Cunene: Perca de valores da Mulher preocupa munícipes do Cuanhama.

09.03.2023

Segundo os nossos interlocutores que falaram esta quarta-feira 08, dia dedicado internacionalmente à mulher, há uma diferença na preservação de valores da mulher nos dias atuais tudo porque muitas delas não têm sabido ocupar o seu devido lugar.

Por: Dino Manuel

As mulheres, dizem que antigamente eram mais conservadas e privadas de realizar algumas atividades na sociedade, pois viam varias vezes os seus direitos violados, mas atualmente já há mais liberdade e valorização do gênero, segundo Analdina.

“Eu não digo que o nosso tempo era melhor, eu via que o tempo das nossas Mães era mais reservadas, as Mulheres eram mais tipo no canto delas apesar de que eram mais limitadas em fazer alguma coisa, era só trabalho de casa, apesar de que nem todas trabalhavam, mas agora a Mulher tem mais voz encontramos algumas Mulheres que são Governantes, eu prefiro o tempo das nossas Mães”, disse.

(Foto arquivo NFV-Cunene)

Dorotéia Ndeshipanda, “é o meu nome, essa data é uma data muito marcante para nós, nos sentimos representadas , nos sentimos assim presentes, a aquela consideração de sermos Mulheres.Ganhamos mais espaço, agora a denúncia de mais liberdade mas não siguinifica que devemos deixar de fazer o nosso papel, nós somos sempre  Mulheres , somos mães”, afirmou.

 “Eu sou a Claudete, as nossas mães respeitavam o seu corpo, ela se vestiam-se bem, decentemente  ninguém que conseguia ver as partes intímas  principalmente. Tudo que o homem faz é que a Mulher vai fazer se o homem dormiu fora de casa, a Mulher também vai dormir já não se respeitam mais”, reagiu.

E os homens por sua vez, culpam o fenômeno globalização estar a contribuir no desaparecimento dos valores no seio das mulheres.

Chamo-me Agostinho, a mulher de ontem comparando no comportamento há uma diferença, Mulher de ontem respeitava a sociedade, ninguém andava nas ruas de saia curta e hoje em dia, naquilo que é a ciência, a mulher está mais atualizada, está a estudar mais”, disse.

 Jorge Lino César,disse que: “ há muita mudança há algumas as vezes que querem sujar a imagem das outras tem umas que ficam nas cantinas 24/24,muitas mulheres que estão a exercer funções de chefia é muito bom antes não existia isso e lado mal é essas mães que ficam ao lado das cantinas sem responsabilidade.

 Fernando Pedro, “eu digo que mulher de ontem tinha respeito e medo das coisas, não passeavam atoa, não chulavam atoa os homens dinheiro, agora essas nossas mulheres de hoje,é só hoje que se conheceram já vai te pedir mil kwanzas de saldo, a porque falta ZAP, não tem cabelo, e as coisas assim tipo nós já não estamos a entender mais, gostar muito de dinheiro, mulher não pode circular atoa com saias curtas, não”, disse.

Perca de valores da mulher na sociedade e o seu real papel, preocupa homens e mulheres no município do Cuanhama no dia em que se assinala o dia internacional da Mulher.

Anica de Sousa, vice- governadora local para o setor politico economico e sosal,

Enquanto isso, no Namibe,  a vice- governadora local para o setor politico economico e sosal, Anica de Sousa, saudou a feira da mulher Bombeira, no largo primeiro de Maio, que juntou todas as mulheres do ministerio do Interior do Namibe, decorreu sob o lema:” participação activa das mulheres nas tecnologias de informação por uma prosperidade social”.

“O lema proposto e que hoje e agora estamos a testemunhar chama a atenção e convida todas as mulheres para uma profunda atenção e engajamento e a busca continua no campo do saber no campo das tecnologias de comunicação e informação para promover cada vez mais o empreendedorismo , a cultura de inclusão e o reforço de investigação em vários domínios do desenvolvimento da provincia do Namibe”, reagiu.

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This