NAMIBE: PESSOAS COM ALBINISMO CLAMAM POR ASSISTÊNCIA MÉDICA E MEDICAMENTOSA GRATUITA

22.05.2023

Por ocasião do 13 de Junho dia internacional da consciencialização do albinismo, a ser comemorado sob lema: “ Inclusão é força”.

Por: Fonseca Tchingui

A Associação Fraternidade Albinista, promoveu muito recentemente no hotel Chik-Chik,uma conferência de imprensa para uma reflexão profunda sobre os inúmeros problemas que sofrem duzentas e doze (212) pessoas com albinismo, controladas, no Namibe.

O Presidente Executivo da organização Rafael Daniel,considerou de preocupante o estado de saúde dos seus associados e a carência gritante de medicamentos para o tratamento da pele.

Rafael Daniel, Presidente Executivo da organização no Namibe

“Há na verdade um elevado nível de estado de saúde preocupante, por isso é que começamos a encetar contactos no sentido de termos parcerias e pedir ajuda a algumas instituições para conseguirmos este material que é tão necessário para as pessoas com albinismo. Nós temos feito esta analogia, a pessoa com HIV/SIDA tem electrovirais e a pessoa com albinismo tem os cremes para a protecção solar. As vezes reclamamos junto das autoridades,se a pessoa com a HIV/SIDA  os medicamentos são grátis porquê  que as pessoas com albinismo os cremes de protecção solar são tão caros em Angola? Mas há países a Namíbia, África do Sul e outros aqui da região de África austral que esses medicamentos são grátis, uma pessoa com albinismo chega a um determinado hospital e encontra messes medicamentos. E penso que em Angola também temos essa capacidade não só financeira mas política para que isso seja uma realidade”, explicou.

Rafael Daniel lamentou o facto de algumas instituições públicas e privadas na província ainda rejeitarem emprego de pessoas com albinismo e citou algum exemplo chocante.

“Por exemplo tivemos um caso de uma jovem na nossa Associação, e vários casos, somos uma biblioteca de casos. Tivemos caso de uma jovem foi concorrer no sector público no município do Virei. Mas, vejam que o próprio corpo de jurado, antes do próprio exame, um membro corpo diz, você aqui não vai conseguir trabalhar porque a tua pele não te permite trabalhar aqui. E qual foi o resultado depois do concurso é apto não admitido. Quer dizer, essas questões quando já se faz um pré-julgamento as pessoas com albinismo só podem ser ultrapassadas com o processo de educação e consciencialização e acompanhada com a nossa legislação”, lamentou.

Rafael Daniel disse que a ua organização vai ser resiliente para o chamou de desconstrução de mitos, tabus e preconceitos que geram a discriminação e exclusão social da comunidade albinista.

“Nós temos que ser resilientes, a desconstrução de mitos, dos tabus que trazem o preconceito, trazem a discriminação, trazem os mais grave a exclusão das pessoas com albinismo.Nós assistimos na escola, assistimos nos nossos locais de trabalho embora somos poucos que temos emprego, porquê que as pessoas com albinismo, muitos somos capazes mas até ao preciso momento ninguém tem cargo de chefia”, frisou.

Noutro passo da sua locução, parabenizou o governo da província do Namibe, na pessoa do titular da pasta Archer Mangueira e sua esposa pelo apoio que tem prestado as pessoas com albinismo.

“Ao nível do governo queiro parabenizar o actual governador da província do Namibe e a sua esposa, porque na verdade têm jogado um grande papel para que o próprio governo seja cada vez mais sensível para com a nossa franja.Inclusive por iniciativa pessoal nos incluiu já no Conselho Provincial de Auscultação das Comunidades onde tomamos posso como membro do Conselho Provincial da Acção Social, isso, já é muito bom. Mas pensamos que ainda não é tudo, há coisas que devem ser mais efectivas como por exemplo, termos uma política do estado mais inclusiva e queremos que isso se reflita aqui o Namibe”, reconheceu.

Defendeu por outro lado, o acesso desta franja aos concursos públicos e ascensão aos cargos de direcção.

“ Os concursos públicos no sector da educação, no sector da saúde e nos outros órgãos da função pública devem incluir pessoas com albinismo naquele pacote dos quatro por cento que a lei diz, podemos estar incluídos ali e vamos na verdade diminuir esta quantidade de pessoas com albinismo sem emprego”, defendeu.

Rafael Daniel abordou com preocupação a situação das crianças albinas que se encontram no município do Virei sem protecção da pele numa altura em que já foram registadas casos de morte por cancro da pele.

“Já estamos a registar casos de morte com cancro da pele. Aquelas crianças que vivem no Virei, nós já estamos a falar dentro do ponto de vista dos direitos humanos, não podem continuar naquele estado que estão, devem ser retiradas de onde estão para terem um acompanhamento médico porque é mesmo uma grande preocupação. Portanto penso que já é tempo de termos uma assistência sanitária, uma assistência médica direcionada e especializada e imediata para as pessoas com albinismo ao nível da província do Namibe, por enquanto estamos a Deus dará, não temos especialista que nos faz acompanhamento a nível da província”, apelou.

A Associação Fraternidade Albinista,no Namibe fundada a 20 de Agosto de 2020, gizou um programa de actividades de vária ídole, para saudar o dia internacional da conscientização do albinismo, a ser comemorado dia 13 de Junho próximo das quais se destacam palestras sobre Albinismo Mitos e realidades, campanha massiva de distribuição de cremes de protecção solares, esclarecer a sociedade  as políticas do estado angolano em relação as pessoas com albinismo bem como  sensibilizar os associados para a promoção da educação  e consciencialização ambiental.

A jornada comemorativa compreende ainda encontros com o núcleo dos deputados residentes no Namibe, governo provincial e os sectores da educação e saúde com vista dar a conhecer a real situação das pessoas com albinismo na perspectiva de desconstruir os mitos e preconceitos em relação a comunidade albinista.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This