NFV FORA D` HORAS 10-07-2023

10.07.2023

NOTICIÁRIO NFV EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 10 DE JULHO DE 2023, EÍS OS TÍTULOS.

1-Activista Tanaice Neutro, fala das vicissitudes porque passou na cadeia em Luanda.

2- Hospital Ngola Kimbanda necessita de 287 técnicos especialistas de saúde.

3-Elevado índice de criminalidade na cidade capital do Namibe, inquieta líder JURA na província.

4-Secretário provincial da UNITA no Kwanza Sul, destaca papel das mulheres na sua afirmação profissional.

5-Governo do Cunene, quer envolvimento da classe empresarial local na mitigação dos efeitos da seca na província.

Somos à rádio On-line NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, co-produção de Esmael Pena, edição de Fonseca Tchingui, apresentação de Dino Manuel, a partir da cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, este jornal conta com apoios do NED e da Open Society.

 

Gilson da Silva Moreira, mais conhecido por “Tanaice Neutro” activista cívico em Luanda

O activista cívico Gilson da Silva Moreira, mais conhecido por “Tanaice Neutro”, convocou na manhã desta segunda-feira, 10 de Julho de 2023, em Luanda a conferência de imprensa, junto das  irmãs Paulina na Vila Alice, esclarecer publicamente os alegados abusos que sofreu desde a sua detenção, julgamento, negação a assistência medica nos serviços prisionais, a data sua soltura.

Na região sul, em Angola e, nos Estados Unidos, segundo o jornalista Armando Chicoca, decorre a corrente de solidariedade a favor da saúde do activista Tanaice Neutro.

Oseias Caxinde, presidente do Fórum do desenvolvimento Universitário no Namibe, “FORDU” também activista, em entrevista concedida ao NFV, nos últimos dias manifestou-se solidário com o seu companheiro.

O hospital Ngola Kimbanda intervencionado e equipado com técnica de ponta e inaugurado em 2019, no primeiro mandato do Presidente João Lourenço, funciona aquém da  das suas reais capacidades para atender a população. O jornalista Fonseca Tchingui, tem a reportagem.

Passados 4 anos desde que esta unidade sanitária de referência, na capital da província do Namibe, reabriu as portas para o atendimento público, dificilmente consegue colocar o seu potencial a demanda por insuficiência de quadros, condicionados a factores da quota de admissão de novos quadros para o sector da saúde no Namibe.

Esta preocupação foi apresentada sexta-feira, 7 de Julho de 2023, pelo director Administrativo desta unidade hospitalar Micado Miguel, aos membros da comissão executiva do MPLA, partido que sustenta o governo angolano, no âmbito de visitas de ajuda e controlo, que visou radiografar o funcionamento desta maior unidade sanitária na província.

Os pacientes internados, enalteceram o empenho e a entrega dos técnicos de saúde desta unidade, que segundo eles, tem feito o seu melhor, no que diz a assistência médica e medicamentosa.

A delegação do MPLA, esteve chefiada pelo segundo secretário provincial, Victor Ntyamba, que percorreu as unidades sanitárias dos bairros, onde a situação não difere quanto as infra-estruturas, que reclamam requalificação para acomodar os pacientes e os profissionais.

Wilson Gonçalves, líder provincial da JURA no Namibe

Enquanto isso, o líder provincial da JURA, braço juvenil da UNITA no Namibe, Wilson Gonçalves, manifestou-se preocupado com a onda de criminalidade nos bairros periféricos da cidade capital do Namibe com maior destaque para os jovens. O líder da JURA, fez estas declarações no último fim-de-semana, no acto de abertura das jornadas patrióticas do seu co-fundador Samwimbila, que decorreu na sede provincial do partido do Galo negro.

E muito recentemente, o subcomissário José Fernando, Comandante da Polícia de Guarda Fronteira, em representação do delegado provincial do MININT-Namibe, disse que a situação segurança na província está subcontrolo das autoridades polícias.

Já na província do Kwanza Sul, o secretário provincial da UNITA Armando Kaquepa, igualmente deputado pelo círculo local, destacou Domingo, 9 de Julho, na localidade da Ngangula, o papel da mulher na sua afirmação profissional em vários sectores da vida pública do País. O político fez estas declarações por ocasião do encerramento das actividades ligadas a LIMA. A falta de água na localidade também foi acento tónico no seu discurso.

Por outro lado, o Armando Kaquepa, enalteceu o comportamento da Polícia nacional tendo salientado que a mesma não pertence a nenhum partido político em Angola.

Para terminar, A província do Cunene, celebra hoje, 10 de Julho, de 2023, 53 anos existência, desde que foi elevada a categoria de província em 1970. Gerdina Didalelwa, Governadora local, em acto provincial que decorreu na escola técnica de saúde de Ondijva, disse que a situação da seca e fome, que se assiste hoje naquela região sul do País, a par do envolvimento do executivo central para mitigação dos efeitos da seca, a classe empresarial e não deve juntar-se aos esforços do executivo no combate a esta problemática nas terras rei Mandume.

Província do Cunene, assinala hoje 53 anos de existência e o governo local quer o envolvimento da classe empresarial no combate a seca e fome na região.

Namibe Fala Verdade, ponto final, Eu sou Dino Manuel, a verdade dói mas liberta, estamos juntos.

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This