SABER OUVIR E DAR RESPOSTA AOS PROBLEMAS DAS COMUNIDADES É GRATIFICANTE

07.05.2023
Não é só do pão vive o homem, sabemos criticar coisas más,mas também sabemos reconhecer coisas bem feitas a favor das comunidade.

Por: Armando Chicoca

Tenho vindo acompahar as jornadas de constatação e auscultação às comunidades por parte dos governadores das provinciais de Luanda (Manuel Homem) e do Namibe(Archer Mangueira) e o de Benguela Luis Nunes, parece estar a perder a rede. As jornadas de auscultação as comunidades, permitem uma interação entre o cidadão e o governante na base de um diálogo onde as duas partes entregam-se a causa de cidadania.
Conheço mal os Municipios de Luanda, vivo no Namibe e é desta provincia cingirei-me-ei falar, mas também através dos colegas activistas em Luanda, dos facebokistas “kambas” tenho acompanhando tudo o que se passa em Luanda, sobretudo as jornadas de campo do kota Manuel Homem, que já foi nosso Ministro da comunicação social.
Ouvir os cidadãos é bom, permite o governante perceber os problemas reais das comunidades. Todavia, dar respostas já e agora algumas das inquietações das comunidades é ainda melhor, falar e fazer aproxima a confiança entre “governante e cidadão”.
Acho que numa reflexão mais cuidada, a forma como o governador do Namibe Archer Mangueira, tem vindo atacar os problemas comunitários, ouvir e fazer devia servir de modelo de governação para outras provincias de Angola. Os angolanos não precisam governantes arrogantes, os angolanos precisam sim de governantes dialogantes que depois das contribuições levantadas no diálogo com as comunidades, sobretudo aquelas que não precisam de investimentos grandiosos em curto espaço de tempo tenham resposta.
Aqui tenho que parabenizar e dizer que é bom que cada governador faça história, cada governador deixe rasgos para que amanhã o povo tenha recordações e saudades. Enquanto cidadão namibense atento e não bajulador, também não partidário, progressista acima de tudo, sinto-me satisfeito quando percebi que resultante das jornadas de auscultação as comunidades do Municipio capital do Namibe o governador Archer Mangueira, mandou elaborar o projecto de resposta,isto é que é governação.
Ouvir as comunidades e depois mandar elaborar projecto para dar resposta só governadores comprometidos com a causa do povo podem fazer isso.
Felizmente eu sou um daqueles cidadãos qu não bajulo, eu não sou “maria vai com elas”, sou daqueles que pouco ou nada tenho a ver com as bandeiras partidarias, sou daqueles que acho que os partidos só terão lugar no cantinho do meu coração e mente quando deixarem de ser “partidos” e passarem a ser “inteiros”, portanto reafirmo que Archer Mangueira, é um dos melhores governadores da nossa época, se quisermos ser honestos, comparando com outras provincias. Precisamos de fazer uma reflexão exaustiva anualmente para avaliarmos se estamos a caminhar ou parados. Também precisamos conhecer o que foi há 5 anos o interior dos nossos Municípios.
Devemos igualmente comparar os Municipios mais pobres das províncias da nossa região como nosso Virei de hoje e o Camucuio.Na Huila por exemplo temos na fila de Municipios pobres Chicomba, o Chipindo, Caconda, Humpata, Gambos… e no Cunene começando pela própria Ondjiva onde inclusive ao cair do dia registamos fumaça de queima de lixo para não falarmos do Curoca, enfim onde as instituições do estado também foram arrastadas no clima da arrogância e prepotência institucional, uma provincia em Franca regressão se compararmos os passos que Cunene ja tinha dado na era do professor Doutor António Didalelwa. Só nos resta dizer que Que Deus continue orientar este grande político angolano que tem o compromisso de cidadania no lugar das bandeiras partidárias.
Os problemas sociais não são iguais, eles dependem das circunstâncias locais. É preciso um estudo sociológico, passar alguns dias nas comunidades para se aferir a realidade concreta e daí traçar e acertar passos na gestão deste ou daquele problema conforme disse Abel Chivukuvuku. “Só te resolve os teus problemas aquele que os conhece”. Os governantes não devem ter medo ou receio do povo.Dizia Karl Marx:” as massas é o ponto de partida e de chegada”.Juntos queremos, juntos podemos, juntos conseguiremos. ( lema de Archer Mangueira-2023). Armando Chicoca, VI.V.MMXXIII

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This