Namibe: Ministra de Estado para Área Social enaltece esforços do governo angolano na busca de soluções pacíficas para conflitos em África

06.04.2023

A cidade de Moçâmedes província do Namibe albergou o acto central a nivel nacional do 4 de Abril dia da Paz e da reconciliação nacional, presidido pela Ministra de Estado para Área Social Dalva Ringote, em representação do chefe do executivo angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço.

Por: Fonseca Tchingui

“ Vinte e um anos de paz construindo uma Angola melhor”, este é o lema sob o qual decorreram este ano as celebrações dos vinte e um anos da paz que juntou na avenida marginal na cidade de capital do Namibe  mais de cinco mil cidadãos entre trabalhadores organizados em desfile, por ramos de actividade, públicos e privados e grupos culturais que deram mais colorido as festividades da paz”. https://fb.watch/jKiy_8fO1X/

Dalva Ringote, ministra de Estado para área social

Dalva Ringote, destacou no seu discurso, os esforços desenvolvidos pelo  governo angolano na busca  de soluções pacíficas para os países do continente africano envolvidos em conflitos.

“Angola é um país de paz,que nos orgulhamos todos como angolanos constituindo um farol de esperança para países envolvidos em conflitos que continua a grassar o nosso continente, sendo assim,hoje um país de mediação e resolução pacífica de conflitos, porque somos amantes da paz e da estabilidade dos povos através do diálogo. Não foi por acaso oque na décima sexta cimeira Extraordinária sobre o terrorismo e mudanças inconstitucionais em África que o Presidente da República foi designado campeão da União Africana para Paz e Reconciliação”, afirmou. https://fb.watch/jKiCq8kaZs/

Noutro passo da sua intervenção, a ministra fez menção aos programas do executivo que visam a melhoria das condições de vida da população e a promoção de empregabilidade. “ O programa de construção de barragens para a retenção de água para o combate da seca e abeberamento  do gado, o programa de fortalecimento da protecção social o vulgo Kwenda, o programa da promoção da empregabilidade , o programa de expansão de abastecimento de água  nas áreas urbanas, sedes de municípios e áreas rurais,  melhoria da saúde materno infantil e  nutrição ”,frisou.

Por outro lado, encorajou as igrejas a prosseguirem o seu papel de promoção a paz e a tolerância nas comunidades.

“Neste sentido as igrejas devem continuar com o seu importante papel nas suas comunidadespromovendo a tolerância, o respeito, a cultura de defesa da paz, harmonia o espírito reconciliação e da diversidade”, incentivou.

O selo do seu discurso foi o desafio aos angolanos para no sentido de fazerem da paz um princípio fundamental da vida colectiva.

“Passados vinte e um anos, somos hoje desafiados a fazer da paz um principio fundamental da nossa vida colectiva, elemento integrador da nossa acção diária, na vida pública, na vida familiar, na vida cristã ou religiosa tendo  as nossas igrejas o papel da protecção  da paz social através da sua vocação  em  pregar o evangelho e a humanização e recuperação da saúde espiritual”, terminou.

Archer Mangueira, Governador provincial do Namibe

Governador provincial do Namibe, Archer Mangueira ao fazer as honras da casa começou por   descrever  a trajectória política que  conduziu  Angola ao alcance da paz   e o impacto dos seus  frutos  na vida das famílias angolanas  e,  o sacrifício consentido pelos seus  percursores.

Mais adiante, deplorou com veemência os que tudo fazem para desestabilizar o país pondo em causa  a paz,a democracia e a segurança dos angolanos.

“O que temos assistidos por parte de grupos que se  auto intitulam de movimentos cívicos, o que temos assistido é a renúncia da democracia, das suas instituições e dos seus valores. Esses grupos, que não  são de geração espontânea  que ocultam os seus vínculos políticos querem desestabilizar a sociedade e a economia pondo em causa  a história dos angolanos expressa  através do voto em Agosto de 2022”,deplorou.

Archer Mangueira, recordou com justeza o quão foi valioso o contributo de José Eduardo dos Santos na conquista da Paz para os angolanos, o que lhe deu o título de Arquitecto Paz.

“ É justo evocar nesta data tão importante para o nosso futuro colectivo a memória de José Eduardo dos Santos, legitimamente e reconhecido como arquitecto da paz. É justo salientar o seu papel na obtenção da paz e  da reconciliação  nacional e  na instauração da democracia. Somos todos herdeiros desse diário  da igualdade entre os angolanos e da democracia como a melhor foram de assegurarmos a integridade território  e do desenvolvimento do nosso povo”, recordou. Ainda no quadro dos festejos do 4 de Abril o sector da saúde recebeu quarenta ambulâncias a ser distribuídos aos hospitais de referência carentes desses meios, enquanto professores e enfermeiros do bairro 4 de Março beneficiaram de um complexo residencial de vinte casas de tipologia T-3. As comemorações dos vinte e um de Paz foram também rotuladas com uma visita ao antigo campo de reeducação do Bentiaba ex. São Nicolau, onde foram homenageados os precursores da luta de libertação nacional que por lá passaram nas masmorras do colonialismo português.

Para o secretário provincial da UNITA no Namibe, Américo Samoma, igualmente deputado à Assembleia Nacional, a paz tem que ter o significado do perdão e do amor.

Américo Samoma, secretário provincial da UNITA no Namibe

“É verdade uma coisa é o que estamos ouvir outra coisa é o real problema que toca no angolano. Enquanto em vida temos esta missão de deixar marca que estão com olhos fixos em nós. Continuamos a ter uma paz de calar das armas, a real paz que tocaria na saúde, educação e nas estradas esta ainda falta um bocadinho”, disse.

Quanto a entrega das ambulâncias, o político do galo negro, disse que esta acção é responsabilidade do executivo em disponibilizar meios rolantes para atender o grito das comunidades nas periféricas e não só. https://fb.watch/jKiwoMBMNK/

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 20-09-2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira 20 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe advoga nova dinâmica no domínio da diversificação da economia na província; 2 - Advogados do Namibe preocupados com reclusos ainda encarcerados com penas...

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This