NAMIBE: EXECUÇÃO DE PROJECTOS DE ÁGUA E ENERGIA ELETRICA PARA COMUNIDADES A BOM RITMO

06.07.2023

As comunidades dos bairros periféricos da cidade capital do Namibe terão água potável e energia eléctrica melhorada.

Por: Fonseca Tchingui

A constatação é da Vice-governadora para os serviços técnicos e infra-estruturas do governo provincial do Namibe, arquitecta Ema da Silva durante a jornada de campo, nesta quinta-feira,6 de Junho, aos bairros Kambongue, Saco-mar, cinco de Abril e Bela Vista na cidade capital.

“ O nível de execução é satisfatório, as comunidades vão de facto conhecer melhorias no abastecimento de água e luz nos próximos dias”, disse a governante no final da visita de campo.

Ema da Silva,Vice-governadora para os serviços técnicos e infra-estruturas.

No bairro Cambongue aproveitou a oportunidade de visitar a fábrica de produção de alcatrão, há muitos anos paralisada e de seguida foi ver de perto a montagem do PT que vai produzir e distribuir energia eléctrica sem constrangimentos aos habitantes daquela zona.

“Quanto aos Postos de Transformação colocados no bairro Cambongue e Bela vista estão na fase conclusiva para começar beneficiar as comunidades” esclareceu.

“Visitamos a fábrica a convite da empresa, que neste momento estão a ser feitos os ensaios que poderão ajudar na manutenção da rede viária”, frisou.

Ema da Silva, em declarações prestadas a imprensa falou do vandalismo que se assiste um pouco pelo país, nas obras sociais e alertou as comunidades beneficiadas que devem fazer a ponte com as autoridades afins no sentido de denunciar todos actos que atentem o bem patrimonial de todos.

Questionada pela Voz da América sobre a recente aprovação de mais de 159 milhões de Euros, em despacho Presidencial n.114/2023 de 22 de Junho, para a construção da barragem Curoca 2 no âmbito da mitigação dos efeitos da seca, Ema Samara da Silva disse que as comunidades rurais estão de parabéns e o governo do Namibe sente-se regozijado porque saímos a ganhar com isso na melhoria da vida da população carente de água, pasto e desta feita vai fazer agricultura um bem maior na segurança alimentar.

“Ainda temos outros projectos em carteira e sabemos que serão igualmente atendidos pelo executivo angolano nos próximos dias”, realçou.

Ema da Silva, com os repórteres do Namibe

A margem da visita do espaço loteado para construção dirigida de residências, nas mediações do Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo, Armando José Chicoca, Secretário Provincial do SJA no Namibe fez recordar á Vice-governadora para esfera técnica e infra-estrutura Ema Silva, o projecto residencial “ A VOZ DAS COMUNIDADES” em que estão cadastrados 41 jornalistas, na luta pela acomodação da classe.

Este dossiê será discutido nos próximos dias, em audiência que a vice-governadora Ema da Silva conceder o Secretário do SJA no Namibe.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This