NAMIBE: DEPUTADO DA UNITA QUESTIONA PROJECTOS INACABADOS E INATIVIDADE DAS FÁBRICAS  DE MASSA TOMATE E DE ALCATRÃO.

03.05.2023
 Manuel Sampaio Mucanda, Deputado do grupo parlamentar da UNITA pelo circulo provincial apresentou resultados da deputação de proximidade

Por: Fonseca Tchingui

Há vários projectos de âmbito nacional que constam em mais de dois a três  orçamentos e que não foram executados.No que diz respeito as unidades fabris de alcatrão no bairro Cambongue e de massa tomate junto do bairro quatro de Março, apesar de terem consumido avultadas somas de dinheiro do estado  com  o trechos também, as duas fábricas  continuam por longos anos sem funcionar.

Sampaio Mucanda, Deputado do grupo parlamentar da UNITA pelo circulo provincial do Namibe

Em conferência de imprensa realizada na sede do partido do galo negro nos últimos dias, na cidade capital do Namibe, os deputados da bancada parlamentar da UNITA procuraram dar a conhecer aos militantes  do seu partido e não só, sobre o seu programa de acção de deputação de proximidade para presente legislatura bem como o relatório síntese das constatações em alguns projectos sócio económicos.

“Constatamos que existem projectos nesta província que constam dos orçamentos de dois a tres anos mas continuam não executados como é o caso das estradas. Também há projectos  construídos, concluídos e inaugurados mas não funcionam, refiro-me a fábrica de processamento e produção de massa tomate e da central de emulsão betuminosa (alcatrão) localizada  no bairro Kambongue nesta cidade capital”, instou.
Archer Mangueira, governador do Namibe, em entrevista  à rádio pública local, Domingo, 30 de Abril de 2023, respondeu as inquietações dos Deoutados da UNITA residentes no Namibe alegando haver indícios  deliberados de desinformação.
Esclarecendo os factos levantados pelo Deputado Sampaio Mucanda disse: “A situação  da fábrica da central emulsão betuminosa vulgo alcatrão, creio que terá sido em  finais de 2019 e principio de 2020, quando cá cheguei, efectuei uma visita a esta fábrica e há registo, manifestei publicamente em relação a mesma. Fomos nós que desenvolvemos contactos com o ministério das obras públicas, para se acelerar  uma solução para o início da actividade da fábrica. É um investimento não inacabado é acabado ponto-1 ponto-2 o Estado entendeu e na minha opinião tem, no novo figurino da situação de gestão macroeconómica do país, não pode mais o executivo continuar a gerir  fábricas, portanto tem que ser uma responsabilidade do sector privado, esclareceu.

Archer Mangueira, realçou por outro lado que em acto seguido da sua visita aquela empresa em Fevereiro de 2020, foi publicado o decreto presidencial nº 34/20 que autoriza o INEA a fazer concurso público da gestão da mesma.

“Sendo um concurso com espaço até de intervenção internacional face a COVID-19, o concurso público ficou, eu diria mesmo,  condicionado e mutilado em função das restrições impostas pela Pandemia que assolou o mundo neste período. O ministério de tutela continua na prossecução dos objectivos definidos neste concurso, não se trata só da fábrica do Namibe, são três fábricas iguais, uma do Namibe, Benguela  e outra na província de Luanda, certamente estejam tão logo concluídos os procedimentos, a empresa que será Adjudicada tomará conta do tema  ”, disse.
O governante advertiu a necessidade de se combater a desinformação tendo  reafirmado não estar contra a critica.

Archer Mangueira, governador do Namibe

“ Os cientistas do conhecimento ou  filósofos chamam isto, de desmitificação da mente, desvirtuar a verdade, o mesmo pode se dizer em relação a fábrica de massa tomate. Quem fez circular esta informação sabe que foi aberto um concurso público para sua gestão. A SNAP a empresa que ganhou o concurso, foi adjudicado pelo IGAP em Novembro de 2022, a empresa não põe a fábrica a funcionar de dia para noite eu acredito que a empresa que ganhou o concurso deve estar a fazer investimentos para reatar a fábrica. Nós temos que continuar com essa acção de desmitificação da mente, combater a desinformação, porque a desinformação para além de levar a informação falsa as pessoas  também desforma a mente das pessoas, não sou contra as criticas mas temos que informar com verdade”, concluiu o governante.

A fábrica de processamento de Tomate, foi construída em 2016, na localidade do Giraul de Baixo município capital da província do Namibe, com uma capacidade de 45 toneladas mês e orçado 600 milhões de kwanzas, totalmente equipada, a mesma conta com um interposto frigorifico para armazenar mais de cinquenta toneladas de massa tomate.Nos últimos dias a província do Namibe, tem se destacado na produção de tomate, sendo que o mercado de consumo desta produção são: “províncias de Luanda, Benguela, Cunene, Huambo, Uíge e Malanje.
Quanto a central de produção betuminosa vulgo alcatrão, a mesma foi construída pela empesa Espanhola no âmbito de um financiamento que englobou três unidades localizadas  nas províncias do Namibe, Benguela e Luanda, esta do Namibe está localizada no bairro Cambongue, numa área de 4 hectares, tem a capacidade  de produzir 12 toneladas por hora, a sua implementação visa atender as provincias da região sul do País,  na execução de asfalto. Os trabalhos de instalação tiveram inícios em 2013 com o termino em 2015 e até  hoje a mesma está inoperante. FT

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This