Huíla: Igreja Católica vai abrir uma escola  regional agro-ecológica no municipio dos Gambos

19.04.2023

Segundo  o Padre Pio  Wakussanga da aqrquidiocese do Lubango e Membro do Conselho que vai abranger crianças e jovens do municipio dos Gambos Huíla e das províncias da Huíla do Cuando Cubango, Cunene e Namibe.

Por: Fonseca Tchingui

 O sacerdote catolíco que falava muito recentemente, ao NFV, numa entrevista concedida pelo jornalista Armando Chicoca, disse que a Missão  de Santo António dos Gambos vai nascer um grande projecto que é a escola regional de prática  agro-ecológicas.

“Essa escola vai abranger crianças e jovens do município dos Gambos-Huíla e também terá a dimensão rgional, abrangendo jovens da província eclesiástica da Huíla que envolve o  Cunene, Cuando Cubango o Namibe e a própria Huíla. O próximo desafio do país   não é produzir professores, não é produzir enfermeiros, mas sim,   assegurar a segurança alimentar. Então nós temos de apostar no sector primário que vai gerar  a indústria aque vai transformar alimentação e garantir  de facto, o  auto sustento das famílias”, disse.

Padre Pio  Wakussanga, no município dos Gambos-Huíla

De acordo com o prelado católico, o projecto conta com o apoio  das instituições nacioonais e internacionais que fornecem meios diversos para  sua implementação.

“As igrejas  têm imensas fontes, fontes internacionais e fontes nacionais.São essas fontes que nos dão meios para nós podermos ajudar a  incentivar as nossas actividades. A fundação brilhante SUCURSAL da ENDIAMA”,explicou.

O Sacerdote que falava ao Namibe Fala Verdade, disse ainda que actualmente a instituição que dirige necessita de alguns meios e pede apoio  para o projecto.

“Aproveito esta abertura para apelar aqueles que nos podem apoiar, estamos a precisar de uma charrua e uma grade para o tractor trabalhar”solicitou.

Falando sobre  o fim do paraiso do gado, na qualidade Presidente do Conselho  de  Direcção da Associação Construindo Comunidades : “é um relatório extensicvo que visou  fazer  o levantamento da situação de ocupação de terras  no município dos Gambos(Huíla).Chegou-se a conclusão  de que muita terra   dos pastores, aquelas terras de transumância, mais de sessenta porcento de terra de transumancia, infelizmente está em mãos de criadores comerciais, vulgo fazendeiros.Isto é grave porque realmente com essas alterações climática, com a crise alimentar, alimentação   quer  animal quer humana,  as pessoas vão  com mais  frequência para áreas de transumância e o pasto no futuro não vai  chegar porque  uma  parte dessas terras está ocupada. As ocupações aumentaram, nós desde o final dos anos noventa  fomos chamando atenção ao governo para  que o país enfrentasse uma profunda  reforma agrária e isso não ocorreu e agora o resultado  é muito complicado, porque  a distribuição justa das terras   é parte depois  conflito da construção da paz.

As ocupações  que gente muito rica foi fazendo contra as comunidades usurpando  as terras das pessoas no futuro vai criar grande pressão  sobre o próprio país e vai  conduzir àquilo que  já ocorre noutros  países.Era preciso que o governo tivesse realmente sensatez e serenidade para enfrentar esse problema com muita seriedade,porque  senão poderá ser tal como na África do Sul,um barril de pólvora e que os pastores não se vão deixar ficar de braços cruzados sem que esse problema se resolva” advertiu. O município dos Gambos-Huíla é zona onde há muita ocupação de terras desde os anos noventa, segundo revelou o Padre Pio Wakussanga.

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This