NFV FORA D` HORAS 14-03-2023

16.03.2023

NOTICIÁRIO DO NFV, EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2023, EÍS OS TÍTULOS.

1-Governador do Namibe conquista empresários japoneses para investirem no Namibe com incidência na dessalinização das águas para potenciar o deserto.

2-Bispo do Namibe insta autoridades governamentais locais para olharem as vias de acessos ao município do Virei.

3-Soba do Virei, Bernardo Mussonde, pede mais apoios para famílias assoladas pela fome e seca no Namibe.

4- Agenda do MPLA, com foco nas comunidades, vista por analistas como réplica de velhas promessas.

Somos à rádio On-line NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, co-produção de Esmael Pena, edição de Fonseca Tchingui, apresenta-lhe as notícias o Queiroz Paulino, hoje a partir da província do Cuando Cubango.

Archer Mangueira, governador do Namibe, em entrevista concedida na tarde de segunda-feira, 13 de Março de 2023, a margem da visita presidencial de João Lourenço, aquele país Nipónico disse que a par dos projectos de desenvolvimento da baia do Namibe em curso na província, foram assinados outros acordos que visam promover a formação de jovens nos sectores da electricidade, mecânica, dessalinização dentre os outros projectos.

Quanto a problemática da seca na província, o governante disse que esta faz parte das promessas eleitorais do presidente João Lourenço, e estes projectos são de médio e longo prazo.

O Bispo da diocese do Namibe Dom Dionísio Hisilenapo, instou as autoridades governamentais locais, no sentido de olhar para o estado actual das vias de acesso ao município do Virei, província do Namibe.

Já o Soba daquele município, Bernardo Mussonde, também lamentou da mesma situação.

Ainda no município do Virei também conhecido como terra do Carneiro, a autoridade tradicional Bernardo Mussonde, voltou a lançar o grito de socorro da sua comunidade sobre a fome, seca e a problemática da transumância que afecta a população do Virei.

Em resposta o Administrador municipal André Cassinda, disse que o seu executivo tudo tem feito para acudir e minimizar a situação de vulnerabilidade das comunidades locais.

O Administrador municipal do Namibe, Abel  Kapitango, esclareceu recentemente na conferência de imprensa que, ao contrário do que tem sido propalado nas redes sociais, a  Administração municipal  não promove demolições mas sim, promove legalização.

Por outro lado, advertiu que o terreno cedido sem aproveitamento útil, ao Estado reserva-se ao direito de reavê-lo sem contemplações. “Administração municipal de Moçâmedes como qualquer ente do Estado é uma pessoa de boa-fé, nós não promovemos demolições, estamos é a promover  a legalização.

Para terminar na apresentação da agenda política 2023, no passado dia 11, o MPLA, partido no poder em Angola, reafirmou o compromisso com o lema “trabalhar mais e comunicar melhor”, mediante acções permanentes nas comunidades, perante um ambiente de descrença em sectores da sociedade que falam em promessas de várias décadas. Essa é uma matéria publicada pela voz da América, na voz jornalista João Marcos, de Benguela.

Namibe Fala Verdade, ponto final, muito obrigado a todos, eu sou Queiroz Paulino, a verdade doi mas liberta, estamos juntos!

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This