DELINQUENTE MATA  AFACADA JOVEM MOTOTÁXISTA NO NAMIBE

12.04.2023

Abel Mussungo, de 34 anos de idade, mototáxista de profissão, foi morto afacada segunda-feira, 10 de Abril de 2023, na cidade capital do Namibe, por  um suposto delinquente Geraldo Paquete, vindo da província da Huíla.

Por: Fonseca Tchingui

O caso mediático aconteceu segunda-feira, 10 de Abril, pelas 19 horas, quando Abel Mussungo, exercia a sua actividade diária de mototáxi, na cidade do Namibe, convidado pelo suposto meliante Geraldo Paquete, natural da província da Huíla, município da Chibia, junto a paragem de mini-autocarros, pediu que lhe levasse até as imediações da Estadio Joaquim Morais, onde já encontrava-se  outros seus comparsas para o roubo de motorizada segundo disse o superIndentente Chefe Ernesto Calianguila, Porta-voz do Comando provincial da Polícia Nacional no Namibe.https://fb.watch/jSw1GAtsaH/

 

Abel Mussungo,Vítima

“Este é um trabalho desenvolvido pelos efectivos do departamento de investigação de ilícitos penais, que tão logo foram acionados e consiguiram deter o jovem em causa. Dizer que o mesmo veio a proposito do município da Chibia para o Namibe, com objectivo de furtar uma motorizada, é assim que posto na paragem dos mini-autocarros, solicitou o serviço de mototáxi, posto no destino anunciou o assalto e desferiu um golpe fatal afacada ao jovem mototáxita, que infelizmente não resistiu aos ferimentos e acabou por sucumbir. As nossas forças conseguiram deter o implicado tendo recuperado  igualmente  a motorizada da vítima ”, disse.

Ernesto Calinguila, disse ainda que este é o primeiro caso que resulta em vítima mortal mas os casos  que envolvem roubos de motorizadas têm sido constante na província, com maior realce ao município sede.

“ Não, ainda a semana passada fizemos a entrega de vários meios resulatantes deste modo operandi, que os meliantes usam para surupriar as motorizadas, felizmente nos casos anteriores não houve vítimas mortais. A motorizada e o jovem em causa serão presentes ao ministério público para tratamento judicial”, esclareceu.

O críme não comepnsa, Geraldo Paquete, de 33 anos de idade, em declarações a imprensa local, mostra-se arrependido pelo crime que cometeu  e diz que é primeira vez a envolver-se nesta prática de roubo de motorizadas.

Geral Paquete, Suposto delinquente

“Estou aqui preso, matei motoqueiro com a faca, estava para lhe roubar a motorizada, isto aconteceu as 19 horas de segunda-feira, nas imediações do estadio Joaquim Morais, é a primeira que faço isto, quem me trouxe é um amigo meu que já tem feito isso, roubar motorizadas para vender na Matala e no Cunene”, confessou.

Na sequência da onda de criminalidade na província do Namibe, o Serviço de Investigação Criminal detiveram e apresentaram aos órgãos de comunicação social 6 cidadãos implicados na prática de diversos crimes, desde agressão fisica e burla por defraldação.

Na comunca da Lucira município de Moçâmedes província do Namibe, quatro cidadãs foram detidas pelos serviços de investigação criminal, por supostamente  ter agredido  fisicamente uma outra até a morte,que em vida atendia pelo nome de Joana Nenga Miúdo,de 46 anos de oidade, quando estas se aperceberam que a vítima, que era negociante  teria recebido uma quantia monetária cujo valor não foi revelado.

De acordo com o porta-voz do SIC, José lolina  o infausto acontecimento  ocorreu no passado dia 28 de Março último. https://fb.watch/jSwcqVyYQM/

Supostas agressoras

“O Serviço de Investigação  Criminal, através do seu Departamento municipal  de Moçâmedes, procedeu a detenção de quatro cidadãs  nacionais residentes na comuna da Lucira. Essas cidadãs foram detidas, acusadas de agredirem fisicamente  uma cidadã no passado dia 28 do   mês de Março do ano em curso. Dizer que isso sucedeu na comuna da Lucira onde  uma cidadã deslocou-se  para aquela localidade afim de  adquirir peixe pelo facto de ser negociante e então  hospedou-se na residência de uma das acusadas.Só que passados alguns dias a vitima recepcionou umna transferência de algum valor que não mencionou,  após   acusadas terem se apercebido dessa transferência, presumivelmente agrediram-na  e ainda assim de forma simulada chamaram uma moto de três rodas  e levaram-na até a unidade hospitalar mais proxima naquela localidade para simular o acto”, explicou.

José lolina esclareceu ainda que das constatações feitas pela equipa médica no local detetaram que a mesma(vítima) apresentava sinais de agressão na parte do rosto onde apresentou escoriações  que premivelmente demonstrava que a foi brutalmente  agredida. A maglorada foi levada pela filha a província de Benguela onde três  dias depois, Joana Nenga Miúdo, acabou por falecer.

Supostos Burladores

O SIC deteve igualmente dois cidadãos com idades compreendidas entre  26 e 27 anos provenientes da província da Huíla, acusados do crime de burla. Os mesmo  tentaram furtar duas motorizadas no valor   de um milhão  125 mil Kwanzas Segundo o pota-voz do SIC, os referidos cidadãos o dirigiram-se  a uma loja de venda de morotizadas e,  em contacto com um outro  terceiro cidadão oque ficou  na província da Huíla, simularam a compra  dessas motorizdas através de um factura falsa. Graças  a prontidão do proprietário   mesma da loja que  desconfiou da mesma factura  enviada através de multicaixa express denunciou ao SIC que flagrante delito conseguiu deter os referidos cidadãos que serão entregues ao ministério público para os trâmites seguintes.

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This