Armando Chicoca. “Neste momento Na verdade a situação da menina não tem solução a nível da nossa província, mas já estamos a interagir com Luanda para criarmos o mesmo protocolo de encaminhamento tal como em casos anteriores.“Neste momento já encaminhamos cinco casos altamente complexos que estão a ser acompanhados em Luanda”, assegurou o responsável máximo do sector da saúde no Namibe.

Durante o debate no Mwangolê Fala Verdade, na largo Espírito Santo

Fernando Gabriel Dinis Cambinda, o pai da menina Maria Luísa Cambinda, até desanimado com a saúde da sua filha, não encontrou palavras para agradecer a sensibilidade e o gesto de tamanha altruísmo demonstrado pelo Director da saúde Miguel Coríntios. ”Muito o brigado, isso vai trazer muita satisfação”, disse. O nosso interlocutor mostrou-se, entretanto, receoso com a deslocação a Luanda por não conhecer a cidade capital do país.

Quando a Mulher abandonada pelo marido há quatro anos com sete filhos, que supostamente será expulsa por atraso de pagamento de renda de casa.

Sandra Mariza, mulher abandonada pelo seu marido com sete filhos.

Sandra Mariza de 43 anos de idade, desempregada, abandonada há quatro anos, pelo marido, pode viver ao relento por falta de recursos financeiros para sustento dos sete filhos e, renda de casa cujo proprietário já deu ordem de despejo. Para além de correr o risco de viver na rua, dois filhos foram expulsos da escola por falta de pagamento de propinas na capelinha Santa Ana no bairro Platô. Neste momento a mãe sofredora vive de pequeno negócio de peixe, apenas para garantir sustento aos filhos pelo menos uma refeição por dia.

Sandra Mariza, pede ajuda ao Governo. “Não estou a conseguir dinheiro de renda de casa. Pago 7 mil Kwanzas com o consumo de energia. O dono da casa disse-me que para não vai ficar mais aqui na casa dele. Esta casa construi, custou me dinheiro e não vais ficar mais aqui”, lamentou com a lagrima no canto do olho.

Mais adiante pediu:” se alguém do governo poder ajudar-me na questão de renda, que vá conhecer onde vivo e as difíceis condições em que vivo”. Desde que o marido a abandou e foi para a República Democrática do Congo nunca enviou nada para os filhos e, só falaram uma vez, três há anos depois, mas sem garantias de regresso. O vizinho que ajudava agora também está desempregado.https://fb.watch/iwF-O8cGsp/

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This