DEMOLIÇÕES COM FAMÍLIAS AO RELENTO É DESUMANO E PECADO

07.04.2023

O desalojamento compulsivo de 311 familias no Zango 3, em Luanda, nos ultimos dias deve ser questionado e os seus responsaveis responsabilizados.

Por: Armando Chicoca

A problematica das demolições em Angola, tem ocorrido com excessos e falta de sentido humano. Não interessa quais forem os argumentos, as administrações atentas não permitem que haja supostas construções anarquicas e supostas ocupações ilegais que pode servir de subterfugio do terrorismo nas demolicoes, sobretudo na epoca de chuvas e frio.

Demolições no Zango 3

Os governantes e politicos angolanos não podem e nem devem olhar para as demolições do Zango 3 como algo normal. As igrejas apesar dos excessos, olho pelo dinheiro e “putaria”, ainda assim continua reserva moral da sociedade porque nem todos estão envolvidos na maldade, dai que não podem e nem devem calar-se diante destes actos pecaminosos, abusivos e desumanos.

Os governantes não podem e nem devem fugir o rabo a seringa, antes pelo contrario devem assumir os danos causados as populações desalojadas e por via da critica criarem condições para acomodação  das vitimas.

É preciso que haja vigilância porque sabemos que das 311 residências colocadas a disposição das vítimas das demolições apenas 13 estão na disponibilidade e a pergunta que não se cala é: se somos todos vitimas porque na distribuição uns ficam na fila da frente e outros na fila da incerteza?

Chama o IGAI defendeu o advogado  Sebastião Assurreira, um dos defenssores destas familias. ” Zango3,foram 311 famílias desalojadas .Da informação que obtivemos no dia dos factos as empresas supostamente estavam envolvidas em partir as casas das comunidades eram Omatapalo ,a Gamek e administração municipal de Viana.

Famílias ao relento no zango

“É para dizer que este acto não aconteceu uma vez , a primeira vez aconteceu no ano de 2014 , onde morreu um adolescente de 14 anos, que respondia  pelo nome de  Rufino. Que foi alvejado na cabeça por um militar da PCU ,o caso até hoje não foi a julgamento e nem o culpado foi detido.
Actualmente essas família vivem  ao relento e o sonho da casa própria desmoronou.Estamos triste a forma como a administração de Viana ,pretende resolver esse problema ,visto que existe uma comissão e advogados para acompanhar a resolução deste problema.

Acontece que a administradora-Adjunta para área técnica Loyd Antônio, tem ligado não só ao coordenador sr Júlio Caetano ,como também de forma individual para que levem documentos sem conhecimento da comissão ,o que indica querem viciar o processo de entregas de residências a favor de terceiro,” denuciou.

Revelou ainda que no dia 5 de abril reunimos nos com o administrador do distrito do Zango e seus pares ,apenas querem contemplar 13 famílias dos 311 , nós fomos claros quanto a este assunto trabalharemos com a IGAI ,demos a evitar introdução de pessoas alheia ao processo”. Que haja honestidade e acima de tudo respeito pelas vidas humanas. AC

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This