NAMIBE: FACULDADE DE CIÊNCIAS DE HUMANIDADE ACUSADA DE PRETENDER EXPULSAR ESTUDANTES QUE NÃO PAGARAM PROPINAS DO MÊS DE JUNHO

20.06.2023

A faculdade não pode colocar todos estudantes na mesma panela, expulsar estudantes das salas segunda-feira,19, data de provas pode causar outro conflito.

Por: Fonseca Tchingui.

A denúncia é dos estudantes universitários do curso pois laboral, pais e encarregados de Educação, alegando que o prazo fixado até sexta-feira,16 de Junho para os estudantes pagarem propinas sob pena de serem expulsos segunda-feira,19 de Junho é humanamente impossivel porque muitos dos encarregados ou responsaveis pelo pagamento das propinas destes jovens estudantes desta faculdade são professores e técnicos de saúde que até a data dos factos,16 de Junho, ainda não receberam salarios, disse André Wassuluvala, professor da escola da saúde e responsável pelas propinas de seu irmão cujo nome não revelou.

Em entrevista concedida, ao NFV, nesta sexta-feira, 16, conduzida pelo jornalista Armando Chicoca, André Wassuluvala, docente, diz não compreender a posição desta faculdade numa altura em que muitos estudantes e encarregados de educação estão sem salários do mês de Maio.

“A escola está fazer cobranças duplas das propinas aos estudantes do regime pós laboral, esta semana. Alguns estão pagando o mês de Maio, este atraso deve-se também por falta dos salários do mesmo mês, muitos encarregados de educação sobre tudo os professores e funcionários da saúde com salário atrasado ha um mês.

Os salários de alguns professores só começaram a cair nesta quarta-feira, 14, em alguns bancos, mas ja encontraram dividas com a sexta basica que subiu devido o custo de vida resultante do novo preço de combustivel.

E nesta luta de pagar o mês de Maio, também lá aparece a direcção da Faculdade de Ciências da Humanidade, dizendo que os estudantes devem pagar as propinas dos meses de Maio e Junho até esta sexta-feira, 16, quem não pagar na segunda-feira, dia 19, poderá não fazer o exames finais”, denunciou.

O também membro da sociedade civil, disse que atitude da faculdade é contraproducente, porque segundo ele não se pode pagar ao estado o serviço que não foi prestado. Não se percebe porque de tanta pressa pelo dinheiro. A IGAI, a PGR e o SIC deveriam investigar bem isto, disse.

André Wassuluvala, docente

“É nesta altura que a “IGAE e ANIESA”, deviam intervir para defender os direitos dos estudantes. Esta atitude não é boa, tem que se encontrar um meio-termo, o mês de Junho ainda não foi consumido, ainda não se prestou serviço e momento algum deve cobrar na ordem de 100% uma propina. A instituição alega que não terá como localizar os estudantes porque vão de férias, há uma outra forma que a instituição deve adoptar, penalize e neutralize as faltas e condicione as pautas de todos que eventualmente não venham pago no final dos exames ou do mês de Junho”, disse.

Para o académico, é urgente a intervenção do Governador do Namibe, Archer Mangueira, neste caso que preocupa estudantes, pais encarregados de educação.

“Acredito que sim, quando uma instituição deste nível não consegue dirimir este tipo de conflito, o mais alto mandatário da província deve intervir para ultrapassar o problema.

Questionado sobre o papel da Associação dos Estudantes da referida instituição, disse que a mesma anda moribunda.

“ Associação como tal é um órgão independente do ponto de vista real, é o elo de ligação entre a direcção da instituição e os estudantes, mas ultimamente temos vistos que as associações estão mais do lado da direcção, do que propriamente dos estudantes. Seria numa altura como esta em que os estudantes deveriam encaminhar essa preocupação a Associação, esta por sua vez procurar negociar com direcção da instituição. Nesta altura a Associação dos estudantes da Universidade do Namibe, acredito que esteja moribunda”, concluiu.

O NFV, tudo fez para ouvir a direcção da faculdade bem como da Associação dos Estudantes mas sem sucesso. FT https://fb.watch/lhwKWkAv-Z/?mibextid=qC1gEa

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This