NFV FORA D` HORAS 19-06-2023

20.06.2023

NOTICIÁRIO DO NFV, EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2023, EÍS OS TÍTULOS.

1-Líder do movimento Mwene adverte aos partidos políticos para não incentivar jovens a violência nas ruas durante as manifestações.

2-Secretário provincial da UNITA no Namibe defende envolvimento de todos no combate exclusão social nas comunidades locais.

3-Faculdade de ciências de humanidade no Namibe pretende expulsar estudantes que não pagaram propinas do mês de Junho.

Somos à rádio NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, co-produção de Esmael Pena, edição e apresentação de Fonseca Tchingui, este jornal conta com os apoios do NED e da Open Society.

André Wassuluvala, Docente

A faculdade de ciências de Humanidade, antiga escola superior pedagógica do Namibe, está ser acusada de pretender expulsar estudantes do curso pós laboral, que não pagaram propinas do mês Junho, até sexta-feira, 16 do mês em curso, nesta segunda-feira, 19 de Junho de 2023. Na visão do académico André Wassuluvala, encarregado de educação de um dos estudantes, disse que a faculdade não pode colocar todos estudantes na mesma panela, porque muitos destes dependem dos salários dos pais, que ainda não foram pagos, no mês de Maio.

O NFV, tudo fez para ouvir a direcção daquela instituição de ensino superior bem como a Associação dos Estudantes, mas sem sucesso.

O Secretário provincial da UNITA no Namibe, Américo Wongo, defendeu neste Domingo, 18 de Junho, por ocasião dos 51 anos de existência da LIMA, organização feminina daquele partido, envolvimento de todos no combate a exclusão social, nas comunidades locais.

Noutro passo do seu discurso, o líder do maior partido na oposição no Namibe, disse que a  sua formação política vai continuar a primar pela paz e democracia.

E por seu turno, a presidente provincial da LIMA no Namibe, Ermelinda Vungula, disse que a organização que dirige vai continuar a lutar para alcançar os objectivos pela qual foi criada.

As manifestações no sul e leste de Angola, não foram quentes nem frias, a polícia desta vez protegeu os manifestantes.

No Namibe, os activistas desdobraram-se no município do Tombwa, onde esteve o deputado Sampaio Mucanda, dando calor aos jovens Francisco Tchimbwa, Edson Kamalanga, ao passo que na cidade capital do Namibe, esteve o deputado e secretário provincial da UNITA Américo Wongo, dando calor aos jovens João Bambas, jurista, Amândio Balança e Pedro de Sousa, que no final da marcha proferiu nos seguintes termos.

Artur César, líder do movimento denominado “União dos Esforços Muene”,advertiu aos líderes dos partidos políticos para não incentivarem a massa juvenil para arruaças, nas manifestações que decorrem em quase  todo País.

Na província do Moxico, NFV, falou com o repórter Daniel Tchiwape, que também participou da referida marcha fala do que aconteceu naquela província do leste do País.

Lito Deputado, activista na província do Cunene, disse que naquela província não registou nenhuma manifestação.

A polícia nacional no Namibe desmentiu informações que circulam nas redes sociais, segundo as quais um agente daquela corporação terá alvejado propositadamente o seu colega com arma de fogo.

O porta-voz do Comando provincial da Polícia Nacional no Namibe Ernesto Calianguila que fez o desmentido esclarece como o incidente aconteceu.

Namibe Fala Verdade, ponto final muito obrigado a todos a verdade doi mais liberta, estamos !

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This